Quarta-feira , Outubro 18 2017
ÚLTIMAS
Home / BLOG /

Duarte Pires é o senhor da pole em Jerez

 

Foi ao cair do pano da sessão de qualificação das Single Seater Series, em Jerez de La Frontera, que Duarte Pires assegurou a pole-position para a primeira corrida. O piloto, que chega ao circuito espanhol motivado com a vitória alcançada no Estoril, mostrou que esse feito não aconteceu por mero acaso e quer voltar a vencer. José Pedro Faria foi o segundo mais rápido e vai partir na primeira linha da grelha, enquanto o estreante Miguel Matos, proveniente do karting, arranca para a corrida no terceiro posto.

 

Com o Verão a prolongar-se por setembro, os concorrentes das Single Seater Series enfrentaram um primeiro dia de competição com temperaturas superiores a 30 graus centígrados. Foi com o termómetro a acusar valores ligeiramente mais baixos que os pilotos saíram para a pista pela primeira vez no dia de hoje. Na sessão de treinos livres, Duarte Pires e José Pedro Faria mostraram logo o que desejam para esta jornada. Nesta oportunidade para fazer as últimas afinações, o piloto de Amarante foi o mais rápido, seguido por Pires que ficou a menos de três décimas.

 

Após a primeira sessão, Duarte Pires afirmou que era possível melhorar ligeiramente, mas isso não se verificou. Acabou por ficar a 23 milésimos da sua marca. Só que as condições da pista mudaram e, com isso, todos pioraram os seus registos. Desta forma, o piloto do Mygale com o número 29 acabou mesmo por ficar com a pole. José Pedro Faria esteve sempre bastante perto do seu adversário mais directo e só no final da qualificação é que acabou por se distanciar e ficar a pouco mais de quatro décimas. Ainda assim, a diferença deixa antever um duelo explosivo na primeira corrida de amanhã.

 

“Com o calor, contava que a pista ficasse pior para todos. Houve uma volta em que senti que os pneus já estavam a perder eficácia. Levantei o pé para baixar a temperatura dos pneus e lancei outra volta. Pode ter sido aí que fiz a diferença, mas agora estou com um problema na caixa. Vamos ver se dá para correr amanhã”, afirmou Duarte Pires, sem esconder alguma apreensão.

 

O primeiro confronto de domingo tem, aliás, todos os ingredientes para ser emocionante. Na estreia, Miguel Matos já mostrou credenciais. Com a capacidade de progressão demonstrada ao longo do primeiro dia, as dez décimas a que ficou do melhor tempo podem ser encurtadas e levá-lo à discussão pela vitória. Para já, está em vantagem entre os rookies. Há que contar, também, com o líder do campeonato, Gonçalo Jordão. O jovem piloto é o único que já ganhou mais do que uma vez e sempre em pistas distintas. Por certo quererá manter essa tendência para consolidar o primeiro posto e deixar a sua marca no circuito andaluz. Para já, tem o quarto lugar da grelha garantido.

 

Entre os Fórmula Kent, José Ralha que fez a pole-position no seu bonito Elden com uma vantagem de seis décimos para o seu amigo e adversário, João Paulo Matos. Já nos Fórmula Vauxhall, Paulo Vieira obteve o melhor tempo. Eduardo Bianchi de Aguiar fez segundo mas espera dar luta nas corridas de amanhã.

 

Horário Single Seater Series – Jerez (Hora de Espanha +1 que em Portugal Continental)

Domingo, 11 de Setembro de 2016

09h00 – 09h20 – Corrida1

14h25 – 14h45 – Corrida 2

 

Scroll To Top