Terça-feira , Agosto 21 2018
ÚLTIMAS
Home / MOTOS / Enduro de nível mundial em Castelo Branco
Enduro de nível mundial em Castelo Branco

Enduro de nível mundial em Castelo Branco

 

 

Capital da Beira Baixa recebe prova do campeonato maior da modalidade

 

Castelo Branco vai engalanar-se para receber os melhores pilotos da atualidade no enduro de nível mundial. Pela primeira vez, a cidade vai ser o centro de uma prova pontuável para o campeonato do mundo da modalidade. A organização do Alegro Enduro Castelo Branco está a cargo da Escuderia Castelo Branco que coloca todos os meios e conhecimentos para garantir o sucesso do evento que se realiza entre os dias 21 e 23 de Julho.

 

Falta menos de um mês para que mais de 130 pilotos, provenientes dos quatro cantos do mundo, sejam postos à prova no Alegro Enduro Castelo Branco. A prova organizada pela Escuderia Castelo Branco, realiza-se entre os dias 21 e 23 de Julho e é a sexta jornada a pontuar para o campeonato mundial da especialidade. Além da competição internacional, na qual se espera a participação de 85 equipas, esta ronda conta ainda para o campeonato português, com cerca de 50 participantes.

 

Para o diretor do evento do Alegro Enduro Castelo Branco, Hélder Esteves, esta é “a prova de maior dimensão que a Escuderia já realizou relativamente às motos. É pontuável para o campeonato do mundo, o que implica um nível de exigência de exceção. É uma oportunidade única para ver os melhores do planeta a competir na região”, disse.

 

“Neste momento já entrámos numa fase em que ultimamos os pormenores para receber as comitivas internacional e nacional. Ao longo dos últimos meses foram tomadas muitas medidas para que esta edição seja reconhecida pela qualidade. Acreditamos que vamos conseguir por de pé uma grande prova de enduro”, acrescentou o responsável.

 

Os pilotos vão encontrar um percurso desenhado com base nas provas que a Escuderia Castelo Branco já organizou a contar exclusivamente para o campeonato nacional. As dificuldades do terreno serão uma evidência, a que se deverá juntar o calor, pois a região é conhecida pelas altas temperaturas que se fazem sentir no final do mês de Julho.

 

Formato competitivo do Alegro Enduro Castelo Branco

 

Com o centro operacional da prova instalado no Centro Comercial Alegro Castelo Branco, as atividades relacionadas com a competição têm início a 21 de Julho, com a realização das Verificações Administrativas e Técnicas. É um dia preenchido com estes requisitos, mas que com o cair da noite já há ação. Às 20 horas, os concorrentes partem do parque fechado para a primeira etapa, um Super Test com 1000 metros de extensão, que se realiza no Campo Militar do Montalvão. O aperitivo servirá para definir a primeira classificação. É um momento de grande tensão porque raramente se ganha o que quer que seja mas pode deitar-se tudo a perder.

 

No dia 22, o primeiro concorrente deixa o Parque Fechado às 9h00. Vai abrir o percurso competitivo que começa com o Cross Test. É uma prova com 10 quilómetros que se realiza junto ao Campo de Futebol do Valongo. Às 10h15, novo desafio. É o Extreme Test, que tem dois quilómetros, e está localizado no Barrocal. 15 minutos mais tarde, tem início o Enduro Test, uma especial com dez quilómetros que tem lugar junto ao Centro Comercial Alegro. Cada um dos testes é cumprido pelos pilotos por três vezes. O dia termina com a distribuição de prémios marcada para as 20 horas. A derradeira ronda competitiva do Alegro Enduro Castelo Branco está reservada para dia 23 de Julho. Na prática, os concorrentes enfrentam um desafio semelhante ao da véspera.

 

O Centro Comercial Alegro Castelo Branco vai ser o local onde basicamente tudo acontece durante estes dias, seja quando os pilotos estão a competir, ou não. É aí que a organização, em estreita colaboração com os responsáveis por este espaço comercial, instala o Secretariado, as Salas de Júri, o Gabinete de Imprensa e é também onde estão os dois parques, o de Assistência e o Fechado.

 

Para além da vertente competitiva, o Alegro Enduro Castelo Branco vai ter muita animação. Destaque para o concerto que se vai realizar na noite de sábado, dia 22 de Julho.

 

Scroll To Top