Quinta-feira , Novembro 15 2018
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / European Le Mans Series em Portugal
European Le Mans Series em Portugal

European Le Mans Series em Portugal

Filipe Albuquerque candidato ao título

O Circuito do Estoril prepara-se para receber, de 17 a 19 de Outubro, o maior evento automobilístico realizado no nosso país este ano em circuito, as 4h do Estoril, prova do European Le Mans Series (ELMS), Campeonato inspirado nas 24h de Le Mans. Um evento que se pretende festivo e com entrada gratuita.

A prova, organizada pela mão da ACDME (Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril), tem ainda a particularidade de ter um piloto português, Filipe Albuquerque, a lutar pelo título de campeão.

A temporada de 2014 do European Le Mans Series é composta por cinco provas em circuitos tão distintos como Silverstone, no Reino Unido, Imola, em Itália, Red Bull Ring, na Áustria, Paul Ricard, em França e, por fim, Estoril, em Portugal. Neste momento já se disputaram as três primeiras provas, sendo que a corrida em Paul Ricard realiza-se no fim-de-semana de 13 e 14 de Setembro, e a fechar o calendário, a prova do Estoril, onde se irão conhecer os justos Campeões. E nesta matéria, o português Filipe Albuquerque, que é actualmente segundo classificado, está numa das melhores posições para conseguir chegar ao ceptro.

As corridas do ELMS têm 4 horas de duração, estão abertas aos fantásticos Sport-Protótipos da categoria LMP-2 e a duas classes de viaturas de Grande Turismo: os LM GTE de Le Mans e os GTC que mais não são que os conhecidos GT3 que competem em inúmeras séries nacionais e internacionais.

Uma festa para todos

Tendo a consciência de que se trata da mais importante prova de velocidade disputada este ano em Portugal, a ACDME, clube organizador das 4 Horas do Estoril, pretende fazer uma grande festa em volta do evento, uma vez mais à imagem do que sucede no circuito de Le Mans.

Para tal, prepara-se um conjunto de medidas extraordinárias, quer pelo lado da facilidade de acesso quer pelo lado das actividades complementares à corrida propriamente dita. A começar pela filosofia do evento, onde todos os aficionados presentes são tidos como VIP’s e onde as famílias são bem-vindas.

Por isso, pelo lado do acesso, criaram-se diversas facilidades, a começar pela entrada livre para as bancadas A, B e E e por um bilhete de “paddock” com o preço simbólico de 5€. Este ingresso permite o acesso à zona interior do circuito, ao topo das boxes, à bancada VIP e, acima de tudo, à sessão oficial de autógrafos, momento único onde estarão presentes os pilotos inscritos na corrida, incluindo o português Filipe Albuquerque, Mika Salo (ex-Scuderia Ferrari de Fórmula 1), Eric Hélary (vencedor de Le Mans) ou mesmo Fabien Barthez (antigo guarda-redes da selecção francesa, campeã do mundo de futebol).

Com ou sem bilhete de “paddock”, todos os espectadores poderão usufruir de diversas exposições de viaturas de competição, de veículos clássicos, de uma feira de livros e miniaturas e de áreas exclusivas para as crianças. Em paralelo, poderão mesmo viver experiências com simuladores virtuais de carros de competição e candidatar-se ao sorteio de diversos “Taxi Drives”, ou seja, uma volta ao circuito do Estoril ao lado de um piloto de competição, num verdadeiro sport-protótipo bi-lugar.

Acesso facilitado

Sabendo que o país atravessa um período difícil e para que ninguém fique de fora, além das entradas gratuitas para as bancadas, o bilhete de comboio, ida e volta, nas linhas suburbanas de Cascais e Sintra custará apenas 1€ para quem anunciar que se dirige para o autódromo. Os bilhetes de comboio de longo curso terão 30% de desconto, para todos aqueles que apresentarem um bilhete de “paddock” na aquisição do título de transporte. Por fim, a partir de pontos pré-determinados em Sintra e Cascais, será disponibilizado um serviço gratuito de autocarros para o Autódromo do Estoril. No que diz respeito ao alojamento, a ACDME fez um acordo com diversos hotéis da região que irão oferecer descontos aos espectadores das 4 Horas do Estoril.

Por isso, muitos são os motivos para reservar a data e marcar presença na prova de encerramento do ELMS de 2014. Todas as informações sobre o evento em www.acdme.com

Dias 18 e 19 de Outubro, venham ver Le Mans ao Autódromo do Estoril.

Os Órgãos de Comunicação Social que pretendam acompanhar o evento, deverão solicitar credenciação até ao dia 5 de Outubro através do email: press.office@acdme.pt

Sobre a ACDME:
A A.C.D.M.E. – Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril, foi fundada a 20 de Novembro e oficializada a 18 de Dezembro de 1979, sem fins lucrativos. As suas actividades desenvolveram-se no campo desportivo, promovendo e organizando eventos de desportos motorizados. Durante os seus trinta e quatro anos de existência, esta Associação actualmente com mais de 300 associados de facto, em que cerca de 200 são comissários devidamente licenciados pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e reconhecidos internacionalmente, promoveu e organizou várias manifestações desportivas, desde a mais simples prova de Karting às mais complexas provas de Fórmula 1.

 

Scroll To Top