Quarta-feira , Outubro 18 2017
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / DS VIRGIN RACING INICIA EM HONG KONG A 3ª TEMPORADA DE FÓRMULA E
DS VIRGIN RACING INICIA EM HONG KONG A 3ª TEMPORADA DE FÓRMULA E

DS VIRGIN RACING INICIA EM HONG KONG A 3ª TEMPORADA DE FÓRMULA E

No pódio da edição de 2015/2016 do Campeonato FIA de Fórmula E, a DS Virgin Racing inicia a sua 3ª temporada já no próximo domingo, dia 9 de Outubro, em Hong Kong.

A DS Virgin Racing fará alinhar o monolugar DSV-02 equipado com um novo motor elétrico, uma caixa de velocidades de três relações e uma aerodinâmica evoluída.

Ao lado de Sam Bird, que fará a sua terceira temporada com a equipa, a DS Virgin Racing inscreve José María López, o triplo Campeão do Mundo do WTCC*.

 

Presente desde a corrida inaugural de Fórmula E em 2014, a equipa Virgin Racing está associada à DS Performance desde o ano passado, uma primeira colaboração que permitiu à equipa baseada em Londres terminar no 3º lugar da Classificação por Equipas, registando uma vitória e quatro pole-positions.

Como início da sua terceira temporada no Campeonato FIA de Fórmula E, a DS Virgin Racing desvendou o DSV-02 em Estreia Mundial durante o Salão Automóvel de Paris. De acordo com a regulamentação, a DS Performance desenvolveu um motor elétrico associado a uma caixa de velocidades de três relações. A competência da Marca francesa e a experiência adquirida na temporada passada permitiram, igualmente, fazer evoluir a suspensão traseira e o interface eletrónico. A decoração do monolugar, igualmente nova, pode ser descoberta neste vídeo.

É em Hong Kong, num circuito traçado junto ao porto que todos os pilotos irão descobrir pela primeira vez, que tem início esta temporada, numa volta ao mundo de 12 corridas, disputadas em quatro continentes. Este primeiro encontro, já com lotação esgotada, desenrolar-se-á no domingo (dia 9), numa corrida cuja partida será dada pelas 15h00 locais (08h00 em Portugal). No final das 45 voltas a um traçado de 1,86 km decidir-se-á o vencedor desta prova que será difundida em direto nas cadeias de televisão do mundo inteiro.

Ao lado do britânico Sam Bird, a DS Virgin Racing celebra a chegada do argentino José María López, triplo Campeão do Mundo em título do FIA WTCC*. Antes de se tornar a referência nos Carros de Turismo, o piloto argentino brilhou nos monolugares, contando uma vitória na GP2 e várias participações em sessões de testes de Fórmula 1.

Presente à partida de cada uma das corridas desde a criação do Campeonato de Fórmula E, Sam Bird (29 anos) mostra-se impaciente por começar esta terceira temporada com a DS Virgin Racing: «Tenho a sensação de que a equipa realizou um trabalho extraordinário na preparação desta nova campanha. A tendência era já muito positiva durante as nossas últimas corridas, pelo que cabe-nos, agora, converter estes progressos e todo este trabalho em vitórias, pois penso que o nosso DSV-02 será capaz de lutar pelo título nesta temporada. Em Hong Kong, o objetivo será marcar, desde já, muitos pontos!»

José María López será um dos estreantes nesta temporada de Fórmula E. Competitivo nos monolugares, antes de conquistar três títulos mundiais no WTCC entre 2014 e 2016*, o argentino de 33 anos lança-se agora num novo desafio com a DS Virgin Racing: «A Fórmula E é uma categoria que possui uma amplitude excecional no mundo dos desportos motorizados. Para mim, é uma etapa importante e um verdadeiro desafio a enfrentar. Trabalho já com a DS Virgin Racing desde há algumas semanas, para melhor preparar as minhas primeiras corridas e estou convencido de que, juntos, poderemos fazer grandes coisas. Sinto-me impaciente por perceber onde nos situamos, relativamente à concorrência. Iniciar a temporada num traçado que todos irão ter que descobrir vai, sem dúvida, tornar a minha estreia um pouco menos complicada, mas vou ter que aprender depressa e bem!»

Também Alex Tai, Diretor da Virgin Racing, não esconde também a sua impaciência: «Os nossos pilotos, engenheiros e as equipas da DS Performance trabalharam de uma forma extremamente dura neste Verão para tornarem a nossa equipa ainda mais competitiva, num campeonato cada vez mais disputado. Creio, sinceramente, que criámos um conjunto formidável. Tenho desde já que agradecer a cada um dos membros da nossa equipa pela sua implicação na preparação desta terceira temporada. Agora, vamos para a pista pois estamos impacientes por defrontar a concorrência.»

Diretor da DS Performance, Xavier Mastelan Pinon acrescenta: «Aprendemos imenso na temporada passada. A natureza inovadora deste campeonato significa que estamos a evoluir num terreno de descobertas. Pudemos ver que houve um aumento substancial em termos de performances durante os testes, com a evolução dos grupos motopropulsores e da eletrónica associada. Igualmente importante, vimos já o resultado disso em termos tecnológicos para a marca DS. O nosso objetivo é demonstrar que as nossas escolhas técnicas são competitivas. A melhor das provas da justeza do nosso trabalho é brilhar em competição. É isso o que nós iremos procurar fazer ao longo desta terceira temporada de Fórmula E.»

Diretor Técnico da DS Performance, Thomas Chevaucher abre o livro, após muitos meses de desenvolvimento do DSV-02: «Este é um carro totalmente novo. Mudámos completamente o motor, a caixa de velocidades, as peças satélites e a sua integração na traseira do monolugar. Não podemos revelar muito, até porque tudo continua escondido debaixo do capot, mas sempre podemos adiantar que optámos por uma transmissão de três relações. Com a caixa de velocidades, é importante encontrar um compromisso entre a performance e a fiabilidade. A Fórmula E é única por diversas razões: uma delas é que nós não construímos um monolugar completo, apenas construímos segmentos, como o grupo motopropulsor. Utilizamos também uma tecnologia inovadora, que ninguém ainda testou e Hong Kong será uma primeira ocasião para aquilatar os nossos progressos.»

Para participar plenamente nos sucessos deste início de temporada da DS Virgin Racing, todos podem votar para atribuir um FanBoost a Sam Bird ou a José María López. Para tal há que recorrer à aplicação oficial, o site de internet www.fiaformulae.com/fanboost, ou através do Twitter ou do Instagram, enviando o hashtag #Fanboost seguido por #SamBird ou #JoseMariaLopez. Na temporada passada, a DS Virgin Racing foi a equipa que recebeu mais #Fanboost!

* sob reserva da publicação oficial dos resultados da temporada de 2016

 

CAMPEONATO FIA FORMULA E 2016/2017

HONG KONG (Corrida 1 de 12)

 

PROGRAMA

Sábado, 8 de Outubro de 2016

Shakedown – 15h00 (08h00 em Portugal Continental e Madeira)

 

Domingo, 9 de Outubro de 2016

Treinos Livres 1 – 08h00 (01h00)

Treinos Livres 2 – 10h30 (03h30)

Qualificações – Grupo 1 – 12h00 (05h00)

Super Pole – 12h45 (05h45)

Corrida – 16h00 (09h00)

 

Scroll To Top