Quinta-feira , Junho 29 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / Campeonato do mundo Júnior arranca em Portugal
Campeonato do mundo Júnior arranca em Portugal

Campeonato do mundo Júnior arranca em Portugal

O Júnior WRC entra numa nova era em 2014 com a FIA a começar a implementar a estratégia de longo prazo para definir uma pirâmide no desporto, dos níveis nacional e internacional ao topo: o Campeonato do Mundo de Ralis.

Assim sendo, a FIA e o promotor do Campeonato da Europa de Ralis já apresentaram interessante nova iniciativa para ter lugar a partir de 2014 e destinada a jovens com menos de 25 anos que lhes permitirá competir no Europeu de Ralis Júnior aos comandos de um carro R2 com pneus controlados. Com o intuito de transpor esta iniciativa para campeonatos das outras regiões, os pilotos vão ter a oportunidade de aprimorar as suas capacidades num palco internacional e através de uma fórmula de custos controlados que lhes permitirá ganhar experiência antes de darem o salto para o Campeonato do Mundo de Ralis Júnior, inserido no calendário do WRC.

A partir de 2014 os concorrentes do Mundial Júnior – com uma idade máxima de 28 anos – vão assumir os comandos de uma máquina mais competitiva, o Citroën DS3 R3. Com o objectivo de controlar os custos, os carros serão todos dotados de pneus Michelin e combustível de um fornecedor a designar pela FIA. Os pilotos a competir no JWRC vão contar com números fixos ao longo da época (51 a 70).

Também importante é o facto dos pilotos se poderem inscrever no Campeonato do Mundo Júnior de Ralis, ou em eventos individuais, com os seus próprios Citroën DS3 R3. Além disso, qualquer piloto que se inscreva no Mundial Júnior de Ralis fica automaticamente inscrito no Campeonato WRC 3.

“É nossa intenção estabelecer esta pirâmide para que os pilotos que querem seguir uma carreira profissional no nosso desporto tenham um caminho claro, aprendendo em todos os níveis conforme vão progredindo,” começa por explicar Jarmo Mahonen, Director de Rali. “Agora, os pilotos podem competir por um prestigiado título Júnior no Campeonato da Europa, num carro de menor capacidade, a custos muito razoáveis, passando depois para o algo mais potente Citroën DS3 R3 no Júnior WRC. Aqui, em frente de construtores influentes, têm a oportunidade de deixar a sua marca e com o vencedor a ter direito a rodar num carro R5 temos claramente um caminho lógico rumo ao WRC.”

Calendário de 2014

Vodafone Rally de Portugal – 3 a 6 de Abril

Rally da Polónia – 26 a 29 de Junho

Rally da Finlândia – 31 de Julho a 3 de Agosto

Rally da Alemanha – 21 a 24 de Agosto

Rally de França – 2 a 5 de Outubro

Rally de Gales – 13 a 16 de Novembro

 

Scroll To Top