Domingo , Novembro 18 2018
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Historic Endurance prepara-se para a grande prova do ano
Historic Endurance prepara-se para a grande prova do ano

Historic Endurance prepara-se para a grande prova do ano

 

  • Meia centena de equipas inscritas na prova do Algarve Classic Festival
  • Grelha eclética com 17 diferentes marcas participantes
  • Maior evento do Sul da Europa continua a cativar equipas

 

Depois do sucesso da passagem pelo Estoril Classics Week, o Iberian Historic Endurance regressa ao sul de Portugal já no próximo fim-de-semana para o Algarve Classic Festival, aquele que é considerado o maior evento de “Historic Racing” do sul da Europa.

Organizado em conjunto pelo Autódromo Internacional do Algarve e pela Race Ready, este evento reunirá cinco centenas de viaturas que num passado não muito longínquo fizeram as delicias dos espectadores, sendo as duas corridas do Iberian Historic Endurance, das mais esperadas do fim-de-semana.

Meia centena de concorrentes, de cinco diferentes nacionalidades e divididos por cinco categorias, vão alinhar nas duas corridas de cinquenta minutos onde o favoritismo recai nos dois Ford GT40 inscritos, um deles entregue à conhecida dupla Grego/britânica Leo Voyazides/Simon Hadfield que venceu as duas corridas realizadas em Portimão em 2016, mas que em 2017 falharam em alcançar o almejado trofeu. Também favoritos será a dupla George Nolte/Michel Funke, vencedora da corrida 1 no ano passado. No entanto, não nos podemos esquecer do fantástico Ginetta G10, que ainda há 2 semanas, venceu no Autódromo do Estoril, da dupla Guess/Hilliard, e o raríssimo Bizzarrini da dupla francesa Pieter Boel/Richard Rubbio. Com trocas de piloto e muita animação, esperam-se corridas de cortar a respiração!

Os principais protagonistas portugueses marcarão presença no evento de Portimão, entre eles Carlos Barbot no exótico Merlyn MK4, César Freitas de regresso com o seu Ferrari 308 GT4 e Francisco Albuquerque em Lotus Elan 26R após uma fantástica corrida no Estoril.

A categoria GDS para carros turismos até 2 litros, Porsche SWB e MG B ou até 1300cc, conta com a sua maior adesão de sempre com 11 incríveis carros inscritos. Destaque para os três Ford Cortina Lotus que irão dar que falar dentro de pista, de Luis Sousa Ribeiro, Luis Gama Rocha e da dupla José Manuel Baça/António Camilo, que irão dificultar a vida aos 2 Porsche 911 SWB de Piero dal Maso e Nuno Nunes. Sem contar com os 2 Mini Britânicos, e os raros Ford Anglia e MG Midget a quererem mostrar que podem surpreender.

Para todos os apaixonados nacionais de automobilismo, este fim-de-semana é também uma oportunidade quase única de apreciar em acção máquinas excecionalmente raras vistas a correr entre nós.

Nas palavras de Diogo Ferrão, o responsável máximo da Race Ready, o fim-de-semana que se avizinha tem tudo para ser um êxito: “O Autódromo de Portimão é considerado um dos mais espectaculares e seguros da actualidade e o palco ideal para os nossos pilotos desfrutarem das suas viaturas de competição de excelência. O facto do Iberian Historic Endurance voltar a ser parte integrante de um grande evento como é o Algarve Classic Festival e de voltarmos a ter uma grelha de partida com algumas das melhores máquinas e pilotos internacionais da especialidade, tornará esta experiência ainda mais engrandecedora para todos os participantes.

O conceito do “Relax Historic Endurance”, tem o seu corolário nos carros da categoria de Gentleman Drivers Spirit, que nesta prova conta com 11 participantes, a maior desde que criámos esta categoria.

Com cinquenta carros em pista, independentemente de se estar ao volante ou como espectador, será sem dúvida uma prova muito interessante de seguir.”

Horário:

Qualifying – 6ª feira – 16h10

Race 1 – Sábado – 16h20

Race 2 – Domingo – 13h55

 

Scroll To Top