Sexta-feira , Dezembro 15 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / Abarth 124 Spyder Rally, o regresso de um escorpião(por Alberto Rosário)
Abarth 124 Spyder Rally, o regresso de um escorpião(por Alberto Rosário)

Abarth 124 Spyder Rally, o regresso de um escorpião(por Alberto Rosário)

 

Na próxima edição do Rallye Monte-Carlo o piloto francês François Delecoure os italianos Luca Betti e Gabriele Noberasco fans club participarão na 87.ª edição do Rali mais famoso do mundo com os “renascidos” Fiat Abarth 124 Spider Rally, inseridos na categoria FIA R-GT. Com diferentes ambições relativamente aos sucessos conquistados na década de 70, para os amantes da marca do “escorpião” não deixará de ser um marco assinalável depois do abandono oficial da marca ao mais alto nível do IRC e do ERC em 2010 e do Campeonato Transalpino no ano seguinte.

O Abarth 124 Spider Rally baseado no modelo roadster, é o sucessor espiritual do carro da marca do escorpião adquirida pela marca Fiat no longínquo mês de agosto de 1971, com a marca de Turim a conceber posteriormente a versão desportiva mais musculada do Fiat 124 Spider (1600 cm3) – o Fiat 124 Abarth Rally – fan page de 1800 cm3 em novembro de 1972, inseridos então no Grupo 4.

No seu palmarés consta, entre outros, o título obtido nesse ano por Raffaele Pinto e Gino Macaluso no Campeonato Europeu de Ralis, e as vitórias de Håkan Lindberg no Rali da Acrópole e nos Alpes Austríacos. Já com a versão Abarth, Achim Warmbold venceu o Rali da Polónia em 1973 e no ano seguinte Raffaele Pinto, Alcide Paganelli e um “tal” de Markku Alén ocuparam os três lugares do pódio na 8.ª edição do Rali Internacional TAP em Portugal. Em 1975 no Rallye de Portugal – Vinho do Porto Alén viria a conquistar a primeira das cinco vitórias conquistadas no nosso país e a ultima do 124 em provas do “Mundial”. Entre 1973 e 1975 a Fiat com este modelo consagrou-se por três vezes consecutivas vice-campeão Mundial de Ralis por equipas.

Video: La lunga corsa (FIAT 124 Abarth / Lancia Stratos HF)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=VluZEorWBRI

Fonte:Facebook Carlos da Silva

Alberto Rosário Madeira

 

Scroll To Top