Quinta-feira , Junho 29 2017
ÚLTIMAS
Home / BLOG / 16ª Gala Spal/Clube Escape Livre
16ª Gala Spal/Clube Escape Livre

16ª Gala Spal/Clube Escape Livre

DMP_1612Pela quarta vez, Mário Patrão foi eleito o Piloto do Ano na Gala SPAL – A Nossa Seleção de Pilotos,  cuja 16ª edição decorreu no último sábado, na Guarda, organizada pelo Clube Escape Livre. Num evento onde estiveram presentes mais de 400 pessoas, entre elas Emídio Guerreiro, secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Pedro Matos Chaves recebeu o Prémio Prestígio e à Bridgestone Portugal foi entregue o Prémio Manuel Gião.

A 16ª edição da Gala abriu, este ano, portas ao público em geral, integrando o espetáculo de comédia musical dos Planeta Fluffen no evento que inaugura o calendário do Escape Livre. No Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, Mário Patrão, piloto de Todo Terreno e Enduro, reuniu 65 votos entre os presentes, revelando-se uma grande dispersão de votos sobre os 16 pilotos da Guarda das cinco categorias de desporto motorizado.

Em 2013, o piloto de Paranhos da Beira, Seia, participou em 20 provas, sagrando-se Campeão Nacional TT Absoluto e Vice-campeão de Enduro Elite 2, destacando-se ainda a participação, pela segunda vez, no Rally Dakar, onde obteve o 30º lugar. No final, Mário Patrão afirmou-se “um pouco surpreendido, mas claro que reajo bem, é sinal que o nosso trabalho está a ser reconhecido. Quando cheguei a estas galas as motas passavam despercebidas e para mim é um orgulho chegar aqui, onde há pilotos dos carros com tanto talento, e debater-me com eles numa votação destas. É sinal que as pessoas reconhecem o meu trabalho e também me esforço muito para conseguir resultados”.

O Clube atribuiu e pediu a António Matos Chaves para entregar o Troféu Prestígio ao seu filho e ex- piloto Pedro Matos Chaves, pela “genuína relação de amizade, de presença e de divulgação do Clube”.

DMP_1607O Prémio Manuel Gião, o mais alto galardão do Clube, que recorda um dos grandes nomes da história do automobilismo da Guarda e do país, foi entregue pelo filho do piloto, com o mesmo nome, a André Bettencourt, diretor da Bridgestone Portugal, um dos importantes parceiros e patrocinadores do Clube Escape Livre nos últimos anos.

A noite da Guarda ficou ainda marcada pelo importante momento da assinatura da parceria entre o Clube Escape Livre e o Turismo Centro de Portugal, que vai permitir melhorar ainda mais o nível das atividades propostas. Pedro Machado, presidente da entidade de Turismo, justificou esta ligação pelo importante trabalho desenvolvido pelo Clube Escape Livre.

Neste evento, o clube nomeou ainda como sócios honorários a ARC SPORT, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Egitanienses e Emídio Guerreiro, secretário de Estado do Desporto e da Juventude que, no encerramento, deixou relevantes palavras de apoio e de esperança a quem trabalha com dedicação, como o Clube Escape Livre: “O Escape Livre, ao longo de tantos anos, tem sido uma referência, não só para o desporto motorizado mas sobretudo uma referência de como podemos contribuir para a coesão do nosso país, de como podemos contribuir a partir daquilo que são as condições intrínsecas de uma zona do Interior que está mais longe dos centros, e como consegue juntar, promover, mostrar-se e rentabilizar aquilo que já existe, ajudando as economias locais, ajudando a que a situação das pessoas melhore. Ninguém tenha dúvidas que este tipo de eventos turístico-desportivos são determinantes para a coesão da nossa economia”. O responsável salientou ainda o papel de reconhecimento público em eventos como este, que são também, em termos de valores, “um sinal aos mais novos”: “O facto de sermos empenhados, dedicados, de termos que nos esforçar muito são decisivos para sermos bons no desporto, mas são decisivos para sermos também bons na vida”.

Luís Celínio, presidente do Clube, sublinhou que “não poderia estar mais satisfeito com a forma como decorreu este novo formato, com um auditório repleto a aplaudir todos os homenageados da noite, com a genuinidade das gargalhadas que encheram o auditório com os Planeta Fluffen e com o remate extraordinário do Dr. Emídio Guerreiro que tanto nos orgulhou”.

 

Scroll To Top