Segunda-feira , Setembro 25 2017
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / Desafio Mazda prepara época plena de sucesso no seu 10º aniversário
Desafio Mazda prepara época plena de sucesso no seu 10º aniversário

Desafio Mazda prepara época plena de sucesso no seu 10º aniversário

 

Quando no próximo dia 26 de Maio se iniciar a Baja Capital dos Vinhos de Portugal, a disputar no Alentejo, na região de Reguengos de Monsaraz, estará também dada a partida para aquela que será a 10ª temporada do Desafio Mazda, desde o início patrocinada pela Total, e que se mantém como uma iniciativa única no panorama do todo-o-terreno nacional, proporcionando, ao longo dos anos, um crescente grau de competitividade e interessantes lutas no seio do seu pelotão e até, por diversas vezes, em termos de geral das provas que integra.

Ponto fundamental nesta competição relaciona-se directamente com a promoção que é feita à disciplina do Todo-o-Terreno, à qual a Mazda está ligada de forma indelével. Assim, as bases da competição monomarca não sofrem alterações destacando-se, neste plano, o relevante lote de prémios que ascende a 53.500 Euros, divididos entre prémios por prova e no final da temporada.

No final de uma das temporadas mais disputadas de que há memória, o pódio final do Desafio Total/Mazda 2016 coroou como “Campeões” a dupla Etelvino Carvalho / João Penedo, um título que o primeiro já havia saboreado em 2013, mas que foi uma estreia para o seu co-piloto. A enorme regularidade ao longo da temporada permitiu-lhes saborear essa subida ao lugar mais alto de um pódio que, a secundá-los, se gravou, nas respectivas categorias de Pilotos e Navegadores, os nomes de Tiago Avelar e Pedro Dias da Silva (com 1 mero ponto a separá-los), e José Janela e Silva Santos.

Para a história e palmarés das provas ficaram as vitórias de Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira em Reguengos, de Pedro Dias da Silva/José Janela nas Bajas do Pinhal e de Portalegre e de João Rato/Vitor Hugo em Idanha-a-Nova. Já Etelvino Carvalho, com um forte acumulado pontual à entrada da derradeira prova do ano, garantia o seu sucesso no final de uma muito dura edição das 24 Horas Vila de Fronteira, a festa do todo-o-terreno que tradicionalmente encerra o Desafio e a própria modalidade no nosso país. Uma vitória que lhe garantia a merecida revalidação de um título que já fora seu.

Os respectivos troféus aos vencedores e vencidos da pretérita temporada foram hoje entregues em cerimónia dedicada, realizada na Fábrica Militar de Braço de Prata, na zona oriental de Lisboa, pelos responsáveis da Mazda Motor de Portugal e da Total Portugal Petróleos. Um palco improvisado onde também se premiou Etelvino Carvalho como “Melhor Preparador”, do seu próprio Mazda Proto, entregando-se o galardão de “Melhor Concessionário Mazda” à Elpídio & Horácio.

A temporada de 2017 com algumas novidades
Encerrada esta 9ª temporada, eis que o Desafio Total/Mazda atinge o número redondo das 10 edições, uma vez mais associando os Lubrificantes Total, agora através da recém-constituída nova representante nacional, à Mazda, nesta aposta conjunta de sucesso no todo-o-terreno nacional, projecto que continua a ter a EuropAssistance e a Avivar como parceiros.

O Desafio Total/Mazda 2017 demarca-se das temporadas anteriores através de algumas novidades, como sejam as mexidas ao nível do Regulamento nos capítulos referentes às pontuações, passando as equipas ter uma motivação adicional com a atribuição de um ponto extra para o melhor classificado no Prólogo e em cada Sector Selectivo.

Relativamente às provas, mantém o programa desportivo já apresentado em 2016, contemplando cinco provas: Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, Baja TT do Pinhal, Baja TT de Idanha, Baja TT e 24 Horas TT Vila de Fronteira.

Relativamente a mais uma temporada do Desafio Total/Mazda, José Santos, responsável da Mazda Motor de Portugal pela competição, sublinha que: “é com enorme agrado que a Mazda e a Total voltam a dar corpo a esta competição que já criou raízes no panorama do TT Nacional. Ao longo dos anos o Desafio foi evoluindo e a verdade é que 2016 foi a época em que contámos com mais equipas e, consequentemente, com maior competitividade. O ano de 2017 promete e foi no sentido de incrementar a animação em torno da nossa competição que promovemos algumas mudanças que, a nosso ver, vão apimentar, ainda mais o Desafio Total/Mazda.”

