Domingo , Abril 22 2018
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Autoclássico Porto está quase a chegar
Autoclássico Porto está quase a chegar

Autoclássico Porto está quase a chegar

O AUTOCLÁSSICO PORTO 2016 PREPARA OUTRA BRILHANTE EDICÃO EM OUTUBRO, COM MÍTICOS MODELOS EM EXPOSICÃO E MÚLTIPLAS ACTIVIDADES

-A feira contará com cerca de 300 expositores, que constituirão uma grande área comercial com uma oferta de todo o tipo de veículos, peças, acessórios e prendas

-A organização disponibiliza de novo um pavilhão de parking gratuito para todos os visitantes que venham num veículo clássico.

-Uma nova edição do Motorshow Porto, com o seu tradicional salto e François Delecour como estrela convidada, completa uma intensa programação com diversas concentrações, homenagens e exibições

 

O Salão AutoClássico Porto chega assim à sua XIV edição na Exponor, no Porto (Portugal), onde se esperam milhares de aficionados portugueses e espanhóis para desfrutar da que é a maior feira de automóveis clássicos e de época da península ibérica.

O certame ocupará 40.000 metros quadrados, que se dividem em várias zonas:

Zona de Exposição

  • Exposições de automóveis
  • Exposições de clubes
  • Estacionamento de automóveis clássicos (concentrações, etc…)

Zona Comercial

  • Venda de automóveis e motociclos clássicos
  • Automobilia (mercado de peças, acessórios, livros, documentação, etc.)

Zona Motorshow

  • Circuito de corridas e paddock

Os aficionados portugueses, apaixonados pelos automóveis clássicos, juntamente com aficionados espanhóis que nos visitam, vão-se juntar mais um ano no Porto para assistir a um certame que é dinâmico e muito apreciado pela qualidade das viaturas exibidas e pela multiplicidade de atividades programadas.

O certame está aberto ao público em geral que queira desfrutar dos automóveis clássicos, de época e de colecção, ao preço de 10 euros por dia, com acesso tanto ao AutoClássico como ao Motorshow Porto.

A feira abre ao público sexta-feira 7 de Outubro, das 15,00 às 21,00 horas, no sábado das 10,00 às 21,00 horas e no domingo das 10,00 às 20,00 horas.

 

 

Espetáculo na exposição

O Salão do Porto destaca-se sempre pela grande variedade de atividades, homenagens e stands especiais da exposição, em muitos dos quais se exibem peças que normalmente o aficionado não consegue encontrar.

Para esta edição de 7 a 9 de Outubro estão já confirmados alguns destes míticos modelos, pois  estão programadas algumas homenagens comemorativas do 50º aniversário de vários carros, que foram comercializados em 1966.

Assim, a feira portuguesa fará o reconhecimento a um dos mais bonitos modelos italianos descapotáveis, o Alfa Romeo Duetto, que será protagonista com a presença de várias unidades em exposição e uma concentração de spiders da marca, com a ajuda do Clube Alfanord.

Outra estrela desta feira será o Fiat 124, que fez a sua apresentação original com um espetacular anuncio em que o carro era lançado em paraquedas de um avião, dando-se a conhecer um dos modelos mais populares da marca italiana. Os aficionados poderão desfrutar no certame de alguns modelos em exibição como homenagem, com a colaboração do Fiat Clássicos Clube de Portugal.

O stand de homenagem ao Toyota Corolla será, sem dúvida, um dos mais visitados do Salão AutoClássico Porto, pois mostra o modelo mais vendido da história, com 42 milhões de unidades. Também vão estar em exposição várias unidades para que se possa apreciar a sua evolução.

Outro nipónico, o desportivo Honda S800 também centrará a atenção, com meio seculo desde o seu lançamento, pela sua estética sedutora e ainda porque a fábrica esteve 30 anos sem lançar outro descapotável, embora só tenha acabado a sua produção em 1970. O AJA, Amigos dos Japoneses Antigos irá colaborar na exposição comemorativa de ambos os modelos.

Estas homenagens, juntamente com os stands e as concentrações de clubes, irão dar um bonito ambiente a esta edição do AutoClássico Porto.

