Quinta-feira , Dezembro 14 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / 50 edições do Rally de Portugal
50 edições do Rally de Portugal

50 edições do Rally de Portugal

Markku Allen, Hannu Mikkola, Michelle Mouton, Juha Kankkunen, Carlos Sainz e tantos outros pilotos com os seus carros emblemáticos fazem parte da história do Rally de Portugal. No ano em que se assinalam as 50 edições da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal, o melhor rally do mundo vai assinalar a ocasião com várias iniciativas em paralelo com o Vodafone Rally de Portugal.

Entre 19 e 22 de maio, a Exponor, em Matosinhos, recebe também uma exposição dos carros emblemáticos do Rally de Portugal, onde os adeptos podem ver de perto as máquinas que fizeram furor nos troços portugueses desde 1967. Modelos como o mítico Lancia Delta HF Integrale conduzido por Juha Kankkunen ou o primeiro vencedor do Rally de Portugal, Renault R8 Gordini, conduzido por Carpinteiro Albino em 1967.

A mostra leva-nos numa viagem pelas 50 edições do rally, que começa com um bloco entre 1967 e 1976, passando pelos intervalos entre 1976 e 1986, 1986 e 1996, 1996 e 2006 e, por fim, a mais recente, entre 2006 e 2016. Cada espaço temporal é representado por um carro de competição.

A par dos carros, está patente também uma memorabilia única ligada ao Rally de Portugal.  Troféus, capacetes, road books e notas entre muitas outras recordações igualmente apresentadas por ordem cronológica.

Para envolver este ambiente retro, são exibidos os momentos mais espetaculares do Rally de Portugal ao longo dos anos em vídeo e painéis fotográficos.

A prova portuguesa do campeonato do mundo está também representada na maioria dos exemplares da 5ª Mostra de Modelismo Estático do Fórum Model Factory43. Uma ocasião única para ver as maquetes que fazem a história do rally e para os aficionados de dioramas.

Outra novidade para comemorar as 50 edições do Rally de Portugal é o lançamento de um livro de colorir precisamente sobre os carros e os pilotos que fizeram a história da prova. Recorrendo à tendência mundial dos livros de colorir para adultos, as ilustrações percorrem memórias e cenários simbólicos no livro do ACP.

ACP Kids vai de kart ao Rally…

A paixão automóvel dos mais novos está também em destaque este ano no Vodafone Rally de Portugal.

O ACP Kids leva à Exponor uma pista de karts de iniciação do Kartódromo de Leiria, parceiro de longa data do clube na formação de karting. Em Matosinhos, as crianças não só vão poder contactar com os seus ídolos em carne e osso e ver as potentes máquinas do Campeonato do Mundo de Ralis estacionadas nas respetivasassistências, como vão poder somar a experiência de contactar com bólides feitos à sua medida e em ambiente competitivo, no que só pode resultar num dia muito bem passado, recheado de descobertas e de grande adrenalina.

O circuito, tal como o ACP Kids ensina, cumpre todas as regras de segurança, está a cargo do Kartódromo de Leiria e vai ter cinco viaturas de iniciação à disposição dos mais novos. Será uma oportunidade imperdível para muitos contactarem pela primeira vez com esta modalidade e, quem sabe, descobrir talentos, na senda do que o clube tem feito de há 18 anos para cá, com a Formação de Karting ACP, no Kartódromo de Leiria.

… e o João também

O João tem uma paixão por carros, mas para já, ainda só conduz a fingir. Será que depois de assistir ao Rally de Portugal ele vai pôr o pé num acelerador a sério? “João no Rally de Portugal” é o novo livro do ACP Kids, que conta mais uma vez com o selo do Plano Nacional de Leitura. Da autoria de Maria Inês Almeida e ilustrações de Ângela Vieira, o livro já está à venda nas delegações do clube e encontra-o também nos pontos de venda do Vodafone Rally de Portugal durante a prova.

 

Scroll To Top