Quarta-feira , Outubro 18 2017
ÚLTIMAS
Home / MOTOS / Basaúla em segundo, segura liderança do campeonato
Basaúla em segundo, segura liderança do campeonato

Basaúla em segundo, segura liderança do campeonato

Após o “enlameado” arranque do Campeonato em Alqueidão, desta vez a caravana rumou até Freixo de Espada-à-Cinta para a segunda ronda pontuável. O conhecido traçado transmontano começou a “colorir-se” já no dia de sábado com as verificações técnicas e reconhecimento da pista por parte dos pilotos presentes – um traçado bastante rápido com aproximadamente 1800 metros de perímetro e um piso muito compacto.

No comando do campeonato, Hugo Basaúla demonstrou um excelente andamento e liderou os treinos livres bem como os cronometrados. Já na primeira manga, o piloto Kawasaki arrancou da melhor forma assumindo a liderança nas primeiras voltas, mas iria sofrer de “arm pump” sendo obrigado a reduzir o ritmo – 2º classificado manga MX1. “O arranque foi excelente, mas comecei a sentir dores bastante cedo. Foi um pouco de “sobrevivência” na tentativa de segurar o segundo lugar”.

Já na derradeira manga do dia – Elite, apesar de liderar mais de metade da manga e de estar numa luta animada pela vitória, o azar viria a bater à porta de Hugo Basaúla. A quatro voltas do fim e numa altura fundamental para atacar, um contratempo no poisa pés da Kawasaki viria a comprometer os derradeiros minutos. “Já não senti as dores da primeira manga e consegui mostrar um bom andamento. Eu e o Paulo tivemos um animado “duelo” mas acabei por perder todas as esperanças na vitória após o azar do patim. Obviamente que gostava de ter ganho, no entanto estou satisfeito pois consegui pontos importantes para segurar a liderança do campeonato. Aproveito para agradecer a todos os patrocinadores, bem como ao público que nos apoia” concluiu Basaúla.

Com as cores da B747, no Pista Multiusos de Freixo esteve ainda Afonso Gomes aos comandos da sua Kawasaki KX85 – classe Iniciados. O “pupilo” da formação liderada por Basaúla estava bastante motivado este fim-de-semana. Infelizmente uma queda em ambas as mangas, afastaram-no de um possível lugar no pódio. Afonso Gomes viria a terminar esta segunda jornada na 6ª posição final. No final, o piloto coimbrense comentou: “Senti-me à-vontade desde os treinos, mas arranquei mal na primeira manga. Quando rodava em quinto tive uma saída de pista e acabei por cair. Na segunda manga voltei a cair quando rodava na quarta posição…Mas foi um fim-de-semana espetacular, pois acima de tudo diverti-me bastante e aprendi com os meus erros”.

Hugo Basaúla e Afonso Gomes seguem agora para Espanha, onde já no próximo fim-de-semana irão marcar presença no Campeonato Espanhol de Motocross. A segunda jornada da competição vizinha, terá lugar em Valverde del Camino, Huelva.

Nuno Dinis
Fotos: Luís Duarte_FMP 

 

Scroll To Top