Quarta-feira , Novembro 22 2017
ÚLTIMAS
Home / BREVES / Aventura d’Douro!
Aventura d’Douro!

Aventura d’Douro!

 

 

Os sócios do Automóvel Club de Portugal e do Clube Escape Livre voltaram ao terreno neste fim-de-semana, para mais um grande encontro-aventura. A caravana de 46 equipas e 130 participantes esteve, este ano e na sua 14ª edição, na região do Douro, num passeio organizado pelo Clube Escape Livre.

 

O XIV Off Road Bridgestone ACP concedeu aos participantes uma grande oportunidade de descobrir e fomentar a paixão pelo Douro, descoberto e vivido não apenas ao volante dos 4×4, por estradões e entre paisagens montanhosas e vinhateiras, como ainda de barco e de comboio, observando os socalcos das vinhas, os antigos moinhos e todo o verde das oliveiras, amendoeiras e outras culturas.

 

O programa desenrolou-se a partir do Hotel Turismo de Trancoso e incidiu sobre as potencialidades mais emblemáticas do Douro: as gravuras rupestres, tendo sido visitado o sítio da Penascosa e o Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa; os vinhos, com visita e prova dos néctares da Quinta da Ervamoira, e os sabores, com refeições em unidades de restauração de referência. Em S. João da Pesqueira, a caravana foi recebida no Museu do Vinho, também para prova e visita.

 

Além dos desafios de trilhos estreitos junto a Moreira de Rei (Trancoso), subida ao longo do Douro até Santo Amaro e corta fogos da Senhora do Viso, a caravana teve oportunidade de passar o último dia totalmente dedicado ao relaxamento, ao convívio e aos registos fotográficos, já que a partir do Pinhão, fez a subida do Douro, em direcção ao Pocinho, no navio Infanta da empresa Barcadouro, regressando ao final da tarde pela linha ferroviária do Douro. A bordo do Infanta, os participantes ficaram ainda a conhecer o livro “Clube Escape Livre – 30 Anos de História”, através de uma apresentação que contou com a presença do autor António Catarino e do escritor do prefácio, Hermínio Loureiro. Para um fim-de-semana perfeito, não faltaram os troféus Spal e o sorteio dos relógios TW Steel.

 

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “Acreditamos que uma vez mais respondemos plenamente às expectativas dos sócios do ACP e do Escape Livre, num encontro que é já mítico. Trata-se de um grande convívio que reúne as mais diversas marcas e modelos de viaturas todo terreno e comprovamos o seu sucesso pela satisfação dos participantes, pela ocupação hoteleira e por toda a dinâmica criada entre agentes económicos e parceiros. Para 2018 temos já um destino previsto: o caminho de Santiago de Compostela.”

 

O XIV Off Road Bridgestone ACP teve como viatura oficial a Mercedes-Benz. Contou com o patrocínio da Bridgestone, Valorpneu, Spal e TW Steel e o apoio institucional do Turismo do Centro de Portugal, municípios da Guarda, Trancoso, Vila Nova de Foz Côa, S. João da Pesqueira e Peso da Régua. O apoio à divulgação foi da Autohoje e Autohoje TT & Aventura, RFM, Lusomotores, TT Verde, Diário de Coimbra, Jornal A Guarda, Dom Digital e TMG.

 

Scroll To Top