Quarta-feira , Outubro 18 2017
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Grande fim-de-semana de paixão automóvel na Andaluzia
Grande fim-de-semana de paixão automóvel na Andaluzia

Grande fim-de-semana de paixão automóvel na Andaluzia

·             Mais de 110 equipas de competição e 500 participantes nas variadas actividades do evento
·             Jovens lobos da Fórmula Ford postos à prova num circuito estrangeiro
·             Desfiles de automóveis clássicos transformam o evento numa verdadeira concentração de apaixonados

A paixão pelos automóveis, pelas corridas e, em particular, pelos clássicos vai transformar a capital ibérica da competição motorizada já no próximo fim-de-semana, dias 23 e 24. À semelhança do que aconteceu na época transacta, o Iberian Historic Endurance é o cabeça de cartaz de um programa com muitas e excelentes corridas em antecipação.

O recém-asfaltado circuito espanhol, situado nos arredores de Jerez de La Frontera, vai encher-se com verdadeiras preciosidades da história automóvel. Vestido de gala para receber esta cimeira, o traçado andaluz é o palco para os próximos despiques de competições tão importantes como o Iberian Historic Endurance, a Fórmula Ford Portugal, a Fórmula 4 Espanha, o Super 7 by Kia e o Campeonato Andaluz de Velocidade.

Entre os próximos dias 23 e 24 de Setembro, são inúmeros os motivos de interesse deste grande evento que comemora os 30 anos de vida do Circuito de Jerez. Mas não são apenas as corridas que constituemum factor de atracção para seguir com atenção o que se passa em Jerez 30 – La Leyenda. O paddock terá uma Village (com zonas comercial e de restauração) que transformará o evento ainda mais especial. Será, também, atrás das boxes que se realiza, no domingo, uma interessante Concentração de Clássicos, que deverá reunir mais de uma centena de automóveis pertencentes de vários clubes e particulares, provenientes de toda a Andaluzia. Existirá ainda um track day local “Time Attack” já esgotado. Por fim, a Gulf e a Yamaha juntam-se ao evento trazendo convidados e fazendo driving experiences.

Relativamente à competição, a principal é o Iberian Historic Endurance. Com mais de três dezenas de inscritos, promove um verdadeiro confronto ibérico em que as equipas se apresentam com especiais modelos de Turismo e GT anteriores a 1976 equipados com pneus e restantes equipamentos da época. O programa tem reservadas duas corridas de 50 minutos, em que as estrelas serão os vários e rápidos Porsche 911, os especiais Lotus Elan, os carismáticos Mini Cooper, ou os estéticos Alfa Romeo.

Na Fórmula Ford, os jovens lobos que tornam esta competição extremamente competitiva, recuperam o espírito que deu origem a esta competição nas décadas de 80 e 90 do século passado. Após as jornadas já realizadas, todas as corridas foram plenas de interesse. No ano passado, Jerez assistiu a dois confrontos entusiasmantes e a edição de 2017 não será excepção.

Também exclusiva para monolugares, a Fórmula 4 Espanha irá realizar a prova, apesar das dificuldades financeiras que têm assolado esta competição que já cancelou várias rondas. Será, por isso, mais um momento extremamente empolgante, com vários jovens pilotos a ambicionarem o triunfo enquanto tentam chegar à Formula 1.

O Super 7grande interesse por parte dos pilotos. No total, são mais de três dezenas de concorrentes, 20 entre os 1600 e 14 entre os R300 e espera-se quarto corridas muito animadas.

“Voltamos ao Circuito de Jerez para mais uma grande jornada de competição e paixão pelos automóveis. O evento do ano passado foi muito positivo com 7.000 espectadores e tínhamos a certeza que em 2017 tínhamos de regressar a este carismático circuito andaluz. O interesse demonstrado na maior parte das competições é revelador do quão especial este evento de definiu em 2016. O trabalho desenvolvido com os responsáveis do circuito e com os clubes da região vai transformar Jerez 30 – La Leyenda num fim-de-semana em crescendo em que os automóveis são o centro de tudo”, afirmou Diogo Ferrão, da entidade organizadora, a RaceReady.

 

Scroll To Top