Segunda-feira , Outubro 15 2018
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / António Borges nas duas frentes de Castelo Rodrigo
António Borges nas duas frentes de Castelo Rodrigo

António Borges nas duas frentes de Castelo Rodrigo

 

 

António Borges foi imbatível no maior Slalom Sprint de Castelo Rodrigo de sempre, ao conquistar o primeiro lugar dos pódios de Slalom e de Sprint, no último fim-de-semana. O XIX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo não só cumpriu a tradição de prova mais espectacular e aplaudida, como foi ainda a mais participada em termos de pilotos – cerca de 70 – neste segundo ano consecutivo de dupla modalidade.

 

No sábado, e com um cenário de bancadas cheias no estádio municipal de Figueira, disputaram-se três mangas cronometradas na modalidade de sprint, para definir a melhor posição dos pilotos, mas desde cedo se percebeu que António Borges, ao volante de um Fiat 126, dificilmente podia ser contrariado pelos concorrentes, ainda que a diferença para Tiago Mateus, em Toyota Corolla, e Marcelo Oliveira, em BMW, fosse mínima, com 1 e 3 segundos, respectivamente. No percurso com uma extensão de 1.7 quilómetros ao longo do interior e exterior do estádio municipal, os três pilotos foram também os mais rápidos na categoria de tracção traseira.

 

Dino Almeida, em Opel Corsa, venceu na tracção à frente, com cerca de um segundo sobre Fernando Morgado, em Toyota Starlet, e dois sobre Hugo Lopes, em Citroen Saxo, que conquistou a terceira posição. António Marques veio de Vila Nova de Poiares para, com o seu Ford Sierra Cosworth, ser o único na categoria de tracção integral. Nesta noite de velocidade e adrenalina, também o piloto José Cruz, da AMSport, ao volante de um Porsche 928, deu espectáculo, fazendo alguns co-drive, nomeadamente com o presidente da câmara de Figueira, Paulo Langrouva, e com Cleonice Lopes, vencedora do passatempo da revista Autohoje.

 

No domingo, e novamente com muito público a emoldurar toda a pista no centro de Figueira e a esgotar a bancada montada para o evento, tudo levava a crer que Carlos Rosendo, actual líder do troféu nacional, sairia vencedor da prova. No entanto, ao longo das três mangas, a luta entre Carlos Rosendo, António Borges e António Alexandre – os únicos na casa dos 42 segundos – foi feroz e só na super finalíssima entre os dez primeiros acabaria por se determinar como vencedor absoluto um espectacular António Borges a bater Carlos Rosendo por apenas 11 centésimas de segundo, e António Alexandre, com mais dez décimas.

 

Na luta pelas melhores posições no distrito, todos os pilotos da Guarda melhoraram os seus tempos, mas manteve-se a ordem estabelecida nas mangas anteriores. Nesta classificação, a vitória foi de Rui Loureiro, em Peugeot, seguido de Frederico Neto, em Opel, e Sérgio Saraiva em Toyota.

 

No final, Paulo Langrouva, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, manifestava-se visivelmente satisfeito, justificando: “Esta espectacular prova de Slalom e Sprint continua a servir o objectivo de divulgar e promover Figueira e de contribuir para a economia local, com grande animação e muito público ao longo de dois dias”.

 

Após mais uma organização tão participada, Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre, salientou: “é um orgulho que ao longo de 19 anos a prova de Castelo Rodrigo nunca tenha tido diminuição de pilotos, de público e de espectáculo, e desde o ano passado tenha mesmo verificado o incremento destes três factores. Vamos já preparar a 20ª edição para que seja um marco para Figueira de Castelo Rodrigo e para a região, aproveitando para premiar todos os pilotos e homenagear alguns deles.”

 

Na subida ao pódio, destaque para duas marcas de referência: o premiado espumante Castelo Rodrigo em garrafa magnum, fez os brindes das vitórias, e os troféus da autoria da Spal.

 

O XIX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo teve o apoio do Município de Figueira de Castelo Rodrigo e do Turismo do Centro de Portugal. Contou ainda com a colaboração da Rádio Altitude, Diário de Coimbra, Autohoje, RFM, e com o patrocínio da Ergovisão, SPAL, Bridgestone e First Stop.

 

Scroll To Top