Domingo , Abril 22 2018
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / Elisabete Jacinto preparada para competir na Mauritânia
Elisabete Jacinto preparada para competir na Mauritânia

Elisabete Jacinto preparada para competir na Mauritânia

O 8º Africa Eco Race teve hoje o seu dia de descanso em Dakhla, uma bela cidade costeira situada no sul de Marrocos. A equipa OLEOBAN® aproveitou este dia perto da praia, onde as temperaturas rondaram os 20°, para recuperar as energias bem como para rever a mecânica do MAN TGS de competição. Hoje é também o dia para ajustar as estratégias para as próximas jornadas, uma vez que a prova vai agora entrar nas difíceis pistas da Mauritânia que, por norma, são sempre as mais complicadas para a formação lusa devido aos traçados onde predominam as dunas de areia mole.

O trio português composto por Elisabete Jacinto, José Marques e Marco Cochinho tem estado em destaque nesta competição pela consistência e fiabilidade que têm apresentado desde o início. A equipa OLEOBAN® começou o Africa Race 2016 em quarto entre os camiões, posição que manteve até à quarta etapa jornada onde os portugueses conseguiram sobressair ao serem os segundos mais rápidos entre os camiões. Mesmo perante a forte concorrência que tem enfrentado – onde se contam dois KAMAZ, um dos quais pertencente ao vencedor do ano passado o russo Anton Shibalov; o SCANIA de Miklos Kovacs e o TATRA de Tomas Tomecek, que já venceu por três vezes esta competição – os lusos mostraram toda a sua competitividade ao imprimir um andamento eficaz que lhes permite assegurar, ao final de uma semana de prova, o terceiro lugar entre os camiões e a 12ª posição da classificação geral.

Apesar de algumas adversidades, Elisabete Jacinto faz um balanço positivo da competição: “hoje estamos à beira da praia o que é bastante agradável e permite recuperar do stress deste últimos dias. Já ultrapassámos metade do rali, em Marrocos, onde tentámos andar sempre depressa. No entanto, as etapas marroquinas são sempre demolidoras e tivemos que gerir bem a corrida para tentar poupar um pouco o material. Mas, estamos satisfeitos com a nossa prestação e partimos para a Mauritânia numa boa posição que vamos tentar manter até ao fim”, revelou a piloto portuguesa.

A equipa OLEOBAN® prepara-se para partir amanhã para as pistas da Mauritânia e Elisabete Jacinto reconhece as dificuldades que terá até ao fim do rali: “a Mauritânia tem sido o nosso “Adamastor”, por assim dizer, uma vez que é sempre muito difícil ultrapassar as dunas de areia mole que compõe maior parte do traçado. Fazemos votos que a sorte esteja do nosso lado. Gostava muito de terminar o rali no pódio, mas sei que não vai ser fácil porque o rali é grande e ainda há muito para andar” afirmou Elisabete Jacinto.

Esta oitava edição do Africa Eco Race é, de momento, liderada pelo cazaque Kanat Shagirov, na classificação conjunta auto camião, enquanto o russo Anton Shibalov, da equipa KAMAZ, segue na frente da categoria T4 e é o segundo classificado à geral. Foram já cumpridas cinco das 12 etapas que compõem este rali.

Amanhã a caravana sai de Marrocos às 5h00 e vai realizar uma longa ligação de 438 quilómetros até à fronteira que separa Marrocos da Mauritânia. A especial desta sexta etapa será inteiramente cumprida em solo mauritano. O sector seletivo de 174 quilómetros cronometrados começa em Boulanouar e termina em Chami e será disputado em trilhos arenosos e rápidos onde a navegação será particularmente difícil e exigente.

 

Scroll To Top