Terça-feira , Novembro 13 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / DUPLAS CITROËN ENTRAM NO RITMO
DUPLAS CITROËN ENTRAM NO RITMO

DUPLAS CITROËN ENTRAM NO RITMO

Realizada sob tempo quente e ensolarado, o Shakedown do Rali do México viu Kris Meeke e Paul Nagle assumirem o topo da tabela de tempos na especial que serve de tradicional ensaio geral para um evento onde encontraram as mesmas sensações da edição de 2017. Com uma diferença de apenas 2,6 segundos em relação aos seus companheiros de equipa, no seu regresso ao WRC, Sébastien Loeb e Daniel Elena confirmaram estar rapidamente a familiarizar-se com o WRC C3. Na SuperEspecial de abertura da prova as duplas do Citroën Total Abu Dhabi WRT assumiram uma toada cautelosa, antes do verdadeiro início da prova mexicana pontuável para o WRC 2018.

 

 

Apesar de ser mais estreita e tecnicamente mais exigente do que a maioria das classificativas desta edição do Rali do México, os 5,31 km do troço de Llano Grande, usado para o Shakedown, deu às equipas a oportunidade de se adaptarem às várias dificuldades que poderão vir a encontrar ao longo do fim de semana.

Realizado a cerca de 2.200 metros acima do nível do mar, a Citroën Total Abu Dhabi WRT aproveitou esta sessão para efetuar uma análise final às diferentes cartografias de motor, confirmando também as seleções de afinação de chassis, para uma melhor adaptação às alterações que os troços irão sofrer, à medida que forem ficando mais limpos com a passagem das viaturas.

Vencedor da edição passada, Kris Meeke encontrou rapidamente o seu ritmo nas estradas mexicanas que tanto adora, alcançando o tempo mais rápido na sua terceira saída para esse troço. De regresso ao WRC, seis anos após a sua última aparição neste evento, Sébastien Loeb aumentou gradualmente o seu ritmo ao volante do WRC C3. O nónuplo Campeão do Mundo alcançou o 9º melhor tempo na sua quarta tentativa, terminando a sessão a apenas cinco décimos de segundo do top 5.

 

 

Ao final do dia, pelas 20h00 locais de ontem (quinta-feira, já 02h00 da madrugada de sexta-feira em Portugal Continental, fruto da diferença horária de 6h00 entre Lisboa e Léon) correram-se os 2,53km da Super Especial desenhada nas estradas da outrora cidade mineira de Guanajuato, Património Mundial da UNESCO. Sem correr riscos, as duplas dos Citroën C3 WRC alcançaram tempos no top 10, sem que tenham perdido muito tempo para os seus adversários.

Hoje (sexta-feira) corre-se o dia mais longo deste Rali do México 2018 (155,15 km divididos por 9 especiais), que integra o icónico troço de El Chocolate que, ao longo dos seus 31.44 km, coloca homens e máquinas à prova. Fruto da sua ordem de partida para este 2º dia, Meeke será o 7º a entrar para a especial e Loeb o 11º.

 

O QUE ELES DISSERAM…

Kris Meeke: “Tivemos um dia produtivo e senti-me confortável no meu C3 WRC. Este é um rali onde fomos capazes de alcançar uma sólida performance no ano passado e sinto-me muito bem desde que chegamos ao México. Mesmo nos reconhecimentos, gostei de conduzir nestas especiais de novo. Foi um prazer ver um pouco de sol, depois de dois ralis de inverno, pelo que espero que essas sensações se mantenham ao longo da prova. Mas há que ter em mente que este é um rali onde há que estar alerta para nos certificarmos de que não somos apanhados de surpresa por algo, especialmente uma grande pedra ou rocha.”

Sébastien Loeb: “Eu não conhecia o traçado e também não tinha visto nenhum vídeo onboard, pelo que inicialmente apenas pensei em adaptar-me a esta especial sem correr riscos. Também tivemos que mudar a minha posição de condução porque ao início não tinha uma boa visão da estrada. Gradualmente fui ganhando algum ritmo ao longo das cinco passagens que completei. Ainda é difícil saber onde vou estar em termos de classificação. De qualquer modo, há que entrar no ritmo de imediato!”

 

RALI DO MÉXICO 2018

CLASSIFICAÇÃO DO SHAKEDOWN

 

  1. Meeke / Nagle (Citroën C3 WRC) 3:41.0
  2. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) 3:41.4
  3. Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC) 3:42.8
  4. Tänak / Jarveoja (Toyota Yaris WRC) 3:42.8
  5. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) 3:43.1

  1. Loeb / Elena (Citroën C3 WRC) 3:43.6

 

CLASSIFICAÇÃO DA SUPERESPECIAL (ES 1)

 

  1. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) 2:06.7
  2. Tänak / Järveoja (Toyota Yaris WRC) +1.9s
  3. Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC)+2.0s

  1. Meeke / Nagle (Citroën C3 WRC) +3.5s

  1. Loeb / Elena (Citroën C3 WRC) +4.7s

 

Scroll To Top