Domingo , Julho 22 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Chile também candidato a integrar mundial em 2019
Chile também candidato a integrar mundial em 2019

Chile também candidato a integrar mundial em 2019

 

O Chile está perto de fechar um acordo como o Promotor do WRC para se juntar ao calendário do Campeonato do Mundo de Ralis para a temporada de 2019. O Rally Gran Premio de Concepción –
percorrido nas imediações da cordilheira dos Andes e que será disputado naquele país sul-americano uma semana antes do próximo ano Rally Argentina, será alvo de avaliação pelos observadores da FIA que decidirão se o mesmo reúne o caderno de encargos exigido pela Federação Internacional que lhe permite ser a 14.ª prova pontuável do calendário 2019.

O promotor do WRC, Oliver Ciesla, afirmou que: “Estamos muito perto de um acordo. Este seria um rali baseado em estradas florestais muito suaves e agradáveis, em especais que vão desde o nível do mar até aos 2000 metros de altitude junto das montanhas nos Andes. Pelo que vimos, o Chile não estará, de modo algum, atrás de alguns dos eventos que fazem parte do calendário do WRC “.

O organizador do Rally Chile, Sebastian Etcheverry, delineou os benefícios que seu país e sua prova poderiam trazer para aquelas paragens: “Os Ralis é o segundo maior desporto no Chile atrás do futebol. Organizamos o nosso campeonato – o RallyMobil há 18 anos e uma prova pontuável para WRC é o nosso próximo passo. Estamos prontos para isso. As nossas especiais – que são principalmente largas e rápidas – são provavelmente as melhores superfícies do mundo para ralis: temos muitas estradas florestais e eles precisam ser mantidos com terra compacta para permitir que os carrois passem em diferentes condições climáticas. Em Concepcion vivem cerca de dois milhões de pessoas com muitos hotéis e infra-estruturas”.

A candidatura da Croácia parece estar a perder fulgor, com os organizadores da prova a encontrarem muitas dificuldades em disputar o “seu” Rali em setembro (exigência da FIA), motivo pelo qual (por exemplo) o Rally Marmaris na Turquia já fará parte do calendário em 2019, após a “despromoção” do Rali da Polónia para o ERC.

O Japão é outro país que promove a sua inclusão do calendário em 2019. Um Rali baseado em Toyota City perto de Nagoya na ilha principal do país do sol nascente, está também trabalhando com o promotor para encontrar um lugar no calendário do WRC. A própria Toyota é entendida como a principal impulsionadora deste evento: pisos bastante duros e rápidos, num esforço que visa a sua integração antes dos Jogos Olímpicos 2020 de Tóquio.

Ciesla também acrescentou que outro Rali de asfalto na Europa não está no topo de sua agenda: “Construir o calendário é um portefólio. Não precisamos de 13 provas de asfalto na Europa e não preciso de 13 vezes a “herança” dos Ralis de Monte Carlo, Rally GB ou da Finlândia: o calendário não pode ser uma escassez de património. E as provas em asfalto disputadas na Europa não são assim tão escassas “.

Leia mais em: http://www.rallymobil.cl/oliver-ciesla-estamos-muy-cerca-d…/

Video resumo do RallyMobil Concepcion 2017:https://www.youtube.com/watch?v=z7DbPPgqqvo 

 

CARLOS DA SILVA

 

Scroll To Top