Domingo , Dezembro 17 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / CITROËN C3 R5 CAUSA SENSAÇÃO NO RALI DO VAR
CITROËN C3 R5 CAUSA SENSAÇÃO NO RALI DO VAR

CITROËN C3 R5 CAUSA SENSAÇÃO NO RALI DO VAR

  • Evoluindo nos troços do Rali do Var, última prova do Campeonato de França de Ralis, o novo Citroën C3 R5 atraiu sobre si todas as atenções.
  • Aos seus comandos, Yoann Bonato e Benjamin Boulloud aproveitaram a totalidade das 3 etapas da prova para dar continuidade aos testes de desenvolvimento.

Após diferentes sessões de testes realizadas em pisos de asfalto e em terra, o Citroën C3 R5 fez a sua primeira aparição pública abrindo os troços do Rali do Var, prova pontuável para o campeonato francês da modalidade. Tendo-se já sagrado Campeões de França, após alcançarem quatro vitórias aos comandos de um DS 3 R5, Yoann Bonato e Benjamin Boulloud comemoraram os seus títulos estreando o novo produto da competição cliente da Citroën Racing.

 

Na rampa de partida, ao longo das especiais ou no Parque de Assistência, o novo Citroën C3 R5 esteve no centro das atenções, sendo bastante aplaudido pelo público, seduzido por sua inovadora decoração, bem como e em especial, pelos profissionais dos ralis – entre preparadores, pilotos, navegadores e jornalistas – que se aglomeravam para ver em detalhe a nova proposta da Citroën Racing para a categoria R5.

Tecnicamente, o C3 R5 viu-se dotado, pela primeira vez, do comando de transmissão manual, imposto por uma recente mudança no regulamento, novidade que satisfez Yohann Bonato, permitindo-lhe terminar as 14 classificativas da prova sem registar o menor problema.

Após esta bem sucedida participação, o trabalho de desenvolvimento de engenheiros e pilotos irá continuar com novas sessões de testes, destinadas a apurar a sua fiabilidade e performance, antes da submissão do modelo ao processo de homologação da FIA.

 

 

 

O QUE ELES DISSERAM

 

Yves Matton, Diretor da Citroën Racing: “Após a excelente temporada que fez no Campeonato de França era lógico que Yoann Bonato estivesse ao volante do R5 C3 nesta sua primeira aparição pública. Trocando-se a habitual ‘camuflagem’ por uma decoração que enfatizou o design do carro, desencadeamos uma onda de entusiasmo entre o público, bem como entre os muitos potenciais clientes, que se mostraram muito interessados neste produto. Estes três dias de testes em grande escala ajudaram a confirmar os ensinamentos obtidos nos anteriores testes de desenvolvimento, alcançando-se um novo e importante patamar. A equipe técnica irá, agora, continuar a trabalhar na mesma direção, para que possamos propor um produto totalmente à medida dos nossos clientes.”

 

Pierre Budar, Diretor de Desenvolvimento de Veículos Competição-Cliente: “Para além do interesse suscitado junto do público e entre a comunidade do automobilismo, esta participação no Rali de Var trouxe-nos uma enorme satisfação em termos técnicos. Sem encontrar problemas de fiabilidade, fomos capazes de trabalhar com serenidade em diferentes configurações, adaptando o carro aos diferentes tipos de estrada, umas vezes suaves, outras muito acidentadas. A variedade de condições e as situações específicas da competição permitiram-nos testar e também validar os vários pontos com uma determinada certeza. O primeiro vislumbre do seu nível de performance, em comparação com os outros modelos da categoria R5, também é positivo.”

 

Yoann Bonato: “Não tivemos qualquer pressão da concorrência, pelo que nos divertimos muito ao volante do Citroën C3 R5 no fim de semana. O produto já se encontra muito desenvolvido e a variedade de estradas do Rali do Var permitiu-nos experimentar diferentes regulações. O carro responde de modo consistente às alterações feitas, um ponto muito importante num produto de competição cliente. Estou muito orgulhoso ter sido escolhido pela Citroën Racing para esta operação e estou ansioso por ver o C3 R5 nos próximos testes”.

 

Scroll To Top