Segunda-feira , Outubro 23 2017
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Campeonato Nacional de Velocidade Turismos arranca este fim-de-semana
Campeonato Nacional de Velocidade Turismos arranca este fim-de-semana

Campeonato Nacional de Velocidade Turismos arranca este fim-de-semana

O Circuito Vasco Sameiro volta ser o palco da abertura do Campeonato Nacional de Velocidade, que este ano é disputado com viaturas de Turismo.

Às 9.00 de dia 14 os concorrentes do Campeonato Nacional de Velocidade Turismos têm o primeiro “medir de forças” de 2016, em Braga. Esta prova marca o início de um novo ciclo da velocidade nacional, com os turismos a regressarem às pistas, prometendo a competitividade que este tipo de corridas tem.

A classe principal é a actual categoria denominada TCR, que se destina a automóveis com preparação de acordo com a regulamentação do TCR Internacional. Esta categoria permite ainda uma maior rentabilização dos investimentos das equipas, pois permite que o mesmo automóvel que alinha no CNVT, possa participar em quaisquer outras provas, inclusive o Campeonato do Mundo, que se alinhem por este mesmo regulamento.

Para os automóveis de turismo provenientes de ex-troféus, é criada a categoria TCC (Touring Car Cup) e são criados três níveis de cilindrada, começando nos 1.400, 1.600 e terminando nos dois litros. Estes carros devem ser acompanhados da devida ficha técnica, de acordo com o respectivo regulamento específico.

Equipas em destaque

Em Braga vão participar dez concorrentes, sete nos TCR e três nos TCC. E vão estar presentes alguns dos principais pilotos nacionais. Francisco Abreu, Campeão Nacional de Velocidade 2015 alinha com Manuel Gião, que depois de passar pela Fórmula Opel, Fórmula 3000 e GT´s, onde acumulou vitórias e títulos, regressa à velocidade nacional aos comandos de Um Golf GTI TCR.

Francisco Mora é de todos, o piloto com maior experiência neste tipo de carros. Recorde-se que é ele o Campeão Nacional de Turismos 2015 e que ainda recentemente, nos TCR Internacional, disputada  em Abril no Estoril, foi um dos pilotos em destaque. Mora vai alinhar sozinho, aos comandos do seu já bem conhecido Seat Leon TCR.

Outra das equipas em destaque é a do Vice-campeão Nacional de Velocidade 2015, Rafael Lobato e do Vencedor das Single Seater Series também em 2015, César Machado. Vão dividir um Seat Leon Cup Racer.

Nos TCC a dupla bracarense Ricardo Gomes e José Correia, parte com estatuto de favoritismo motivado pela grande experiência e competitividade demonstrada na época passada, em que discutiram as vitórias na respectiva classe, no Campeonato Nacional de Montanha. Aqui vão estar de regresso aos comandos do Seat Leon MK2.

Outros campeonatos…

Braga vai também acolher o Campeonato Nacional de Clássicos, que na jornada de abertura, Estoril, brindou com corridas discutidas até ao cruzar da meta. O Campeonato Nacional de Clássicos 1300, que reúne 15 concorrentes. O Campeonato Legends Cup, que também teve corridas espectaculares no Estoril e que reúne em Braga 29 concorrentes, com alguns dos carros mais entusiasmantes da Velocidade nacional. Por fim o Chellenge FEUP, com 14 concorrentes, entre Alfa-Romeos e Fiats.

No total vão estar 89 equipas em pista, reunindo mais de uma centena e meia de pilotos. O “programa das festas” começa com treinos livres e cronometrados na manhã de Sábado e as primeiras corridas têm partida marcada para as 14.35 horas. Domingo as corridas começam às 09,00 horas e terminam à hora do almoço, prevendo-se a última bandeirada xadrez para as 12,55.

Regulamentos, horários e listas de inscritos, disponíveis em: http://www.fpak.pt/regulamentacao-das-provas/braga-racing-weekend-14-e-15-maio-2016

 

Scroll To Top