Segunda-feira , Julho 16 2018
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / FIA anuncia medidas do Conselho Mundial do Desporto Automóvel
FIA anuncia medidas do Conselho Mundial do Desporto Automóvel

FIA anuncia medidas do Conselho Mundial do Desporto Automóvel

A FIA realizou hoje em Genebra o seu segundo Conselho Mundial do Desporto Automóvel, na sequência da reunião extraordinária realizada em 18 de Janeiro.Durante a reunião, foram tomadas as seguintes decisões:

Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1

O Conselho Mundial do Desporto Motorizado aprovou uma série de pequenas alterações ao Regulamento Técnico de 2017, que abrange:

– A reformulação de alguns artigos existentes para melhor clareza.

– Reordenamento do artigo 3.

No que se refere ao Regulamento Esportivo 2017, foram aprovadas várias alterações relativas a:

– Precisão adicional em torno do procedimento para a implementação de um arranque em pé após um início Safety Car inicial devido a fortes chuvas.

– Uma atualização para a definição da distância de corrida para corridas envolvendo arranques de carros de segurança.

– A exigência de que os condutores permaneçam acima do tempo mínimo fixado pela FIA ao entrarem na pista dos boxes atrás de um Safety Car.

– Trabalho permitido em carros durante uma suspensão de corrida.

– Os regulamentos de controlo.

– Alterações à redacção do Regulamento Desportivo para a harmonizarem com o Código Desportivo Internacional.

– Esclarecimentos sobre as limitações do pessoal operacional da equipe.

Foi aprovada uma reformulação da clareza para o Regulamento Técnico de 2018, enquanto uma emenda ao Apêndice 8 (relativo às simulações CFD Restritas) dos Regulamentos Esportivos de 2018.

Estas alterações serão actualizadas nos documentos de regulamentação relevantes no FIA.com.

O World Motor Sport Council aprovou a extensão do atual contrato com a McLaren Applied Technologies para fornecer ECU padrão (SECU) em linha com a continuação das atuais Unidades de Energia até 2021. Isso minimizará o custo e interrupção para as equipes e fabricantes de motores.

Campeonato FIA de Fórmula 2

O World Motor Sport Council aprovou a criação do Campeonato de Fórmula 2 da FIA para 2017 em diante. A FIA chegou a um acordo com o Grupo Fórmula 1 sobre a transição da Série GP2 para a Fórmula 2 da FIA, e a série apoiará o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 da FIA em todas as datas excepto uma, confirmadas pelo Conselho Mundial da seguinte forma :

16 de Abril Sakhir Bahrein

14 de maio Barcelona Espanha

27 de maio Mónaco Monte Carlo

25 de junho Baku Azerbaijão

9 de Julho Spielberg Áustria

16 de Julho Silverstone Grã Bretanha

30 de julho Budapeste Hungria

27 de agosto Spa-Francorchamps Bélgica

3 de setembro Monza Itália

8 de Outubro * Jerez Espanha

26 de novembro Abu Dhabi Abu Dhabi

* Não em apoio de um evento de Fórmula 1

Campeonato Europeu FIA de Fórmula 3

As alterações foram aprovadas para os testes envolvendo motoristas novatos com o objetivo de atraí-los para o campeonato mais cedo.

De acordo com o objetivo comum de reduzir custos, o Conselho Mundial aprovou uma proposta para impor limitações de pessoal a seis pessoas por carro para o primeiro carro, e quatro pessoas por cada carro adicional.

Campeonato FIA Formula E

Na sequência do pedido da ASN belga e do promotor, o Conselho Mundial do Desporto Automóvel acordou que a 8ª ronda do Campeonato de Fórmula E terá lugar em Berlim, em 11 de Junho, em vez de Bruxelas, a 1 de Julho. Mantendo as 12 rodadas ao longo da temporada.

Campeonato Mundial de Endurance da FIA

Na sequência da reunião do Conselho Mundial do Desporto Motorizado de 30 de Novembro de 2016, foi actualizada a redacção do Regulamento Desportivo, tendo em conta os seguintes temas, previamente aprovados:

– Criação de um Campeonato Mundial de LMGTE.

– Novas limitações de pneus por categoria a partir de 2017: redução do número de pneus autorizados por evento para as categorias LMP1 e LMGTE.

– Limitação do tempo de condução contínua a 80 minutos em regatas onde a temperatura ambiente chega a 32 ° C, por uma questão de segurança.

