Terça-feira , Agosto 14 2018
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / Dupla João Rato e João Ratinho vencem Desafio Total Mazda em Idanha
Dupla João Rato e João Ratinho vencem Desafio Total Mazda em Idanha

Dupla João Rato e João Ratinho vencem Desafio Total Mazda em Idanha

A terceira das cinco provas que fazem parte do calendário do Desafio Total Mazda 2015 teve lugar este fim-de-semana na região da Beira Baixa, tendo como centro nevrálgico Idanha-a-Nova. A ronda levada a cabo pela Escuderia Castelo Branco contou com enorme animação proporcionada pelos pilotos do Desafio, que se bateram do primeiro ao último quilómetro na luta pela vitória, que acabou por sorrir a à dupla João Rato/João Ratinho. De referir também que dos quatro Mazda Proto que alinharam na prova, todos conseguiram chegar ao final, facto assinalável dada a dureza desta Baja.

A equipa alentejana no Mazda Proto apoiado pelo concessionário Mazda Hydraplan levou a melhor sobre os demais, com um ataque forte no segundo Sector Selectivo que lhes permitiu ascender do segundo ao primeiro lugar no Desafio, por troca com Bruno Oliveira. Com este resultado, João Rato começa a ficar destacado na liderança da classificação da competição levada a cabo pela Mazda Motor de Portugal e pela Total, ele que em três provas soma dois triunfos e um segundo lugar.

No final desta Baja TT Idanha-a-Nova João Rato revelava a sua satisfação com o resultado obtido, esclarecendo que “este é um excelente resultado para nós e um merecido prémio para toda a equipa. De manhã tivemos um problema de excesso de pressão do no turbo, mas a equipa técnica resolveu tudo e a verdade é que na segunda metade atacámos para poder lutar pela vitória, mesmo com a caixa de velocidades a dar algumas dores de cabeça. Foi um dia duro, mas o resultado foi óptimo. Estamos todos de parabéns.”

Quanto a Bruno Oliveira/Paulo Marques, depois de terem dominado toda a manhã, na segunda metade da prova acabaram por ver-se ultrapassados por João Rato. “Fizemos o que pudemos, mas quando percebi que ele estava muito mais rápido optei por não correr mais riscos. Tenho que dar os parabéns à minha equipa, mas também ao João Rato que fez uma corrida soberba,” esclareceu o piloto.

Apostado em fazer quilómetros e ganhar uma maior habituação ao Mazda Proto, Etelvino Carvalho, acompanhado por Pedro Marcão, assegurou a terceira posição, esclarecendo que “foi uma prova dura. Tivemos uma saída de estrada de manhã e ficámos fora da pista durante mais de 12 minutos. Esse percalço acabou por ditar o nosso resultado…”

Apesar de terem terminado a prova, a dupla Rui Lopes/Francisco Cabral acabou por ser excluída da classificação por terem excedido o tempo máximo para cumprir o segundo Sector Selectivo, na sequência de problemas mecânicos que os atrasaram de sobremaneira.

Com este resultado; João Rato está mais destacado na liderança do Desafio Total Mazda 2015, totalizando 68 pontos, contra 40 de Etelvino Carvalho que é o segundo classificado. No terceiro posto está Bruno Oliveira com 18 pontos. O Desafio Total Mazda prossegue com a disputa da Baja 500 Portalegre (ACP), que estará na estrada entre os dias 22 e 24 de Outubro.

Classificação – Desafio Total Mazda
1º João Rato/João Ratinho (Hydraplan), 5h53m51s
2º Bruno Oliveira/Paulo Marques (Mazda Proto/Hydraplan), 5h57m57s
3º Etelvino Carvalho/Pedro Marcão (Mazda Proto/Elpídio e Horácio), 6h02m07s

Desafio Total Mazda (Após 3 provas)
1º João Rato, 68 pontos
2º Etelvino Carvalho, 40 pontos
3º Bruno Oliveira, 18 pontos

 

Scroll To Top