Segunda-feira , Dezembro 11 2017
ÚLTIMAS
Home / BREVES / Clube Escape Livre apresentou os seus 30 Anos de História
Clube Escape Livre apresentou os seus 30 Anos de História

Clube Escape Livre apresentou os seus 30 Anos de História

 

 

O livro “Clube Escape Livre – 30 Anos de História” foi apresentado na Biblioteca Municipal Eduardo Loureço, na Guarda. O livro resume, em textos e imagens, três décadas de uma história que começou em 1986, com a constituição de uma associação, chegando a 2016 com uma perspectiva de futuro.

Na história e nas memórias desta associação da Guarda estão centenas de eventos que mobilizaram milhares de pessoas em torno do automóvel e sobretudo da região da Guarda, mas também um pouco de norte a sul do país, com algumas ingressões à vizinha Espanha e até ao norte de África. A obra não conseguiu, ainda assim, reflectir todos os eventos organizados ou co-organizados pelo clube da cidade mais alta.

Na apresentação, Rui Isidro, director da Rádio Altitude, onde nasceu o programa que daria origem ao Clube, lembrou alguns momentos chave do nascimento desta associação da Guarda e afirmou: “A vantagem de ser um livro de história contemporânea é que não se pode dizer muito acerca dele. Muita desta história é vivida por nós todos, de diferentes gerações, interesses e profissões, mas nós todos, de forma directa ou indirecta, estamos nas páginas deste livro.”

Joaquim Lacerda, ex-governador civil da Guarda, preferiu destacar o extraordinário trabalho de uma associação em prol da sua cidade, do seu distrito e da sua região, dizendo que “o livro representa uma longa actividade de promoção. O Clube, ao longo destes 30 anos, sempre se preocupou por promover, sobretudo às pessoas de fora da Guarda, a região, levando-as a todos os concelhos e aos sítios mais bonitos de cada concelho, mostrando a sua gastronomia, artesanato e mostrando tudo o que temos de bom nesta região e que muitas vezes não nos damos conta.”

Finalmente, o autor António Catarino salientou: “Pessoalmente foi uma responsabilidade acrescida tentar condensar nas páginas do livro uma história feita de acontecimentos, de iniciativas diversas, algumas aventuras que foram consolidando a imagem do Escape Livre ao longo destes 30 anos. Um clube é um projecto invulgar, mesmo ao nível nacional, e conseguiu trazer à Guarda iniciativas extremamente marcantes, figuras importante da vida nacional e sobretudo divulgar e promover o distrito. Para mim foi também uma satisfação interior porque acompanhei a par e passo esses 30 anos”.

Com a assinatura de António Catarino e prefácio de Hermínio Loureiro, ambos com relação de amizade com o clube há décadas, esta obra tenta condensar, em 160 páginas, os principais momentos e eventos, curiosidades, participações, opiniões e memórias da actividade desenvolvida sobretudo em torno do automóvel, tanto ao nível de provas desportivas como de passeios turísticos no todo terreno.

Na realização do livro participaram ainda os colaboradores do Clube, Susana Costa, na pesquisa em arquivo, selecção de informação e redacção de textos, e Rafael Gomes, no grafismo e selecção de fotos.

O livro “Clube Escape Livre – 30 Anos de História” tem 160 páginas em tamanho A4, com capa dura. O livro tem um PVP de 10 euros quando adquirido presencialmente no Clube. Em caso de envio por CTT, a este valor acrescem 4,5€. Posteriormente estará à venda em alguns pontos de distribuição pelo valor de 20€.

 

 

Scroll To Top