Terça-feira , Outubro 17 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / E SE SÉBASTIEN LOEB REGRESSASSE COM A TOYOTA? (por Autosport)
E SE SÉBASTIEN LOEB REGRESSASSE COM A TOYOTA? (por Autosport)

E SE SÉBASTIEN LOEB REGRESSASSE COM A TOYOTA? (por Autosport)

Entre as filhoses de Natal e o Champanhe de noite de fim de ano surge um rumor interessante, por estranho que possa parecer. Sébastien Loeb poderá ajudar Tommi Makinen no desenvolvimento do novo Toyota Yaris WRC. E ainda mais estranho, pode vir a correr com a Toyota no WRC. É uma situação mesmo muito improvável, já que o francês, apesar de ter saído da Citroën Racing, tem contrato com a Peugeot, Grupo PSA, e é muito pouco verosímil que possa contribuir para o sucesso de uma marca concorrente como a Toyota. Contudo, só Loeb e a Peugeot sabem o que têm escrito no contrato que os liga, e o estatuto de Loeb pode permitir-lhe uma situação desse tipo.

A verdade é que o rumor surgiu. Neste momento Sébastien Loeb está a começar uma aventura nova na sua carreira, o Dakar, e só no final se vai ficar a saber se o francês vai ficar adepto da modalidade. Julgamos que sim, o apelo do Dakar é forte, todos os pilotos com quem já falámos nos dizem que o Dakar é algo à parte, mais do que competir, os pilotos lutam para se superar a eles próprios, tantas são as adversidades que enfrentam numa prova deste calibre, e por isso, um piloto como Loeb, sem nada mais a provar, pode querer suplantar mais esse desafio pessoal.

Mas também é verdade que a sua saída da Citroën não correu da forma que o francês gostava – é algo que ninguém conseguiu esconder, apesar das declarações de Yves Matton e do próprio Loeb a negar a ‘zanga’ – depois de tantos anos na equipa francesa, a todos pareceu um pouco ‘seca’ a despedida e por isso não seria de admirar que Loeb tivesse vontade de mostrar à Citroën que foi um erro deixarem-no ir.

Olhando para a questão do lado de Tommi Makinen, para o finlandês seria ouro sobre azul, já que depois de ter ficado sem Kris Meeke, que prolongou o seu vínculo com a Citroën, o finlandês que agora lidera o projeto Toyota no WRC ficou com um problema em mãos. Acredita-se que Mikko Hirvonen e Juho Hanninen estão na calha para ajudar a desenvolver o Yaris WRC que está a ser construído entre a Alemanha (motor) e a Finlândia (chassis) e deverá rumar à estrada em março para os primeiros testes.

O carro que foi visto até aqui trata-se apenas de um ‘laboratório’ que serviu para testar componentes mecânicos, de modo a ver quais os melhores para utilizar no carro de 2017. Tal como Makinen revelou ao AutoSport, a versão final do novo carro só agora está a ser construída, e se neste projeto o finlandês pudesse contar com Loeb, mesmo que apenas para realizar algumas provas o ‘sucesso de Marketing’ seria enorme. Mas mais uma vez, é uma situação muito pouco provável. Contudo, só o futuro dirá se este rumor pode tornar-se realidade. O mais provável futuro imediato para Loeb passa pelo Rallycross, havendo muita gente que acredita que irá fazer dupla com Timmy Hansen no Mundial de Rallycross.

 

Scroll To Top