Sexta-feira , Novembro 16 2018
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / IVECO domina Africa Eco Race 2018
IVECO domina Africa Eco Race 2018

IVECO domina Africa Eco Race 2018

IVECO domina Africa Eco Race 2018, terminando a prova com a vitória de Gerard De Rooy do Team PETRONAS De Rooy IVECO na categoria de Camiões

Gerard De Rooy conquista o 1º lugar entre os Camiões na Africa Eco Race 2018, categoria que dominou desde o início e ao longo presente da edição.

Quanto ao Dakar 2018, Federico Villagra já subiu ao pódio em 6 das 8 Etapas disputadas, alcançando um 2º lugar na Etapa 8, dia em que a IVECO voltou a colocar os seus três Powerstar entre os 10 mais rápidos da Especial.

 

 

A edição de 2018 da Africa Eco Race chegou ao fim: após 12 Etapas e 6.500 km através de 3 países (5 disputadas em Marrocos, 6 na Mauritânia e 1 no Senegal), uma feroz competição em paisagens de cortar a respiração, por pistas rápidas pedregosas e dunas complicadas, pilotos e equipas alcançaram as margens do Lago Rosa, no Senegal, para festejar as vitórias e os grandes feitos do rali.

Gerard De Rooy, líder do Team PETRONAS De Rooy IVECO, venceu o rali na categoria de Camiões, depois de ter garantido o comando deste escalão ao longo de toda a prova, tanto nas rápidas pistas pedregosas, como nas macias areias das dunas. Fornecedora oficial do Team PETRONAS De Rooy IVECO há oito anos consecutivos, a IVECO providenciou veículos, motores e peças às formações vencedoras da Africa Eco Race. A lendária fiabilidade dos camiões IVECO saiu reforçada desta duríssima experiência, em que todas as peças e componentes dos seus camiões foram sujeitas às mais duras condições de utilização possíveis. Equipados com motores IVECO Cursor 13, especialmente desenvolvidos pela FPT Industrial, marca de propulsores do Grupo CNH Industrial, os veículos utilizados desenvolvem até 1000 cv de potência.

A Etapa final levou os concorrentes a uma última e curta tirada no já tradicional troço ao longo do Lago Rosa, perto de Dakar. Multidões acorreram para saudar os concorrentes e festejar com os vencedores, à medida que estes subiam ao pódio montado na praia, junto ao lago. Extremamente satisfeito com o rali, o holandês De Rooy comentou: “Adorei tudo, tanto a beleza das paisagens como a dureza da competição. Mais do que tudo, é isso mesmo o que importa, divertirmo-nos outra vez. Foram Etapas longas, mas os dias eram curtos, pois praticamente não fazíamos ligações. Olho para trás e o sentimento é mesmo muito bom.”

Africa Eco Race 2018 – Classificação Geral (Camiões):
1. GERARD DE ROOY (IVECO)                        45h00m53s
2. Tomas Tomecek (Tatra)                     + 5h12m32s
3. Johannes Van De Laar          (DAF)              + 6h49m12s

 

IVECO Powerstar em busca da vitória no Dakar 2018

Do outro lado do Atlântico, no Rali Dakar que se disputa na América do Sul, a IVECO mantêm-se no máximo do seu potencial, com os três IVECO Powerstar a rubricarem, de forma consistente, excelentes resultados, alcançando posições entre os 10 primeiros classificados nas duas primeiras Etapas disputadas após o Dia de Descanso da passada 6ª Feira.

Na Etapa 7, primeira parte da Etapa Maratona, Ton Van Genugten assumiu a liderança da Especial e não mais a deixou, garantindo o melhor tempo com dois minutos de vantagem sobre o seu colega de equipa Federico Villagra. Artur Ardavichus chegou 18 minutos depois, registando o 7º melhor tempo. A Etapa seguinte levou os concorrentes a cumprir 381 km cronometrados entre as cidades de Uyuni e Tupiza, na Bolívia, cumprindo-se a segunda metade da Etapa Maratona. No rali-raide mais duro do mundo, as pistas não colocaram entraves às formações da IVECO e, apesar da forte chuva e das muitas estradas inundadas, os três IVECO Powerstar de Villagra, Van Genugten e Ardavichus alcançaram a linha de chegada todos eles com tempos dentro no top 10.

Federico Villagra tem sido um nome assíduo nos lugares do pódio desta edição, como o comprovam os 2ºs melhores tempos em ambas estas etapas. O piloto argentino, que pretende alcançar a vitória na categoria graças a uma performance consistente, tem vindo a aproximar-se progressivamente do comandante da prova, Eduard Nikolayev. Já Ton Van Genugten, foi 6º na Especial entre Uyuni e Tupiza, a 15 minutos do líder, Especial que Artur Ardavichus terminou com o 9º melhor tempo, mantendo, assim, a sua posição entre os 10 primeiros da Classificação Geral.

Devido ao mau tempo no sul da Bolívia e no norte da Argentina, a organização decidiu cancelar a Etapa 9 (Tupiza/Salta), pelo que o rali prossegue hoje – 3ª Feira, dia 16 de Janeiro – com a Etapa 10 (Salta/Belén) toda ela disputada em território argentino.

Rali Dakar 2018 – Classificação Geral (após Etapa 8):
1. Eduard Nikolaev (Kamaz)                  28h15m06s
2. FEDERICO VILLAGRA (IVECO)        + 46m25s
3. Martin Macik (Liaz)                            + 3h29m25s

6. TON VAN GENUGTEN (IVECO)        + 4h31m08s
8. ARTUR ARDAVICHUS (IVECO)         + 5h28m16s

 

Scroll To Top