Segunda-feira , Agosto 20 2018
ÚLTIMAS
Home / BLOG / Aloísio Monteiro de Skoda Fabia R5 no Campeonato da Europa de Ralis
Aloísio Monteiro de Skoda Fabia R5  no Campeonato da Europa de Ralis

Aloísio Monteiro de Skoda Fabia R5 no Campeonato da Europa de Ralis

 

Aloísio Monteiro iniciou esta semana a preparação para a participação no FIA European Rally Championship (ERC). A primeira abordagem à nova época decorreu em Nelas, local onde o piloto portuense testou o Skoda Fabia R5 com que irá competir na temporada que se avizinha. Os dois primeiros dias de testes decorreram sob o olhar atento de Bruno Magalhães, atual vice-campeão europeu de ralis.

Depois de na época transata ter lutado até bem perto do final pela vitória no Troféu Ibérico Clio R3T, Aloísio Monteiro inicia agora a adaptação a uma viatura de quatro rodas motrizes de última geração. As primeiras impressões do Skoda Fabia após a sessão de testes são muito positivas e isso deixa Aloísio Monteiro muito confiante: “Os primeiros quilómetros ao volante do Skoda Fabia R5 foram extremamente positivos. Temos muito   para aprender e bastantes aspetos para melhorar, mas estou muito satisfeito com o comportamento do carro. Vamos pela primeira vez competir numa viatura de quatro rodas motrizes da nova geração, num campeonato que também é novidade para nós. É tudo novo, por isso há sempre margem para evoluir e a sensação com que ficamos é que, a cada quilómetro realizado, estamos a evoluir bastante”, explicou.

Com a primeira prova da temporada, o Azores Airlines Rallye, a aproximar-se a passos largos, o piloto e a sua equipa não têm mãos a medir na otimização das afinações mecânicas da nova viatura de competição. Para ajudar neste processo de adaptação à competição e ao carro, Aloísio Monteiro contou com o apoio do atual vice-campeão europeu, Bruno Magalhães, que esteve presente na sessão de testes. “Este é um trabalho árduo em que é

preferível perder algum tempo nos testes e deixar o carro corretamente afinado, do que chegar às provas sem as condições ideais. Em conjunto com os mecânicos e com a ajuda do Bruno Magalhães, que conhece melhor que ninguém a competição e o carro, estamos a trabalhar para que nada falhe na primeira prova, de forma a aumentarmos as possibilidades de êxito”, referiu Aloísio Monteiro. O piloto portuense destacou ainda que “apesar do resultado não ser fundamental, tanto eu como o André Couceiro vamos trabalhar para sair da primeira prova com um bom resultado.”

Já para André Couceiro, navegador que acompanhará Aloísio Monteiro ao longo da participação do Europeu de Ralis, os primeiros quilómetros ao lado do piloto portuense e à nova viatura foram muito positivos. “Estes primeiros quilómetros no Skoda Fabia R5 serviram sobretudo para me adaptar ao Aloísio. O entrosamento entre nós tem sido muito natural, principalmente porque o Aloísio é um piloto de grande qualidade e que vai ao detalhe em todos os aspetos da preparação. O comportamento do carro é incrível e deixou-nos ainda mais confiantes para os desafios que se avizinham”, destacou.

A dupla Aloísio Monteiro/André Couceiro iniciará a temporada na primeira prova do campeonato, o Azores Airlines Rallye, que terá lugar entre os dias 22 e 24 de março, estando também garantida a participação no Rally Islas Canarias entre os dias 3 e 5 de maio.

 

 

Scroll To Top