Quarta-feira , Dezembro 13 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / CRAIG BREEN DOMINADOR NO RALI DE MORTÁGUA
CRAIG BREEN DOMINADOR NO RALI DE MORTÁGUA

CRAIG BREEN DOMINADOR NO RALI DE MORTÁGUA

 

  • Craig Breen/Andy Hayes venceram 7 dos 8 troços do Rali de Mortágua, penúltima prova do Campeonato Nacional de Ralis 2017.
  • De regresso a Portugal, mas agora em representação do Citroën Vodafone Team, o habitual piloto oficial da Citroën Racing no WRC fez uma prova de trás para a frente, recuperando todo o tempo perdido na véspera, ainda o rali não tinha verdadeiramente começado, e terminando com uma vantagem significativa.
  • Através do DS 3 R5 com as cores nacionais, a Citroën inscreveu, assim, o seu nome no palmarés de uma prova que lhe faltava no seu palmarés dos ralis em Portugal.

Depois do 5º lugar conquistado no Vodafone Rali de Portugal, Craig Breen regressou ao nosso país para conquistar uma saborosa vitória, desta vez no Rali de Mortágua, prova organizada pelo Clube Automóvel do Centro. Desta feita em pisos de terra, o piloto irlandês, aqui navegado pelo seu compatriota Andy Hayes, foi o mais rápido em 7 das 8 Especiais da prova, isto apesar de ter sofrido um pequeno revês na véspera, que o atrasou na chegada ao 1º lugar.

Um teimoso problema com os travões, ainda o rali não tinha verdadeiramente arrancado para a estrada, levava-o Citroën DS 3 R5 “Campeão Nacional”, aqui com o nº 39 nas portas, a penalizar com 50 segundos à entrada para o 1º troço, os 1,86 km da Super Especial de Mortágua. Disputado na noite de ontem, este troço espectáculo desenhado no centro da cidade, serviu para uma verificação de que tudo estaria já ok para se iniciar o ataque no dia seguinte, terminando como os 3ºs mais rápidos.

Foi com um esse espírito de assalto ao 1º lugar que a dupla irlandesa abordou a ronda da manhã, começando por ganhar 7,1s ao então líder da prova, no troço de Mortágua/Calvos (11,67 km), para depois, em Póvoa do Sebo 1 (15,71 km), amealharem menos 12,9s do que o seu adversário, entrando nos lugares do pódio.

À entrada de Felgueira 1 (17,98 km), Breen já estava a 22,6s do 1º lugar, troço em que foi buscar mais 19,8s, não só subindo mais um lugar na classificação, colocando, assim, o DS 3 R5 preparado pela Sport & You a uns meros 2,8s da liderança.

Iniciada a ronda da tarde, Breen e Hayes voltavam a ser os mais rápidos em Mortágua/Calvos, tirando 1,4s ao tempo da manhã, troço em que o ponto alto foi a ascensão ao 1º lugar, posição de onde mais não sairiam. Em Póvoa do Sebo 2 e Felgueiras 2, o DS 3 R5 da Citroën Vodafone Team foi, de novo, o mais lesto, troços em que tiraram, respectivamente, 5,6s e 4,5s aos tempos registados na primeira ronda, pelo que à entrada do último troço do rali, a vantagem sobre o líder ascendia aos 21,8s.

A vitória no Rali de Mortágua ficava assegurada no final da terceira passagem por Mortágua/Calvos resultado que deu, assim, à marca do double chevron o acesso à galeria de vencedores de uma prova que faltava no seu palmarés, ainda para mais com um nome improvável há pouco mais de um mês: Craig Breen, que aqui surgiu em representação da equipa Citroën Vodafone Team ao volante de um DS 3 R5, carro que, num passado não muito distante, contribuiu para a sua ascensão ao seio da elite dos pilotos do Mundial de Ralis.

No final da prova, Craig Breen comentou que “foi uma experiência muito positiva! Divertimo-nos imenso, mas tivemos que atacar para chegar à vitória. Foi um rali interessante e tive um enorme prazer em fazer parte da estrutura do Citroën Vodafone Team. A Sports & You entregou-me um excelente DS3 R5, unidade que, apesar dos anos, continua a ser um carro ganhador.

Quanto a José Pedro Fontes, mentor deste processo de garantir para o seu habitual carro dois pilotos da Citroën Racing – Stephane Lefebvre esteve na Madeira e Craig Breen aqui em Mortágua – referiu: “resultado final foi óptimo e era aquele que ambicionávamos. É muito importante para nós, apesar do meu afastamento, que o Citroën Vodafone Team possa manter-se em actividade, ainda para mais a este nível. Para nós foi óptimo e sei que o Craig Breen também regressa a casa com vontade de voltar ao nosso campeonato. Isso é excelente.

Para além da Citroën e da Vodafone, com o estatuto de Patrocinador Principal da equipa no CNR 2017, são também parceiros a Milaneza, ExpressGlass e a Total. A preparação da viatura está a cargo da Sports & You.

 

RALI DE MORTÁGUA – CLASSIFICAÇÃO FINAL (provisória):

1 Citroën Vodafone Team – Craig Breen/Andy Hayes, Citroën DS3 R5, 1h04m03,1s

2 Sports & You – Carlos Vieira/Jorge Carvalho, Skoda Fabia R5, a 27,3s

3 Pedro Meireles/Mário Castro, Skoda Fabia R5, a 40,3s

4 Miguel Barbosa/Miguel Ramalho, Skoda Fabia R5, a 1m53,0s

5 Diogo Salvi/Carlos Magalhães, Skoda Fabia R5, a 5m04,1s

 

 

Scroll To Top