Sábado , Setembro 22 2018
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / Final dramática dá vitória a Kristoffersson
Final dramática dá vitória a Kristoffersson

Final dramática dá vitória a Kristoffersson

Johan Kristoffersson foi eleito o vencedor da World RX da Catalunya-Barcelona, ​​em um dos 2018 FIA World Rallycross Championship apresentado pela Monster Energy, após o primeiro-a-estrada Mattias Ekstrom foi desqualificado da final após um incidente com Petter Solberg. Sebastien Loeb garantiu o segundo lugar depois de um final de semana memorável para a Team Peugeot Total, enquanto Andreas Audi Sport, da Andreas Audi Sport, assegurou que três fabricantes estão representados entre os três primeiros.

Começando lado a lado na grelha depois de vencer as respetivas meias-finais, Ekstrom e Solberg entraram em contacto na corrida para fazer uma curva, fazendo com que esta atingisse os marcadores da pista no interior da curva. Enquanto Ekstrom continuou na liderança, Solberg – que fez a volta mais rápida do evento ao redor do Circuito de Barcelona-Catalunha durante a primeira semifinal – rejogou a corrida em sexto e último lugar.

Com Ekstrom resistindo à pressão de Kristoffersson para levar a bandeira quadriculada em primeiro lugar, Stewards concluiu que o piloto da EKS Audi Sport tinha “Feito contato com o carro # 11 [Solberg] à sua esquerda … Além disso, os Stewards consideraram isto como um manobra perigosa e passível de atrapalhar o carro # 11. ”e o desclassificou da final.

A decisão deu a Kristoffersson sua décima vitória no World RX, empatando o placar com Ekstrom e Solberg, os três World RX Champions responsáveis ​​por 30 vitórias nos 50 eventos até o momento.

“Esta é definitivamente a melhor maneira de começar a defesa do meu título”, comentou ele. “Eu espremi tudo o que pude do meu VW Polo R. Eu sabia que ia ser apertado na saída do curinga, mas foi uma luta agradável; Mattias é um cara muito ligado, e ele sabe exatamente como posicionar seu carro para dificultar a ultrapassagem. Fiquei feliz com o segundo lugar, mas, embora vencer como este claramente não seja o melhor caminho, vou agarrá-lo com as duas mãos. “

O segundo lugar de Loeb veio após uma reviravolta notável em um dia que inicialmente o viu perder o corte para avançar para as semifinais. Um conjunto problemático de corridas de qualificação deixou Loeb 13 na classificação intermediária e a primeira reserva para as semifinais. Ele foi jogado na linha da vida quando o companheiro de equipe da Peugeot, Kevin Hansen, que se classificou em 12º, se retirou das semifinais.
Um antigo Joker Lap deu a Loeb uma vantagem sobre Bakkerud e um inesperado segundo lugar à frente do norueguês, que mais tarde deu à Audi algo para torcer ao herdar o terceiro lugar na geral em sua estréia com a equipe.

“É incrível quantas emoções diferentes você pode experimentar ao longo de um fim de semana de rallycross”, disse Loeb. “Saí do Q2 e do Q3 com suspensão traseira quebrada, o que me deixou muito longe na classificação e não esperava chegar às meias-finais, muito menos à final. Tive um pouco de sorte Finalmente, é bom ver que o carro é competitivo. Acho que demos um pequeno passo em frente no ano passado, e estamos aqui na luta, por isso esperamos poder continuar assim. “

“Foi um fim de semana muito complicado, com condições desafiadoras e em mudança”, acrescentou Bakkerud. “Estou satisfeito por estar na final já na primeira corrida com minha nova equipe e carro novo. Eu vejo um enorme potencial, não apenas para mim, mas para toda a EKS Audi Sport. Eu preciso empurrar ainda mais, porque eu quer ir até ao topo na segunda ronda em Portugal. “

A GRX Taneco teve um forte início de temporada na temporada 2018 com seu novo Hyundai i20, já que Niclas Gronholm conquistou o melhor resultado da World RX na quarta posição. O jovem finlandês terminou à frente de Solberg, que foi sexto na estrada antes de ser elevado ao quinto, às custas do rival Ekstrom.

Ekstrom, no entanto, vai para casa com o prêmio Monster Energy Super Charge Award pela reação mais rápida da linha de largada.

A GC Kompetition teve uma estreia positiva no World RX com o seu Renault Megane R.S RX, desenvolvido pela Prodrive, depois de Guerlain Chicherit e Jerome Grosset-Janin terem chegado à semifinal e demonstrado um ritmo competitivo. No entanto, houve uma mistura de chances de Olsbergs MSE, ex-campeão das Olimpíadas, com Robin Larsson chegar às semifinais, mas Kevin Eriksson não conseguiu progredir além das disputas de qualificação, depois que uma queda incaracterística no Q2 prejudicou suas chances.

No Campeonato Europeu de Rallycross da FIA, Reinis Nitiss, da Letônia, alcançou uma vitória dominante na categoria Supercarro. Liderando a partir do primeiro turno no Set Promotion Ford Fiesta, Nitiss escapou para vencer por três segundos o atual campeão Anton Marklund, com Jean-Baptiste Dubourg completando o pódio em seu G-Fors Renault Clio.

Artis Baumanis contribuiu para o sucesso da Letónia ao conquistar a vitória na ronda de abertura do Campeonato da Europa de Rallycross da FIA para o Super1600. Ele foi acompanhado no pódio pelo companheiro de equipe da Volland Racing, Gergely Marton (Hungria) e pelo francês Jimmy Terpereau.

Paul Bellamy, Director Executivo do World RX para a IMG, comentou: “Foi um fantástico começo para o Campeonato Mundial de Rallycross de 2018, que prepara o palco para o que claramente será uma temporada cheia de acção. Temos visto uma multidão de 30.000 torcedores lotam as arquibancadas do Circuit de Barcelona-Catalunya no fim de semana, o que representa um aumento em relação ao ano passado e demonstra a crescente popularidade do World RX no início da quinta temporada. a temporada de 2018 será incrivelmente próxima até a rodada final na África do Sul nos dias 24 e 25 de novembro. “

O Campeonato Mundial de Rallycross da FIA, apresentado pela Monster Energy, será retomado com a World RX of Portugal, em Montalegre, dentro de duas semanas (de 28 a 29 de abril).

Resultados
Os resultados completos do World RX da Catalunya-Barcelona podem ser encontrados no seguinte link: www.fiaworldrallycross.com/results

Classificações
A classificação completa do campeonato pode ser encontrada no seguinte link:
www.fiaworldrallycross.com/standings

 

Scroll To Top