Segunda-feira , Setembro 25 2017
ÚLTIMAS
Home / BLOG / Clube Escape Livre apoia jovens no Ski
Clube Escape Livre apoia jovens no Ski

Clube Escape Livre apoia jovens no Ski

O Clube Escape Livre está a apoiar dois jovens promissores no ski – Maria e Francisco Moreira -que têm participado e até obtido resultados relevantes nas provas nacionais e internacionais. O clube da Guarda considera que integrando-se numa região de neve e com possibilidade de realizar desportos de inverno, este deverá ser também uma forma de divulgar a Guarda e a Serra da Estrela, além de todas as potencialidades turísticas.

Os irmãos Maria e Francisco Moreira, de 11 e 14 anos, respetivamente, apresentam já resultados que revelam o seu trabalho e a evolução neste desporto. Exemplo disso é vitória mais recente de Maria Moreira no Open Nacional em pista sintética na categoria de “flocos” que decorreu a 17 de Novembro, na pista do Ski Parque em Manteigas.

Com a temporada a meio, Maria Moreira, do Clube Desportivo e Cultural de Vale Formoso, deslocou- se também recentemente à estância de esqui de La Covatilla, perto de Bejar para competir no II Trofeo Alevín “Sierra de Béjar” organizado para assinalar o World Snow Day. Nesta primeira internacionalização desportiva, a atleta de Manteigas não teve tarefa fácil uma vez que “a experiência ainda não é muita. Em Bejar competi com colegas que conseguem treinar sempre em pista de neve o que para mim se torna muito difícil.” Mesmo assim, e apesar de não ter conseguido chegar à final, Maria Moreira ainda venceu uma das séries de apuramento. No palmarés desportivo, Maria Moreira já conquistou o título de Campeã Nacional em pista sintética em 2011-2012 e Campeã Nacional em ski alpino na pista da Torre, na temporada 2012-2013.

Por seu lado, Francisco Moreira integrou, uma vez mais, a Seleção Nacional de Ski que se deslocou a Arcalís de Vallnord, em Andorra, e participou, pela terceira vez consecutiva, na edição do Troféu Borrufa, de 27 a 30 de janeiro, considerado uma das competições mais importantes e prestigiadas do calendário da Federação Internacional de Ski (FIS) – Circuito de esqui alpino internacional. Nesta prova participaram 26 países e mais de 200 atletas em diferentes modalidades de esqui alpino distribuídos pelas classes de Sub 16 e Sub 14.

Francisco Moreira obteve a 54ª posição no Slalon Gigante, 45ª em Slalon e 59ª em Super Gigante na classe Sub 16. O jovem destaca a importância de uma equipa portuguesa na nesta prova e recorda que Portugal é um país, “onde as condições de treinos estão sempre dependentes das condições climatéricas. Todos nós treinamos o melhor possível durante o ano e as comparações possíveis com os resultados de outros atletas não pode ser feita de igual modo.”

Francisco Moreira é detentor de três títulos absolutos alcançados no Troféu de Outono e o título de Campeão Nacional de Pista Sintética na temporada 2011/2012. A mais recente competição, que decorreu na pista Ski Parque em Manteigas, permitiu ao atleta obter a revalidação do título na categoria Sub 16, tendo-se classificado no 2º lugar na geral.

A próxima participação dos jovens acontece já no dia 1 de março, na zona da Torre da Serra da Estrela, se as condições forem favoráveis. O agendamento das restantes provas depende dos resultados da delegação portuguesa nos jogos olímpicos de inverno, que estão a decorrer na Rússia, até 23 de fevereiro.

 

Scroll To Top