Acrescente-se que decorrente do interesse e procura registados para a potencial aquisição de novos kits Mazda CX-5, com que se revestem os Mazda Proto, é expectável um número de inscritos superior ao do ano findo. Quanto a nomes e numa altura em que estamos a mais de dois meses do início da temporada, é ainda um pouco cedo para afirmar, com uma certeza absoluta, que nomes se irão manter no plantel do Desafio e que novos outros poderão surgir para tentar o assalto ao título de 2017 e, assim, inscrever o seu nome no palmarés da iniciativa.

Calendário, pontuações e prémios em jogo

Garantida estará, assim, a competitividade nas cinco provas que fazem parte do Calendário do Desafio Total/Mazda 2017, sendo a seguinte a sua estrutura:

Data – Prova – Organizador
26 a 28 Maio – Baja Capital dos Vinhos de Portugal – S. A. Reguenguense

16 a 17 Junho – Baja TT do Pinhal – Escuderia Castelo Branco

08 a 09 Setembro – Baja TT de Idanha-a-Nova – Escuderia Castelo Branco

26 a 28 Outubro – Baja TT Portalegre 500 – ACP Motorsport

23 a 26 Novembro – 24 Horas TT Vila de Fronteira – ACP Motorsport

Em termos de Pontuações, voltam a dividir-se pelo top 10 de cada prova, com 25, 18 e 15 pontos, respectivamente, para os lugares do pódio das quatro Bajas, sendo atribuídos aos restantes, por ordem de classificação, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 pontos. Em Fronteira os pilotos terão de atingir o final das 24 Horas para alcançarem a totalidade de pontos em jogo, prova em que a vitória valerá 50 pontos, o 2º lugar 36 pontos e o 3º atribuirá 30 pontos (mais 5 pontos do que uma vitória numa Baja). As restantes pontuações têm a mesma estrutura das bajas tradicionais, mas duplicando-se os pontos atribuídos.
Novidade neste capítulo são as Pontuações Extra, com a dupla mais rápida em cada Prólogo de todas as Bajas a obter 1 ponto, tal como acontecerá com as equipas que fizerem os melhores tempos em cada uma das Especiais (SS) das provas, valendo-lhes 1 ponto por SS (nota: excepto 24 Horas TT Vila de Fronteira).

O Pacote de Prémios para o presente ano é de novo significativo, com um total de 53.500 euros em jogo. Contempla 6.000 euros para cada Baja, 1.500 dos quais para o piloto vencedor, montantes que duplicam em Fronteira. No final do ano os orçamentos dos cinco primeiros Pilotos classificados no Desafio 2017 ver-se-ão contemplados com 6.500 euros para o ‘Campeão’, 5.000 para o 2º classificado e 3.000 para o 3º, 1.750 para o 4º e 1.250 euros para o 5º mais pontuado.

Para além das taças entregues a todos os pilotos e navegadores classificados, por prova e no evento de consagração, destacam-se os denominados “Prémios Prestigio” que premeiam o “Melhor Concessionário Mazda” e o “Melhor Preparador”, ambos inerentes à equipa que vier a sagrar-se vencedora.

Classificações do Desafio Total/Mazda 2016

Pilotos:
Campeão: Etelvino Carvalho, 110 pontos; 2º Tiago Avelar, 81; 3º Pedro Dias da Silva, 80; 4º João Pedro Pais, 60; 5º João Rato, 40; 6º Rui Lopes, 38; 7º Francisco Gil, 33; 8ºs Jorge Cardoso e Pedro Oliveira, 25; 10º Floriano Roxo, 18; 11º Pedro Salgueiro, 8; 12º Bruno Rodrigues, 6; 13º Bruno Oliveira, 0.

Navegadores:
Campeão: João Penedo, 60 pontos; 2º José Janela, 50; 3º Silva Santos, 45; 4º Vitor Hugo, 40; 5º Pedro Marcão, 36; 6º Filipe Rasteiro, 33; 7ºs Joaquim Norte e Ricardo Oliveira, 25; 9ºs Nuno Roxo e Luis Ferreira, 18; 11º Gonçalo Pires, 8; 12º Jorge Claro 6; 13º Paulo Marques, 0.

Palmarés do Desafio Total/Mazda
Ano Piloto Navegador
2016 Etelvino Carvalho João Penedo
2015 João Rato João Ratinho
2014 Carlos Pinto Miguel Sanchez
2013 Etelvino Carvalho Nuno Gonçalves
2012 João Rato José Motaco
2011 João Rato José Motaco
2010 João Pais João Rato
2009 João Pais –
2008 Bruno Oliveira –

Nuno Dinis

 

Scroll To Top