Sábado , Novembro 17 2018
ÚLTIMAS
Home / BLOG / Encontro Ibérico de Clássicos abre inscrições
Encontro Ibérico de Clássicos abre inscrições

Encontro Ibérico de Clássicos abre inscrições

 

O saudosismo, a amizade e a descontração dos amantes dos automóveis com história e com estórias tem data marcada para 19 a 21 de setembro. O primeiro Encontro Ibérico de Automóveis Clássicos vai reunir viaturas portuguesas e espanholas em torno de um programa recheado de visitas a diversos museus, locais históricos e grandes paisagens entre Salamanca, Ciudad Rodrigo, Siega Verde, Gouveia, Nelas e Guarda. Os detalhes do passeio foram hoje apresentados em Gouveia, na presença das diversas entidades envolvidas.

Apenas 25 viaturas clássicas poderão participar neste primeiro encontro que pretende divulgar os clássicos e os museus ligados ao mundo automóvel que tantas paixões suscita. A organização do evento está a cargo do Clube Escape Livre, Museo de História de la Automoción de Salamanca, Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, Adecocir- Asociación para el Desarrollo de la Comarca de Ciudad Rodrigo, Turismo Centro de Portugal, Ayuntamientos de Salamanca e Ciudad Rodrigo, Diputación de Salamanca e municípios de Gouveia, Nelas e Guarda.

O Encontro Ibérico de Automóveis Clássicos está integrado no XXV Aniversário do Descobrimento do Sítio Arqueológico de Siega Verde, Património da Humanidade na vizinha Espanha, e contempla a visita ao Museo de Historia de la Automoción de Salamanca, ao Centro Histórico de Salamanca, a Ciudad Rodrigo, às gravuras rupestres de Siega Verde e ao Fuerte de la Concepción. Já em Portugal, visita a Quinta da Passarela, onde decorre uma prova de vinhos, o Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, a vila termal das Caldas da Felgueira, as Fidalgas de Santar, no coração da Região demarcada dos vinhos do Dão, e o centro histórico da Guarda. O alojamento é no Hotel Abba Fonseca, em Salamanca, e no Hotel Eurosol de Gouveia. Luís Miguel Pérez, responsável pelo Museo de Historia de la Automoción de Salamanca, explica que “El Museo ha sido impulsor de este proyecto, consciente de que el fomento y conservación del patrimonio automovilístico luso-español, puede servir de nexo de unión y de promoción de las relaciones turísticas, económicas y culturales entre España y Portugal.”

Para Luís Tadeu, presidente da câmara municipal de Gouveia, “O 1º Encontro Ibérico de Automóveis Clássicos é o resultado do empenho institucional e do reforço de parcerias entre o Museu da Miniatura Automóvel, o Clube Escape Livre e o Museu da Automocion em Salamanca. O reforço das parcerias na promoção de eventos que dinamizam e fomentam a atratividade de Gouveia e da Serra da Estrela é uma meta primordial da autarquia. Gouveia, através do Museu da Miniatura Automóvel, tem muito orgulho em organizar o 1º Encontro Ibérico de Automóveis Clássicos, reforçando parcerias que certamente contribuem para valorizar o concelho através do lazer, da cultura e do turismo”.

No encontro são admitidos os automóveis ligeiros de três diferentes categorias e idades entre 1946 a 1980. As inscrições custam 295 euros (por viatura com dois elementos) e podem ser feitas através do Clube Escape Livre, em www.escapelivre.com, ou através do Museo da Automocion de Salamanca. Regulamento e informações já disponíveis em www.escapelivre.com.

O Encontro Ibérico de Automóveis Clássicos conta com a colaboração das Caldas da Felgueira, Fidalgas de Santar, Natura Empreendimento SA, Termas do Cró, Termas de Longroiva e Motor

 

Scroll To Top