Sábado , Novembro 17 2018
ÚLTIMAS
Home / BREVES / Guarda revela nova escultura na Encosta do Tempo
Guarda revela nova escultura na Encosta do Tempo

Guarda revela nova escultura na Encosta do Tempo

 

 

 

No âmbito do projecto da Cápsula do Tempo Guarda 2050, iniciado em 2013, e que todos os anos, no dia 1 de Julho, conta com um programa comemorativo, o quinto aniversário ficou marcado pela inauguração de um monumento artístico, um relógio de sol Roamer.

A escultura tem a assinatura do arquitecto guardense António Saraiva, recentemente vencedor de um concurso de Newark, nos Estados Unidos da América, para instalação de um monumento em honra dos veteranos de guerra luso-americanos e inaugurado no passado dia 2 de Junho.

António Saraiva desenhou o relógio de sol que se encontra agora ao dispor dos visitantes da Encosta do Tempo e da torre de menagem da Guarda. Trata-se de uma obra de dois metros de altura, 1,20 metros de largura e cerca de 50 cm de espessura, numa base de granito de três toneladas, e com um relógio em aço corten, e encontra-se virado a sul, de forma a cumprir a sua função de indicar as horas.

Ao criar esta peça, António Saraiva pretendeu aliar “um objecto de medição do tempo que vem da antiguidade, o relógio de sol, em conjugação com um objecto que se tornou usual e de utilização pessoal e quotidiana, o relógio de pulso”. O conceito vai perfeitamente ao encontro da filosofia da Roamer, de combinar design intemporal com funcionalidade. A marca relojoeira suíça foi criada em 1888, patrocina esta escultura e passa a ser parceira da Cápsula do Tempo.

O relógio de sol Roamer tem ainda três QR Codes com acesso à página da Cápsula do Escape Livre, a uma série de fotografias que mostram a construção do monumento e à página oficial da Roamer.

Segundo Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “O relógio de sol Roamer instalado na Encosta do Tempo não assinala apenas o quinto aniversário da Cápsula do Tempo, mas pretende também ser mais um contributo para a cidade, através do enriquecimento e embelezamento da encosta. Sabemos que é um espaço que em 2017 foi visitado por quase 22 mil pessoas, número que regista crescimento de ano para ano, e que com este relógio de sol ganha novo interesse”.

Este dia 1 de Julho, data de inauguração da escultura e do aniversário do projecto, contou com a presença de Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal, que enalteceu o trabalho do Clube Escape Livre.

 

Scroll To Top