Nesse sentido, um dos stands mais destacados será o do BMW Auto Club de Portugal e do BMW M Clube de Portugal, que se vão encarregar das comemorações do Centenário da prestigiosa marca alemã e dos 50 anos dos seus modelos série 2 bem como dos 30 anos do BMW M3, um dos mais emblemáticos modelos desportivos.

Assim, um stand especial renderá homenagem aos bávaros, com a presença dos seus mais prestigiosos modelos e no domingo, dia 9, terá lugar uma concentração de BMW clássicos e a Concentração Ibérica dos Clubes M de Espanha e Portugal.

Outro espaço importante é o que se dedica à Vespa, uma marca de motocicletas que não necessita de apresentação tal é a sua notoriedade ao longo de varias gerações em todo o mundo e que chega agora aos 70 anos de história.

O Salão reservou um espaço para lhe render tributo por esta magnífica trajetória que a levou a fabricar mais de 18 milhões de motos. O Vespa Club de Gaia vai reunir diversas unidades representativas da história desta moto, que deve o seu nome à semelhança que o seu corpo central tem com a cintura de uma vespa.

 

 

Parking gratuito para os clássicos

A grande novidade da anterior edição vai-se manter para este certame, dado o notável acolhimento que teve entre os proprietários de veículos clássicos.

Reservou-se novamente um pavilhão para que todos os visitantes que se desloquem até o Salão no seu veículo clássico possam ali estacionar gratuitamente.

O pavilhão em concreto é o número 6, com cerca de 8.000 m2, que estará vigiado por pessoal de segurança e integrado no evento. Este parking funcionará com o horário normal da feira e pode ser visitado pelo público.

Nesta zona é proibido anunciar a venda de qualquer veículo, salvo os autorizados pela Organização.

 

O foco comercial do certame

A importância desta feira mede-se pelos cerca de 300 expositores que cada ano estão presentes com intuitos comerciais, dado que é essa a filosofia do certame. Todos aqueles que procuram um clássico, carro ou moto, têm interesse na exposição por causa dos veículos à venda.

Nesse sentido, além dos expositores profissionais, existe um espaço – o stand do particular-  para que os proprietários particulares de veículos clássicos (anteriores a 1991) possam pô-los à venda durante os 3 dias do Salão. Para isso devem inscrever-se previamente (mais informação em www.eventosmotor.com).

Numerosos expositores participam na Automobilia, a grande zona comercial para venda dos mais diversos artigos que os proprietários de clássicos, carros e motos, precisam.

Aí será possível encontrar todo o tipo de peças e acessórios, ferramentas e materiais específicos para os veículos. Os aficionados podem ainda encontrar roupa, recordações, artigos de marketing e prendas de todo o tipo relacionadas com as suas marcas preferidas, além de fotografias, livros, manuais e miniaturas para poderem completar as suas coleções.

Para além disso, outros expositores prestam serviços, como os dos clubes, seguros e serviços similares, gerando entre todos uma grande zona útil para os aficionados e coleccionadores.

 

Delecour, a estrela do Motorshow

A XIV edição do Motorshow, exibição integrada no Salão AutoClássico Porto, contará com o piloto francês François Delecour como cabeça de cartaz de mais de meia centena de participantes nesta espetacular prova cronometrada, que acontece em paralelo com o AutoClássico.

Delecour foi vencedor do Rally de Portugal de 1993, ano em que foi vice-campeão do Mundo, e que chega ao Porto com vontade de reviver glórias numa pista com diferentes tipos de aderência e com um salto que fará os carros voar para delírio dos espectadores.

 

Outro espectáculo programado será o XV Passeio de Clássicos Citroën, que acontece no domingo dia 9 e que terá a saída e chegada no recinto da feira, com a participação de cerca de 100 automóveis de todos os tempos da marca do duplo Chevron.

 

Os proprietários de veículos Citroën que desejem participar no Passeio devem entrar em contacto com o Grupo Filinto Mota, que se encarrega das inscrições.

 

O AutoClássico será seguramente um grande evento de veículos históricos com o claro objetivo de continuar a ser uma das referências na Europa quanto a reunião de aficionados, colecionadores e em geral dos amantes dos clássicos.

 

Scroll To Top