Terça-feira , Outubro 17 2017
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / Bakkerud vence e EKS conquista mundial por equipas
Bakkerud vence e EKS conquista mundial por equipas

Bakkerud vence e EKS conquista mundial por equipas

O norueguês Andreas Bakkerud venceu o Mundial RX da Argentina, a última rodada do Campeonato Mundial de Rallycross FIA 2016, apresentado pela Monster Energy ao volante do seu Ford Focus RS RX Supercar, da Hoonigan Racing Division. O alemão Johan Kristoffersson, da Volkswagen RX, e o australiano Topi Heikkinen, da EKS, terminaram em segundo e terceiro lugar. A EKS conquistou o Campeonato Mundial de Equipas RX 2016, enquanto os companheiros de equipa Mattias Ekstrom e Topi Heikkinen conseguiram pontos suficientes durante a qualificação para conquistar o cobiçado título à frente da Team Peugeot-Hansen.

Ekstrom foi coroado campeão mundial deste ano RX drivers na rodada anterior na Alemanha depois de marcar pontos suficientes para garantir o elogio antes da Argentina. Na batalha de três vias para o lugar de vice-campeão mundial de RX de 2016, foi Kristoffersson que saiu top – apenas um ponto à frente de Bakkerud e Solberg que terminou em terceiro e quarto, respectivamente.

“Agora que está confirmado que eu sou o terceiro na classificação de pilotos, estou me sentindo muito emocional – eu tive tantas pessoas me apoiando no meu percurso para estar aqui hoje e é uma ótima sensação”, explicou Bakkerud, que Também ganha o Prêmio Monster Energy Super Charge após seu rápido início na primeira fila da final. “Estou muito orgulhoso de mim e quero agradecer a todos os meus parceiros e fãs por me apoiarem. Desde que Ken me chamou no ano passado para confirmar que eu era seu companheiro de equipe, tem sido uma jornada incrível. Hoje foi uma corrida muito difícil porque havia tanta coisa na linha e estou tão feliz que consegui um pódio no Campeonato do Mundo de Pilotos “.

O segundo colocado Kristoffersson termina o segundo ano na classificação – um melhor do que seu terceiro lugar no ano passado. Ele explicou: “Após a meia-final, eu sabia que tinha que terminar P1 ou P2 na final para obter o segundo geral, então a pressão estava em. Uma vez que eu comecei a fazer três, eu só me concentrei em ficar atrás de Andreas e manter tudo limpo. ”

O recém-coroado Campeão Mundial de RX 2016 Mattias Ekstrom falou muito do seu companheiro de equipa Heikkinen, que terminou em segundo lugar hoje, e EKS tendo o título das equipas de 2016. O novo Campeão Mundial de RX 2016 comentou: “Nós sempre sonhamos com esse momento, mas com o nível de competição no World RX, não foi fácil. Como motorista e proprietário da equipe, este ano foi fantástico – apenas três anos atrás estávamos começando com uma folha de papel em branco e agora somos campeões dupla, é apenas a melhor sensação. Para o piloto é bom, mas para a equipe é ainda melhor, já que todo mundo trabalhou tão duro. ”

Timo Scheider levou o melhor resultado do ano para ALL-INKL.COM Muennich Motorsport depois de terminar quarto este fim de semana em um Seat Ibiza. O piloto alemão DTM ficou encantado com a sua performance: “Foi incrível chegar à final depois dos nossos problemas com a direcção assistida e nós realmente encontramos algum ritmo neste fim de semana”.

O vencedor do RX da Argentina de 2015, Robin Larsson, se classificou para a final de hoje e terminou sexto em seu Audi A1, com sede privada. O Campeão Mundial de RX do ano passado, Petter Solberg, olhou para um final forte depois de completar uma varredura limpa de vitórias na corrida de qualificação – um feito realizado apenas uma vez antes na história do RX Mundial. O norueguês começou na pole da meia-final de hoje, mas sofreu danos de direção na primeira curva e depois bateu uma barreira de pneus. Apesar de Solberg e Bakkerud estarem empatados em pontos, Bakkerud bateu o seu companheiro norueguês para o terceiro lugar, porque ele tem mais vitórias do evento.

Timmy Hansen terminou um difícil fim de semana no 13º lugar. O companheiro de equipa de Hansen, Sebastien Loeb, começou na primeira linha da segunda semifinal, mas não conseguiu chegar à final depois de ficar preso no trânsito. Alemanha RX vencedor Kevin Eriksson foi incapaz de repetir o seu desempenho Estering e terminou o 16 º evento em sua OMSE-run Ford Fiesta RX Supercar.

O diretor-executivo mundial do RX para IMG, Paul Bellamy, concluiu: “Parabéns à EKS, que conquistou a dupla vitória este ano ao vencer os campeonatos de pilotos e equipes, o que é uma conquista extraordinária. Hoje vimos três Audis na final pela primeira vez com Mattias, Topi e Robin todos representando a marca. Também vimos uma batalha ferozmente travada pelo segundo e terceiro lugar na classificação dos pilotos – Andreas levou a vitória do evento, mas foi Johan que avançou na classificação por um único ponto. É bastante incrível pensar que o nosso segundo, terceiro e quarto colocado drivers estão separados por apenas um ponto no final de 12 eventos. Agora temos uma pausa de quatro meses e meio antes do início da temporada de 2017 em Barcelona, em abril, mas primeiro vamos para o prêmio FIA em Viena, onde assistiremos Mattias e EKS coroaram os novos pilotos e equipes ‘Campeões após o que foi um ano de ação de corrida fantástica. “

 

Scroll To Top