– Isenções técnicas fornecidas aos novos participantes no campeonato mundial de resistência do fabricante (LMP1 Hybrid), a fim de ajudar qualquer potencial fabricante a contemplar a entrada no campeonato.

Os Regulamentos Esportivos completos com a redacção actualizada estarão disponíveis na secção Regulamentos da FIA.com.

Campeonato Mundial de Carros de Turismo da FIA

A categoria proposta do WTCC 2, anunciada na conclusão do World Motor Sport Council de 30 de novembro de 2016, foi suprimida para a temporada de 2017. Isso foi feito para permitir que a Comissão de Viaturas de Turismo e o Promotor se concentrem inteiramente na categoria principal (TC1) em 2017.

Na sequência de um pedido recebido do promotor, a rodada chinesa do Campeonato foi movido para o Circuito de Ningbo, ao sul de Xangai (sujeito à homologação do circuito).

O Conselho Mundial de Automobilismo aprovou uma mudança de data para a ronda argentina do campeonato, que vai passar de 6 de agosto a 16 de julho.

Comissão FIA Touring Car 

A FIA pretende estabelecer uma estrutura de Touring Car baseada em campeonatos regionais. A FIA estudará os concursos para a promoção destes campeonatos para cada região – conforme aprovado pelo World Motor Sport Council.

Este quadro irá desempenhar um papel fundamental no estabelecimento de uma pirâmide de carro de turismo – como encontrado em outras disciplinas com os níveis mundial, regional e nacional.

Comissão FIA GT

A Comissão GT da FIA trabalhará para dobrar o número de eventos da FIA GT, um dedicado aos fabricantes – a Copa do Mundo FIA GT – eo segundo dedicado a um formato PRO / AM mais tradicional. Este evento adicional terá lugar num local diferente e numa data diferente da Copa do Mundo FIA GT. A Comissão pretende lançar um convite à apresentação de propostas para que um promotor proponha o conceito completo de um evento de cliente FIA ​​GT3 PRO / AM.

CIK-FIA Karting

O calendário para o Campeonato Europeu de Superkart de 2017 CIK-FIA foi confirmado:

4 de junho Donington Grã Bretanha

6 de agosto Assen Países Baixos

29 de outubro Bugatti Le Mans França

Campeonato Mundial de Rallycross da FIA

Foram aprovadas algumas pequenas alterações ao Regulamento Técnico para o Campeonato Mundial de Rallycross 2017 da FIA. Estes serão refletidos nos regulamentos publicados na FIA.com.

Campeonatos de Energia Elétrica e Nova Energia da FIA

Em relação aos eventos do Campeonato de Energia Elétrica e Nova Energia de 2017, foram aprovadas as seguintes alterações:

– Rali Itália-Eslovénia (23-26 de março) foi cancelado.

– O EcoNova Rally Alemanha será substituído por uma nova EcoNova Cup, que será realizada na Áustria na mesma data (31 de agosto a 3 de setembro de 2017).

Comissão de Segurança da FIA

A tabela para os pilotos que ganham pontos em relação a uma Super Licença foi ampliada para incorporar as categorias CIK-FIA sénior e júnior de Karting (como ponto de partida para pilotos jovens, estes pontos são aplicáveis ​​por um máximo de cinco anos) e FFSA Formula Academy.

O Apêndice L do Código Desportivo Internacional será actualizado em conformidade na FIA.com.

Nomeação do Secretário-Geral da FIA para o Desporto

Este foi o Conselho FIA World Motor Sport final elaborado por Jean-Louis Valentin, que está deixando o cargo de Secretário-Geral do Desporto. Valentin foi eleito para a presidência da comunidade urbana do Cotentin em janeiro deste ano e, conseqüentemente, será incapaz de continuar em seu papel dentro da Federação. O presidente da FIA, Jean Todt, juntamente com os membros reunidos do World Motor Sport Council, agradeceu a sua valiosa contribuição para o desporto motorizado desde a sua nomeação em 2014, e desejou-lhe bem como para o futuro como ele vai servir a sua comunidade no governo .

O Conselho Mundial deu as boas-vindas a Peter Bayer, que foi nomeado para o cargo pelo presidente da FIA, Jean Todt. Com a aprovação do Conselho Mundial, Bayer assumirá o papel a partir de 10 de março.

A próxima reunião do Conselho Mundial de Desporto Motorizado da FIA será realizada em Genebra em 19 de Junho de 2017.

 

Nuno Dinis

 

Scroll To Top