Terça-feira , Outubro 23 2018
ÚLTIMAS
Home / MOTOS / Espanhóis e franceses dominam em Fernão Joanes
Espanhóis e franceses dominam em Fernão Joanes

Espanhóis e franceses dominam em Fernão Joanes

Com os 1595 metros de perímetro a pista de Fernão Joanes recebeu este fim-de-semana a quarta e última prova da fase de qualificação do sudoeste da Europa para os campeonatos europeus de motocross 65 e 85cc. Uma ronda decisiva para muitos pilotos, que lutaram por um lugar na final europeia a realizar na pista de Kegums na Letónia – reservado aos dez melhores de cada classe – numa ronda europeia onde estiveram presentes alguns pilotos portugueses divididos por ambas as categorias. Globalmente foram 18 os pilotos nas mais pequenas 65cc e 17 nas mais rápidas 85cc.

Nas 65cc, as motos mais pequenas do motocross de competição, a vitória pertenceu após as duas mangas realizadas ao espanhol Edgar Canet, com este a conseguir a vitória na primeira manga e o segundo posto na derradeira para não só vencer em Portugal mas assumir igualmente o comando da ronda de qualificação por força da ausência do francês Florian Miot, que já com os pontos necessários para garantir a presença em Kegums não se deslocou a Portugal e desceu ao segundo posto após as quatro provas.

Os espanhóis dominaram mesmo a classe e os cinco primeiros das 65cc todos eles pilotos do pais vizinho, com Raul Rodriguez a ser o segundo, mesmo depois de vencer a derradeira manga. Uma diferença de apenas dois pontos para Canet em virtude do terceiro lugar na corrida de abertura. Adria Viles igualmente de Espanha fechou o pódio depois de ter conseguido um segundo e um terceiro lugares.

A defesa das cores lusas ficou entregue a uma mão cheia de jovens pilotos, que lutaram contra adversários com maior experiência internacional. O melhor acabou por ser Martim Espinho, que fechou a competição no 14º posto, na frente de Igor Amorim, Ruben Ferreira, Afonso Gomes e Sandro Lopes, este a pontuar apenas na primeira manga.

Maiores esperanças estavam depositadas nos pilotos que participaram nas 85cc, mas logo no Sábado, quando se realizaram os treinos, Luís Outeiro foi forçado a abandonar de forma prematura a competição com a caixa de velocidades da sua moto partida, ficando as cores portuguesas com apenas três pilotos na classe: Bruno Charrua, Eduardo Santos e Ricardo Rocha.

Brian Strubhart venceu ambas as mangas e fechou a fase de qualificação com mais uma vitória, ele que venceu as três provas em que marcou presença. Strubhart ganhou as mangas para se destacar num pódio totalmente ocupado por pilotos franceses. Thibault Benistant foi o segundo depois de terminar ambas as mangas em idêntica posição, seguido por Tom Guyon, igualmente francês.

Entre os portugueses o melhor foi Bruno Charrua, sétimo classificado em ambas as mangas para ser naturalmente o sétimo no final desta sua única participação na fase de qualificação do campeonato. Eduardo Santos foi o 15º e Ricardo Rocha fechou o evento na 16ª posição.

Numa jornada marcada pelo muito calor foi também em bom número que o público acorreu à pista de Fernão Joanes, traçado que recebeu igualmente a derradeira prova do campeonato nacional de motocross.

Classificações finais

Europeu 65
1º Edgar Canet – KTM com 47 pts; 2º Raul Rodriguez – KTM com 45; 3º Adria Viles – KTM com 42; 4º Daniela Guillen – KTM com 32; 5º Pablo Gutierrez – KTM com 31…14º Martin Espinho – KTM com 13; 15º Igor Amorim – KTM com 12; 16º Ruben Ferreira – KTM com 12; 17º Afonso Gomes – KTM com 10; 18º Sandro Lobo – KTM com 4.

Europeu 85
1º Brian Strubhart – Kawasaki com 50 pts; 2º Thibault Benistant – Husqvarna com 44; 3º Tom Guyon – TM com 38; 4º Mattia Capuzzo – Husqvarna com 33; 5º Kevin Cristino – KTM com 31…7º Bruno Charrua – Yamaha com 28…15º Eduardo Santos – KTM com 13; 16º Ricardo Rocha – KTM com 12.

 

Scroll To Top