Terça-feira , Janeiro 23 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Final espectacular deu a vitória a Samir Sousa na Champion Porto Santo (por Carlos da Silva)
Final espectacular deu a vitória a Samir Sousa na Champion Porto Santo (por Carlos da Silva)

Final espectacular deu a vitória a Samir Sousa na Champion Porto Santo (por Carlos da Silva)

 

Foi uma final empolgante que veio a decidir a vitória no “Champion Porto Santo Linvimox 2016”, uma vez que os dois primeiros classificados, estiveram frente a frente na última ronda da prova. Paulo Oliveira/ Ricardo Oliveira (Opel Corsa) estavam na frente da classificação com 3,6 segundos de vantagem sobre a dupla Samir Sousa / Nuno Lopes (Citroen Saxo), mas na derradeira ronda o piloto do Saxo fez uma volta espectacular em 2.15,8, que acabou dando a vitória na prova, com 3,6 segundos de vantagem.

Acabou assim de forma espectacular esta temporada de automobilismo no Kartódormo do Porto Santo, numa prova organizada conjuntamente pelo Clube Desportivo Portosantense e pelo Clube Desportivo Rally Nacional Nacional, detentor do alvará FPAK e que teve apoio das entidades oficiais, Câmara Municipal e Governo Regional, para além do imprescindível apoio de patrocinadores locais. Só assim foi possível ter a pista em muito boas condições e um conjunto de provas que suscitou o interesse do público que voltou a estar em bom número, nos dois dias em que o tempo também esteve a colaborar, sempre sem chuva e com uma temperatura bem agradável.

A prova teve momentos muito bons, com os concorrentes a evoluírem sempre dois a dois, e a proporcionarem momentos de muita emoção, que levaram o muito público a vibrar com as prestações dos pilotos. Samir Sousa e Paulo Oliveira foram os grandes dominadores da prova e decidindo o título na última ronda, mas outros pilotos estiveram também em grande nível, entre eles o casal Gilberto Camacho/Magda Vasconcelos(Toyota Starlet), que começou mal na 1.ª ronda em que uma saída de pista levou ao abandono, mas depois no domingo, duas voltas na casa dos 2.17 levaram a que subisse ao 3.º lugar do pódio a apenas 1,2 segundos do 2.º classificado.

Na classificação final, seguiram-se no 4.º lugar Marco Jesus / Fábio Melim (Opel Corsa A) que apesar de alguns problemas acabaram também em bom nível, e superando Luis Miguel Paixao Brito/Carlos Rodrigues (Peugeot 106) que fizeram uma prova muito regular que lhes deu o 5.º posto. Pedro Brito /André Ferreira (Ford Escort MK II), também com problemas na viatura, foi talvez o mais ovacionado na prova pela sua condução, sempre no limite do espectáculo, e que na última ronda conseguiu uma volta de 2.16,4, a apenas seis décimas de Samir Sousa, o que lhe valeu o 6.º lugar.

Depois veio a luta entre as pilotos senhoras, pois à entrada para a última ronda Vanessa Melim /Tomásia Fernandes (Opel Corsa A) estavam na frente com quatro décimas de vantagem sobre a dupla mista Sónia Sousa/ Mauro Sousa (Toyota Yaris) mas, com uma prova muita cuidada, Sónia Sousa suplantou a sua opositora, subindo ao 7.º lugar da geral e vencendo a Classe 1, enquanto Vanessa Melim vencia a taça das Senhoras. Completaram o top-ten Duarte Fernandes/Patrick Martins (Seat Ibiza) (9.º) e Aldonio Velosa /Telmo Telo (Nissan Micra), no 10.º lugar. De referir ainda a presença de um concorrente que se deslocou da Madeira, Paulo Nunes /Diamantino Pereira (Opel Corsa A) que terminou na 11.ªposição.

Colectivamente, a vitória desta feita foi, pela 1ª vez , para a equipa do C. D. Portosantense, com Samir Sousa, Gilberto Camacho e Sónia Sousa que somaram 11 pontos contra os 13 pontos da 2.ª classificada, e patrocinadora da prova, Linvimox Construções Lda/ExtraPneu, com Paulo Oliveira, Miguel Brito e Pedro Brito.

Com estes resultados da última prova do troféu ”Champion Porto Santo 2016, Samir Sousa conquistou assim o título de campeão, com Marco Jesus no 2.º lugar e Gilberto Camacho na 3.ª posição. Os campeões por classes foram Nuno Silva (1), Samir Sousa (2) e Pedro Brito (3), com Vanessa Melim a ganhar a Taça das Senhoras e a equipa da Linvimox a vencer colectivamente. Estes, e outros prémios da temporada, serão entregues durante uma Gala, que teve lugar na ultima 6ª feira à noite, encerrando assim uma época que vai fazer história no desporto do Porto Santo, com o automobilismo oficial a ter uma época marcante.

 

Scroll To Top