Quinta-feira , Outubro 19 2017
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / European Le Mans Series 2016 -Campeonato decide-se no Estoril com enorme festa
European Le Mans Series 2016 -Campeonato decide-se no Estoril com enorme festa

European Le Mans Series 2016 -Campeonato decide-se no Estoril com enorme festa

 

Pelo terceiro ano consecutivo o título principal do European Le Mans Series (ELMS) irá decidir-se no Autódromo do Estoril, naquela que será uma grande festa do automobilismo… com sabor a Le Mans.

Uma grande corrida em perspectiva
A vitória surpresa dos americanos da DragonSpeed e um pódio inédito nas 4 Horas de Spa, penúltima prova do campeonato, adiou para o Estoril a questão do título LMP2 no ELMS 2016. Na prova belga, a equipa melhor classificada do campeonato, TDS by Thiriet Racing, apenas conseguiu o terceiro lugar, insuficiente para resolver de imediato as contas a seu favor. Por isso, nos próximos dias 21 a 23 de Outubro, será no Autódromo do Estoril que se vão travar de razões os dois grandes candidatos ao título de equipas LMP2. A Thiriet by TDS Racing continua a ser favorita com Oreca 05, somando 92 pontos. No segundo posto, com 78 pontos, temos a G-Drive Racing, equipa que ainda acalenta a esperança de bater os franceses com o seu “clássico” Gibson 015S, o último protótipo de chassis aberto presente no ELMS. Contudo, os 14 pontos de atraso, significam que basta um terceiro lugar no final da corrida portuguesa para Thieriet by TDS Racing chegar ao título. Matematicamente, ainda há uma terceira equipa em liça: os russos da SMP têm 68 pontos, mas para vermos o original BR 01 desenhado por Paolo Catone chegar ao ceptro seria necessário uma hecatombe dos dois adversários.

Nos LMP3, o título está entregue à equipa United Autosports, ficando em aberto para o Estoril a atribuição dos outros lugares do pódio, tendo como candidatos a Graff Racing e a Duqueine Engeneering.

Na classe Grande Turismo Endurance (GTE), o Ferrari amarelo da JMW Motorsport chegará ao Estoril bem posicionado para alcançar o título. Os 20 pontos de avanço sobre o Aston Martin V8 Vantage da Aston Martin Racing fazem com que um sexto lugar seja suficiente para a equipa britânica se confirmar como campeã.

E ainda…
Em paralelo às 4 Horas do Estoril, teremos mais três competições de grande interesse para os aficionados portugueses: a Michelin GT3 Le Mans Cup, para carros da classe GT3 (onde corre o português Filipe Barreiros), a Fórmula Renault 2.0 (onde compete o jovem Henrique Chaves) e o competitivo Renault Sport Trophy R.S.01 (onde alinha Miguel Ramos).

A festa dos espectadores
O espectador que venha ao Estoril encontrará um programa pensado para as famílias e onde todos se poderão sentir como parte integrante da festa. A começar pelo conceito que a condição económica não possa ser um óbice a quem queira viver o espírito de Le Mans pelo espaço de um dia.

Para quem vem de longe, a CP fará um desconto de 30 % nos comboios Intercidades e Regionais mediante a apresentação do bilhete de Paddock nas bilheteiras. Quem habite no distrito de Lisboa, terá um bilhete especial nos comboios suburbanos, custando 2 € a viagem de ida e volta, para além de autocarros gratuitos para o Autódromo do Estoril a partir das estações da Portela de Sintra e de Cascais. No autódromo, o acesso às bancadas E, A e B será livre e apenas será pago o acesso ao “paddock” com o custo simbólico de 10€. Aqui, o espectador poderá circular livremente e contactar com todos os pilotos participantes na tradicional cerimónia de convívio, distribuição de recordações e assinatura de autógrafos com os pilotos do European Le Mans Series, que decorre na zona das boxes na manhã de Domingo.

Quem optar pelo carro particular e não chegar a tempo para estacionar nos lugares limitados disponíveis junto ao autódromo, terá um parque alternativo no largo da feira de Adroana, com um serviço de “transfer” gratuito para o autódromo. Se tiver um automóvel clássico com mais de 30 anos poderá estacionar na área da Bancada E, antigo Peão Norte, e participar num fantástico encontro de viaturas de outrora, mediante inscrição prévia (e eventual aprovação), através do site das 4 Horas do Estoril. No mesmo local, e com o mesmo espírito, o Moto Clube de Sintra irá marcar presença através de um encontro de motos clássicas.
Acessível a todos estará a “Fun Zone”, junto à Bancada B, uma área de lazer e entretenimento que contará com a presença da Renault, do Museu do Ar (que irá apresentar aviões e motores da sua colecção), da GNR (que terá expostos os seus veículos históricos) e de alguns coleccionadores de prestígio que irão exibir exemplares de super-carros dos anos 60 e carros de competição clássicos.

Tudo isto tendo por perto uma área de alimentação reforçada que irá agradar a todos os presentes.
Uma feira de livros, miniaturas e arte relacionada com o desporto automóvel irá ocupar o habitual espaço sob a Bancada A, onde poderão ser vistos também os projectos dos alunos da Universidade Técnica de Lisboa e do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro.

Para os mais jovens e não só, refira-se a presença de um grupo de “Steampunks” que irá animar a zona da Bancada A e da existência de um “PokeStop” e um “Ginásio” a descobrir na área do circuito.

Tudo razões que justificarão uma visita ao autódromo do Estoril nos próximos dias 21 a 23 de Outubro, para viver o espírito de Le Mans, numa grande festa do automobilismo, dos aficionados e das respectivas famílias.

Mais informações em www.elms-4hestoril.pt e no Facebook: “4 horas do estoril”.

 

Scroll To Top