Terça-feira , Novembro 13 2018
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / Francisco Gil/Filipe Rasteiro estreiam-se a vencer no Desafio Total Mazda
Francisco Gil/Filipe Rasteiro estreiam-se a vencer no  Desafio Total Mazda

Francisco Gil/Filipe Rasteiro estreiam-se a vencer no Desafio Total Mazda

 

 

Proença-a-Nova acolheu, a meio da tarde de hoje, o final da edição de 2018 da Baja TT do Pinhal, prova de abertura do Campeonato de Portugal de TT e que marcou também o início das hostilidades no Desafio Total Mazda. Marcada pela muita chuva que assolou a região centro do país, a derradeira etapa da prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco revelou-se absolutamente demolidora, tais as condições em que se encontravam os pisos.

 

Chegar ao final foi para muitos uma verdadeira vitória e, uma vez mais, os concorrentes ao Desafio Total Mazda revelaram uma tenacidade e capacidade de sofrimento inquestionáveis numa prova em que os Mazda Proto estiveram, uma vez mais, em plano de destaque.

 

No tocante à classificação do Desafio Total Mazda, Francisco Gil/Filipe Rasteiro venceram, tendo estampadas nos seus rostos as dificuldades que tiveram de enfrentar ao longo dos dois dias de prova. “Foi, de facto muito duro”, afirmava o piloto portalegrense após a conquista do seu primeiro triunfo em termos de Desafio. “Este segundo dia foi, para nós, muito complicado, principalmente o segundo sector, que cumprimos quase totalmente sem direcção assistida. Estou contente com o resultado. Ganhar é sempre bom!”

 

Depois de uma manhã absolutamente caótica, em que perderam mais de uma hora na pista após a travessia de uma ribeira, Jorge Cardoso/Joaquim Norte acabaram por conseguir levar o Mazda Proto até Proença-a-Nova, terminando no segundo posto final. “Depois do que passámos durante a manhã, pensei que não era possível chegar ao fim. Valeu-me o Joaquim (Norte) que é um mecânico de grande nível e conseguiu resolver a crise para voltarmos a rolar. O segundo lugar é excelente. É uma bela maneira de iniciar a época,” esclareceu Jorge Cardoso.

 

Impedidos de festejar a chegada ao final desta Baja TT do Pinhal ficaram Pedro Dias da Silva/José Janela (embraiagem), Bruno Rodrigues/Ricardo Claro (transmissão), Floriano Roxo/Nuno Roxo (transmissão) e Nuno Tordo/António Serrão (caixa de velocidades).

 

O Desafio Total Mazda regressa à estrada com a próxima prova do CPTT, a Baja TT de Loulé, a disputar entre nos dias 7 e 8 de Abril.

 

Classificação Final (Desafio Total Mazda)

1º Francisco Gil/Filipe Rasteiro, 6h42m48,87s

2º Jorge Cardoso/Joaquim Norte 7hh41m01,00s

 

Desafio Total Mazda (após uma prova)

1º Francisco Gil 26 pontos

2º Jorge Cardoso, 21 pontos

3º Pedro Dias da Silva, 2 pontos

 

Desafio 2018 em paralelo com o Nacional de TT

Recorde-se que esta 11ª temporada do Desafio Total Mazda é composta, pela primeira vez na sua história, por todas as 6 provas pontuáveis para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018, da responsabilidade da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

 

Iniciativa única no panorama do todo-o-terreno nacional, esta organização da Mazda Motor de Portugal mantém o alto patrocínio da Total e as parcerias com a EuropAssistance e a Avivar. Assume esta nova estrutura, procurando tirar um maior partido de um crescente grau de competitividade e das interessantes lutas que se registam no pelotão dos diferentes Mazda Proto inscritos, não sendo raras as vezes que os pilotos que os tripulam se envolvam na luta pelos lugares da frente das próprias provas.

 

Scroll To Top