Quarta-feira , Julho 26 2017
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / IVECO com dupla presença no “Campeonato Europeu de Camiões 2017”
IVECO com dupla presença no “Campeonato Europeu de Camiões 2017”

IVECO com dupla presença no “Campeonato Europeu de Camiões 2017”

 

 

Pela primeira vez, a IVECO vai participar em toda a temporada do Campeonato da Europa FIA de Camiões 2017 como patrocinador técnico de duas equipas. O apoio ao Team Schwabentruck já existia e prossegue este ano, sendo a novidade o suporte ao Team Hahn, que esta temporada defende o título pela IVECO.

 

Este ano a presença da IVECO no Campeonato da Europa FIA de Camiões é a dobrar, através do Team Schwabentruck, que tem representado a IVECO ao longo dos últimos oito anos, e do Team Hahn – vencedor do campeonato em 2016 – que se junta agora à IVECO, apostando num Stralis no objectivo de revalidação desse título.

 

Para Pierre Lahutte, Presidente da Marca IVECO, trata-se de uma excelente oportunidade para demonstrar a tecnologia IVECO: “Aceitámos o desafio de estar 100% envolvidos no campeonato com duas equipas altamente competitivas, que vão defender em pista as cores da IVECO. Estamos orgulhosos por ter os nossos veículos integrados nas emoções do desporto motorizado, um factor de envolvimento e de entusiasmo para todos os nossos clientes na Europa. Trata-se de uma excelente oportunidade para demonstrar a incrível performance dos nossos camiões em circuitos que levam os motores e as mecânicas aos seus limites. Estas condições extremas são concebidas para por à prova a durabilidade dos veículos e a fiabilidade dos componentes usados na produção destes camiões.

 

O apoio da IVECO ao Team Schwabentruck consiste no fornecimento de dois camiões Stralis especificamente concebidos para competição. O piloto alemão Gerd Körber, tri-campeão europeu da modalidade (1996, 2001 e 2013) e o seu colega de equipa Markus Altenstrasser correm com camiões Stralis 440 E 56 XP-R de 5,5 toneladas, equipados com motor IVECO Cursor 13, com a impressionante potência de 1150 CV. Estes veículos estão especialmente preparados e equipados para alcançar 160 km/h, a velocidade máxima permitida pelos regulamentos. Líder da equipa, Gerd Körber arranca para a temporada com o título na mira, participando em todas provas do calendário.

 

Quanto ao Team Hahn, criado em 1996, viu o piloto Jochen Hahn ocupar o lugar do seu pai em 1999, ano em que venceu o título de Rookie do Ano graças ao seu excelente desempenho ao longo da temporada. Os anos de glória de Jochen e do Team Hahn começaram em 2011, com a equipa a sagrar-se Campeã em três anos consecutivos, além de um 2º lugar em 2014 e um 3º em 2015, tendo fechado a época de 2016 com a conquista de mais um título europeu. O Team Hahn dispõe, igualmente, de um camião de competição Stralis 440 E 56 XP-R.

 

Em preparação para a temporada de 2017, as duas equipas estiveram presentes nas sessões oficiais de testes promovidas pela FIA no circuito de Most, na República Checa, colocando à prova os mais recentes desenvolvimentos nos seus veículos e respectivos motores. Estes testes contaram com a presença da maioria das equipas envolvidas na temporada de 2017, tendo sido uma excelente oportunidade para avaliar o nível competitivo em pista.

 

As duas equipas IVECO aproveitaram ao máximo esta exaustiva sessão de testes, ensaiado as funcionalidades gerais dos veículos, dando especial atenção ao desempenho dos motores. Foi também uma excelente oportunidade para Jochen Hahn ganhar confiança com o Stralis XP-R, um camião bem diferente dos que o piloto conduziu em temporadas anteriores.

 

A IVECO vai estar presente em todas as nove rondas do campeonato, aproveitando também para desenvolver acções de promoção da marca no paddock através da exibição de veículos, venda de merchadising (fan shops) e pontos de acolhimento. Adicionalmente irá expor dois dos seus quatro IVECO Emotional Trucks, desenvolvidos em honra dos grandes nomes do desporto motorizado: o Schwabentruck Emotional Truck e o veículo do Team PETRONAS De Rooy IVECO que alinho no último Dakar. O novo Emotional Truck do Team Hahn irá juntar-se-lhes a partir da prova de Misano.

 

IVECO domina jornada inaugural na Áustria

Jochen Hahn iniciou o Campeonato da Europa FIA de Camiões com uma dupla vitória, garantindo o 1º lugar em duas das quatro corridas do programa do evento que no passado fim-de-semana teve lugar no circuito austríaco Red Bull Ring, em Spielberg. Hahn ali impôs o seu IVECO Stralis 440 E 56 XP-R nas Corridas 1 e 4, piloto do Team Hahn que voltaria a subir ao pódio, mais tarde, com o 2º lugar obtido na Corrida 3, depois de alcançar um 5º lugar na Corrida 2.

 

Quanto ao Team Schwabentruck, também o chefe de fila Gerd Körber subiu ao pódio por duas vezes, fruto dos 3ºs lugar nas Corridas 1 e 2, sendo depois 11º na terceira e 5º na última jornada do fim-de-semana. Já o seu companheiro Markus Altenstrasser teve resultados menos positivos, apenas assegurando um 8º e um 9º lugares nos dois primeiros embates, para desistir na Corrida 3 e não participar na última.

 

Fruto destes resultados, Hahn ocupa a liderança provisória do Campeonato de Pilotos, somando 51 pontos, Körber é 4º com 26 e Altenstrasser o 12º, com 5 pontos.

 

No Campeonato de Equipas e fruto de uma associação das duas equipas, criando uma entidade única sob o nome de Bullen of IVECO Magirus, é esta a líder desse ranking.

 

 

Calendário do Campeonato Europeu FIA de Camiões 2017

 

Ronda DATA CIRCUITO PAÍS
1 13-14 Maio Red Bull Ring Áustria*
2 27-28 Maio Misano Itália
3 1-2 Julho Nürburgring Alemanha
4 15-16 Julho Slovakiaring Eslováquia
5 26-27 Agosto Hungaroring Hungria
6 2-3 Setembro Most República Checa
7 16-17 Setembro Zolder Bélgica
8 23-24 Setembro Le Mans França
9 7-8 Outubro Jarama Espanha
* já realizada

 

 

Scroll To Top