Domingo , Agosto 19 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Hyundai estreia-se avencer no WRC e logo na Alemanha (por www.ralisonline.net)
Hyundai estreia-se avencer no WRC e logo na Alemanha (por www.ralisonline.net)

Hyundai estreia-se avencer no WRC e logo na Alemanha (por www.ralisonline.net)

Ultimamente no WRC, o derradeiro dia costuma ser quase em ritmo de passeio porque, normalmente, costuma já estar tudo definido. No entanto, na Alemanha aconteceu o inesperado em várias frentes, sendo mesmo dramático.

Jari-Matti Latvala tinha quase 1 minuto de vantagem para Kris Meeke, tendo em vista a primeira vitória da Volkswagen em casa. No entanto, o finlandês não passou do primeiro troço pois, deixou o carro escorregar de traseira e cair nas vinhas de onde já não conseguiu sair.

Kris Meeke viu-se na liderança do rally e parecia que a tradição de ser só a Citroën a vencer na Alemanha iria repetir-se mas, o britânico errou no troço seguinte ao bater num muro e perder uma das rodas, ficando também fora do rally.

Depois de um acidente no shakedown em que quase colocou em causa a sua participação, Thierry Neuville estava longe de saber que ia conseguir vencer o seu primeiro rally no WRC e dar a primeira vitória histórica da Hyundai.

Dani Sordo acabou por obter também um excelente resultado de equipa, ao terminar na segunda posição e fazer dobradinha na Hyundai, neste dia histórico para o construtor coreano.

Com os seus dois companheiros de equipa, fora do rally por despistes, Andreas Mikkelsen tinha ordens para terminar o rally pois, ir atrás de de Sordo, poderia ter resultados iguais a Ogier e Latvala.

Os dois Ford estiveram em luta durante todo o rally e no derradeiro dia não foi excepção. Elfyn Evans passou à frente de Hirvonen no primeiro troço do dia, o finlandês respondeu ao vencer um troço mas, o jovem britânico também fez o mesmo ao vencer a Power Stage e assegurar a quarta posição, com uma vantagem de 6,9s para Hirvonen.

Mads Østberg não conseguiu aproximar-se dos dois carros da M-Sport, ficando apenas na sexta posição, a 12,2s de Hirvonen, contribuindo para um dos piores resultados da Citroën na temporada.

Martin Prokop subiu mais duas posições com erros de Latvala e Meeke, tal como o regressado Denis Kuipers que ainda beneficiou de um problema na caixa de velocidades no carro de Robert Kubica, antes do primeiro troço do dia.

No WRC2, o final também foi inesperado e dramático pois, Julien Maurin também foi forçado a parar para trocar uma roda a dois troços do fim, depois de ter acontecido o mesmo a Bernardo Sousa e Pontus Tiedemand, quando lideravam. Ott Tänak passou para a frente da competição mas, Pontus Tiedemand já tinha recuperado até à segunda posição à entrada do derradeiro troço. O sueco conseguiu mesmo bater o estónio por 1,8s e obter uma excelente vitória no WRC2.

No WRC3/ JWRC, Stéphane Lefebvre limitou-se a controlar Christian Riedemann, para obter nova vitória e ser cada vez mais o líder da competição no campeonato que no caso do JWRC, terá como prémio uma temporada com o novo DS3 R5.

No DMACK Fiesta Trophy, Yeray Lemes que era o líder destacado desde muito cedo, ficou pelo caminho no segundo troço do dia e entregou a vitória a Tom Cave.

DIA 3 ADAC RALLY DEUTSCHLAND

1. Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (BEL) Hyundai i20 WRC 3:07:20,2
2. Dani Sordo / Marc Martí (ESP) Hyundai i20 WRC +40,7
3. Andreas Mikkelsen / Ola Fløene (NOR) Volkswagen Polo R WRC +58,0
4. Elfyn Evans / Daniel Barritt (GBR) Ford Fiesta RS WRC +01:03,6
5. Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (FIN) Ford Fiesta RS WRC +01:10,5
6. Mads Østberg / Jonas Andersson (NOR/SWE) Citroën DS3 WRC +01:22,7
7. Martin Prokop / Jan Tománek (CZE) Ford Fiesta RS WRC +04:52,8
8. Dennis Kuipers / Robin Buysmans (NLD/BEL) Ford Fiesta RS WRC +09:18,1
9. Pontus Tidemand / Emil Axelsson (SWE) Ford Fiesta R5 +11:35,4
10. Ott Tänak / Raigo Mõlder (EST) Ford Fiesta R5 +11:37,2
11. Yuriy Protasov / Pavlo Cherepin (UKR) Ford Fiesta RS WRC +12:24,7
12. Xavier Pons / Alex Haro (ESP) Ford Fiesta R5 +12:31,6
13. Armin Kremer / Klaus Wicha (DEU) Škoda Fabia S2000 +12:40,6
14. Jaroslav Melichárek / Erik Melichárek (SVK) Ford Fiesta RS WRC +12:54,0
15. Sam Moffett / James O’Reilly (IRL) Ford Fiesta RS WRC +14:04,5
16. Julien Maurin / Nicolas Klinger (FRA) Ford Fiesta R5 +14:16,4
17. Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchini (QAT/ITA) Ford Fiesta RRC +18:11,0
18. Hermann Gassner Jr. / Ursula Mayrhofer (DEU/AUT) Mitsubishi Lancer Evo X R4 +19:31,3
19. Stéphane Lefebvre / Thomas Dubois (FRA) Citroën DS3 R3T +20:25,2
20. Christian Riedemann / Michael Wenzel (DEU) Citroën DS3 R3T +20:34,6

 

Scroll To Top