Quarta-feira , Novembro 14 2018
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / FRANCISCO ABREU TERMINA A ÚLTIMA JORNADA A UM PASSO DOS PONTOS
FRANCISCO ABREU TERMINA A ÚLTIMA JORNADA A UM PASSO DOS PONTOS

FRANCISCO ABREU TERMINA A ÚLTIMA JORNADA A UM PASSO DOS PONTOS


A derradeira jornada do ‘TCR Europe Touring Car Series 2018’, disputada este fim de semana em Barcelona, revelou-se bastante difícil para Francisco Abreu e o Peugeot 308TCR. Em busca de resultados condizentes com o elevado potencial e rendimento exibido ao longo de toda esta sua primeira temporada, que foi, também por isso, de aprendizagem e amadurecimento, o jovem piloto madeirense teve de lidar com diversos constragimentos que não permitiram  dar a projecção desejada a este projeto da Peugeot Portugal e da Sports & You.

 

A adaptção de Francisco Abreu ao circuito de Barcelona começou na sexta-feira passada, com o piloto da Peugeot Portugal a sentir-se confortável com o traçado e o comportamento do  Peugeot 308TCR da Sports & You:

“A adaptação a este circuito foi boa e tudo decorreu conforme planeado. Apesar das bandeiras vermelhas, que nos retiraram tempo precioso em pista, conseguimos progredir a andar bastante depressa, muito próximo dos mais rápidos. Além disso, sentimos que tínhamos espaço para melhorar”.

Contudo, o desenrolar do fim de semana revelou-se mais complicado, tendo a primeira corrida, disputada ontem (sábado), sido uma verdadeira frustração:

“Fizémos um bom arraque, apesar de sairmos na cauda do pelotão devido á penalização em Monza, e recuperámos 6 posições quase de imediado. Logo de seguida, no decorrer de um toque, o intercooler do 308TCR ficou danificado. Sem pressão no turbo, o carro não tinha rendimento e a nossa corrida acabou logo ali, com menos de duas voltas cumpridas”.

Para a segunda, e última, corrida de hoje (domingo), que marcou também o final da temporada e a coroação de um novo campeão, Abreu estava bem preparado e com o set-up mais apurado, tendo arrancado da18ª posição da grelha:

“Mais uma vez arrancámos bem e partimos logo para a recuperação de lugares, tendo conseguido boas e rápidas ultrapassagens. Não passou muito tempo até chegarmos ao 10ª lugar. Com a entrada do ‘safety-car’, a corrida parou e o recomeço não nos foi favorável. O rendimento do nosso carro em pista continuou a ser bom, mas o reagrupamento dos pilotos levou os limites da condução para um patamar algo mais agressivo. Assim, o objectivo passou a ser terminar a corrida sem problemas técnicos ou incidentes em pista, pelo que a minha condução passou a ser mais cautelosa, contudo sem deixar de estar atento a oportunidades para progredir. No meio de uma luta intensa com os rivais mais próximos, acabámos por perder alguns lugares e cortámos a meta em 12º. Houvesse mais tempo para correr e, possivelmente, o resultado teria sido outro”.

Independentemente dos resultados alcançados, esta primeira “viagem” de Francisco Abreu pelo TCR Europa foi, sem dúvida, inesquecível, e uma excelente rampa de lançamento para o futuro próximo. É também de realçar que a concretização do projecto só foi possível graças a todo apoio técnico e logístico da Sports & You, responsável pela preparação e assistência do 308TCR e distribuidora oficial da Peugeot Citroën Racing Shop para Portugal e Espanha, bem como ao total empenho da Peugeot Portugal como principal patrocinador, sem esquecer, obviamente os restantes parceiros com lugar cativo “a bordo” do 308 TCR de Francisco Abreu: King Tony, iMED, Canon, Brisa e Marítimo.

 

No que respeita aos resultados finais nesta primeira temporada no ‘TCR Europe Touring Car Series’, formado por 7 eventos (14 corridas), Francisco Abreu totalizou 14 pontos que correspondem ao 21º lugar no Campeonato de Pilotos. Quando à, Sports & You, encerra a temporada no 11º posto do Campeonato de Equipas.

 

Scroll To Top