Sexta-feira , Fevereiro 23 2018
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / Erikson vence na estreia do Rally Xon Ice
Erikson vence na estreia do Rally Xon Ice

Erikson vence na estreia do Rally Xon Ice

Home hero domina o Östersund RallyX on Ice cortina-raiser
Espectacular corrida atormenta multidões contra o cenário das maravilhas do inverno
Simon Syversen e Finn Erik Løberg triunfam em aulas de apoio

Oliver Eriksson deu aos adeptos da casa muita alegria sobre o RallyX on Ice lançado na vida em estilo no Östersunds Motorstadion na Suécia hoje (3 de fevereiro), com um desempenho brilhante para foice através da neve para um triunfo extremamente popular.

O evento mais esperado do desporto automotivo tradicional “RallyX on Ice” será disputado durante quatro fins de semana no início de fevereiro até o início de março contra o pano de fundo do espetacular país das maravilhas da Escandinávia.

Na classe Supercar Lites, não menos de 21 motoristas desciam sobre a Östersund para o arranhador de cortinas, e Eriksson foi um dos corredores da frente desde o início. Em competição com a moto sueca Olsbergs MSE, o jogador de 19 anos terminou segundo em duas de suas três corridas de qualificação, antes de marcar o início do terceiro na grade em sua semifinal para provocar uma liderança que nunca abandonaria.

Isso, no entanto, ganhou a antiga pole position do GRC Lites para a final mais importante, já que Ben Philip Gundersen e Vasiliy Gryazin o superaram nos estágios de qualificação, deixando o terceiro na rede mais uma vez. Não importa. Eriksson replicou seu meteórico final de semifinal quando as luzes foram para saltar para a liderança – e de lá, ele se afastou com relativa facilidade.

“Que dia!”, Ele refletiu. “Nós tivemos nossos altos e baixos, mas no final conseguimos puxá-lo e isso é ótimo. Depois de passar o tempo correndo pela América, voltar aqui e ganhar na frente de uma multidão tão entusiasmada é incrível – nunca ganhei em casa antes.

“Tivemos muita sorte no ano passado e achou que estava indo assim também hoje com alguns problemas no terceiro terno. Nós realmente lutamos e não sabia exatamente qual era o problema, mas o meu time conseguiu resolvê-lo e depois da semifinal em diante, tudo acabou de clicar. RallyX on Ice é definitivamente o mais divertido que você pode ter em condições como essa – nunca! ”

O dia de Evjen também não estava sem seus dramas. O norueguês estava em forma deslumbrante em sua segunda corrida de qualificação, quando ele acelerou a vitória, mas nos outros dois concursos, sua carga terminou em um banco de neve. Isso o deixou de volta na segunda fila da grelha para a semifinal, mas um bom começo e início da “brincadeira” o viu avançar até a final, onde ele empregou uma tática semelhante para enganar os despojos da subcampeão.

“Depois de terminar de terminar duas de minhas corridas de qualificação, apenas estar no final foi uma conquista e fiquei muito feliz em conseguir”, admitiu o jovem de 20 anos. “Para terminar no pódio é um bônus ainda maior!

“Nós estávamos realmente contra isso depois das qualificações, mas eu nunca desisti e nunca parei de empurrar e eu sabia que de onde eu estava começando na semifinal, eu poderia ir imediatamente para o palhaço se eu tivesse um bom começo – e Essa estratégia funcionou perfeitamente. Foi um grande retorno. Agora eu estou ansioso para a próxima rodada em Höljes – nunca estive lá na neve antes, então será interessante … ”

Raymond se juntou a Eriksson e Evjen no pódio, ganhando sua primeira corrida de qualificação – sua primeira turnê competitiva no gelo – antes de sair do segundo melhor em desacordo com um banco de neve no terceiro trimestre. O segundo lugar na semifinal ganhou a promoção do francês para a final, de onde manteve o nariz limpo e revisou o Gryazin para chegar ao pé do pé da tribuna.

“Foi um dia muito legal”, reconheceu a reinante Série RX2 Internacional apresentada pelo Cooper Tires Champion, “e estou muito feliz em terminar a terceira pela primeira vez correndo no gelo.

