Terça-feira , Agosto 22 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / Bicampeão do Mundo de Ralis no RallySpirit Altronix 2016
Bicampeão do Mundo de Ralis no RallySpirit Altronix 2016

Bicampeão do Mundo de Ralis no RallySpirit Altronix 2016

Prova de excelência do automobilismo nacional, o RallySpirit Altronix contará na edição de 2016 com a presença do Bicampeão do Mundo de Ralis, Massimo Biasion. Os palcos inspiradores da Zona Ribeirinha da cidade de Vila Nova de Gaia e da pitoresca Vila do Coronado também se revelam como um importante reforço na popularidade do evento, que promete arrastar multidões.
Depois do assinalável sucesso da primeira edição, o RallySpirit está de regresso e tem, em 2016, como cabeça de cartaz o Bicampeão do Mundo de Ralis, Massimo Biasion. O italiano que, na década de 80 e 90, foi uma das personagens principais da célebre equipa “Lancia Martini” no Campeonato do Mundo de Ralis, trará ainda mais brilho ao RallySpirit Altronix 2016, que se disputará entre 18 e 19 de novembro e que foi ontem oficialmente apresentado na Casa da Presidência, junto à Câmara Municipal de Gaia.
A prova projetada pela empresa Xikane assume, cada vez mais, o popular conceito de rali “legend”, onde se reúnem carismáticos automóveis do panorama dos ralis internacionais, conduzidos por pilotos de recheado palmarés.
A edição 2016 é disso exemplo, pois um dos mais raros e emblemáticos carros da história do Campeonato do Mundo de Ralis – o Lancia Rally 037 – marcará presença para ser conduzido pelas sábias mãos do próprio “Miki” Biasion, o Campeão do Mundo de 1988 e 1989.
Segundo o piloto italiano, que foi também o único, até hoje, a vencer por três vezes consecutivas o Rally de Portugal, “regressar a Portugal, onde tenho tão boas recordações e logo para guiar um dos carros mais espectaculares que conduzi, o Lancia Rally 037, é uma enorme satisfação. Espero não defraudar os espectadores e dar um bom espectáculo aos aficionados do RallySpirit”.
Para além deste mítico carro, está também já garantida a presença de outros ícones da história dos ralis dos últimas cinco décadas, numa agradável combinação entre o passado e o presente. Modelos como os saudosos Fiat 131 Abarth, Datsun 240 Z, Renault Alpine A 110 e A310, Porsche 911 SC, Renault 5 Turbo, Ford Escort MK I, MK II e Cosworth, Lancia Delta Integrale (com dois carros ex-oficiais da equipa “Lancia Martini”) sem esquecer também a presença de um mais moderno Porsche 997 GT3, são cartões de visita suficientes para fazer vibrar os milhares de espectadores que vão assistir ao RallySpirit Altronix 2016.
A cerca de quatro meses do evento, estão já confirmadas 50 equipas, de um limite máximo de 75, onde se incluem grandes nomes do automobilismo nacional como o ex-Campeão do Mundo de Ralis de Grupo N, o português Rui Madeira (ao volante do Ford Sierra Cosworth com que foi Campeão Nacional), assim como Ricardo Teodósio e Vítor Pascoal, incluídos na categoria “Show”.
Para além de uma lista de inscritos que se antevê de luxo, o RallySpirit Altronix 2016 irá apresentar diversas novidades em termos de percurso. Desde logo, contará com uma espectacular partida e chegada na cidade de Vila Nova de Gaia, com a cerimónia de Partida Simbólica a prometer espectáculo na Zona Ribeirinha da margem Sul do Rio Douro e na curva adjacente à Ponte D. Luís I.
Aquecidos os motores, a prova ruma à Vila do Coronado, onde se iniciará competitivamente o rali, com uma primeira passagem pelo troço de “Coronado Noturna” (5.15 km), já de faróis acesos, com a noite a dificultar o desafio aos concorrentes e a prometer espectáculo no mítico cruzamento da Camposa.
A principal ação está reservada, contudo, para o dia seguinte (sábado, 19 de novembro), onde mais sete provas especiais, sempre em piso de asfalto, esperam as equipas. Tripla passagem pela classificativa “Serra” (9.50 km) combinada com a passagem também tripla pela especial de “Coronado” (6.25 km) constituirão a decisiva prova de fogo para pilotos, co-pilotos e os seus míticos carros, antes do regresso a Vila Nova de Gaia para a disputa da “Super Especial – Vila Nova de Gaia” (1,80 km), desenhada nas imediações ao Quartel da Serra do Pilar e certamente ladeada por um motivador cordão humano.
No total, serão oito classificativas disputadas ao cronómetro, num total de 54 km, para um percurso global que não excede os 184 km. O público terá acesso privilegiado à
Zona de Assistência e Reagrupamentos no centro de S.Romão do Coronado, mas também na Av. Ramos Pinto, na Zona Ribeirinha de Vila Nova de Gaia, onde estarão expostos os carros no início e final do Rali.
Na ótica de Pedro Ortigão, responsável da Xikane, “é com grande motivação que apresentamos a 2ª edição do RallySpirit Altronix, cumprindo a promessa de crescimento em qualidade e quantidade que fizemos na primeira edição. Entendo que o trabalho e empenho em fazer mais e melhor é a melhor forma de agradecermos a todos os que têm acreditado no projeto, num evento que criámos com identidade própria, sustentado no conceito de rali “legend”, que assumimos, com orgulho, ter sido os primeiros a organizar, em Portugal”.
Para Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, “é com entusiasmo que Vila Nova de Gaia se associa ao RallySpirit 2016, que certamente trará às ruas do município muitos aficionados do desporto automóvel. Um evento em crescimento que, certamente, proporcionará imagens e momentos únicos, e que vem mais uma vez provar que é trabalhando em parceria, com outros municípios e instituições ou com entidades privadas, que mais força se dá à região e melhor se mostra as suas qualidades”.
Já para José Ferreira, Presidente da Junta de Freguesida da Vila do Coronado, “o RallySpirit Altronix 2016 é uma aposta da Junta de Freguesia do Coronado no desporto automóvel nacional, onde pretendemos dar a conhecer a nossa freguesia através de uma iniciativa que desperta paixões e atrai multidões!”.
O RallySpirit Altronix 2016 vai também associar-se à causa de solidariedade social da Operação Nariz Vermelho, sendo essa mais uma razão para voltar a deixar a sua marca.

 

Scroll To Top