“RallyX on Ice é uma excelente escola. Aprendi muito na pista e dos meus companheiros de time escandinavos, e ganhar minha primeira corrida de qualificação foi muito mais do que eu esperava. Demorou um tempo para me estabelecer no meu ritmo na final, mas eu empurrei muito para voltar e, enquanto há muito para construir – minhas iniciações não eram perfeitas e ainda falta consistência – tem sido uma estréia muito positiva “.

Depois de impressionar com uma velocidade cintilante durante todo o dia, o Gryazin da Letônia acabou por terminar em quarto lugar, enquanto as estrelas de qualificação Gundersen e Kevin Eriksson ambos desabaram, o primeiro caindo no primeiro canto da final e o último arando em um banco de neve enquanto correndo em segundo na semifinal. Uma menção honrosa também deve ir ao Conner Martell dos Estados Unidos, que virou a cabeça com seu ritmo atraente, apenas para se encontrar eliminado no mesmo incidente que representou o Gundersen.

 

Na simulação da RX Academy on Ice, Simon Syversen surgiu em cima de uma tentativa de três vias com a dupla finlandesa Joni Wiman e Jesse Kallio. O RX2 regular voou um pouco abaixo do radar durante as corridas de qualificação, mas ele realmente virou o pavio quando realmente contou e segurou sob a pressão constante de seus dois perseguidores na final para conquistar a vitória. O jogador de apuramento Oliver Solberg nunca se recuperou de um começo tardio e pegou a bandeira quadriculada em quarto lugar.

Em Speedcar Xtreme – para 312kg, crossbars 150bhp – a idade triunfou sobre a juventude como Finn Erik Løberg mostrou duas das principais luzes do FIA World Rallycross Championship o caminho de casa. O norueguês foi imbatível na final, com Kevin Hansen e Niclas Grönholm aproveitando os últimos obstáculos para o Aleksander Wiik para reivindicar os dois pontos de pódio restantes. O desafio de Timmy Hansen terminou em cima de um banco de neve na fase de semifinais.

“Que estréia fantástica para o RallyX on Ice”, resumiu o CEO da Olsbergs MSE, Andreas Eriksson, o homem por trás do emocionante conceito de esporte de inverno. “Nós vimos algumas corridas incríveis, algumas revoltas surpreendentes e três vencedores muito dignos. Os fãs foram para casa, tendo desfrutado de horas de entretenimento quase sem parar, e aqueles que não conseguiram fazer isso podem seguir todas as semi-finais e últimas ações ao vivo no motorsport.com. A próxima rodada em Höljes não pode chegar em breve! ”

A acreditação de mídia para os eventos do RallyX on Ice agora está aberta. Os jornalistas e fotógrafos interessados ​​devem entrar em contato com RallyX no oficial de mídia de gelo Russell Atkins (russell.atkins@mpacreative.com / +44 (0) 7725 223288).

As quatro rodadas do RallyX on Ice serão transmitidas pela maior plataforma de automobilismo digital do mundo, o motorsport.com através do seu canal online de TV Motorsport.

Resultados

Supercar Lites Final

1. Oliver ERIKSSON SWE 6 voltas
2. Sondre EVJEN NOR + 7.002s
3. Cyril RAYMOND FRA + 7.849s
4. Vasiliy GRYAZIN LVA + 12.420s
5. Ben Philip GUNDERSEN NOR +6 voltas
6. Conner MARTELL USA +6 voltas

RX Academy on Ice Final

1. Simon SYVERSEN NOR 6 voltas
2. Joni WIMAN FIN + 0.554s
3. Jesse KALLIO FIN + 1.828s
4. Oliver SOLBERG NOR + 10.717s
5. Marat KNYAZEV RUS +1 volta
6. Oliver BENNETT GBR +1 volta

Speedcar Xtreme Final

1. Finn Erik LØBERG NOR 6 voltas
2. Kevin HANSEN SWE + 16.412s
3. Niclas GRÖNHOLM FIN + 21.904s
4. Aleksander WIIK NOR + 24.092s
5. Jonathan ESKILSSON SWE +3 voltas
6. Jimmie ÖSTERBERG SWE +6 voltas

Calendário 2018 RallyX on Ice

3 de fevereiro Östersund, Suécia
10 de fevereiro Höljes, Suécia
25 de fevereiro Ål, Noruega
3 de março Gol, Noruega

 

Scroll To Top