Segunda-feira , Dezembro 11 2017
ÚLTIMAS
Home / BREVES / IVECO Stralis NP percorre a Europa
IVECO Stralis NP percorre a Europa

IVECO Stralis NP percorre a Europa

De Lisboa a São Petersburgo, integrado no Rali Blue Corridor-2017: Iberia/Baltia, promovendo o gás natural

 

 

Pioneira nas tecnologias de Gás Natural para a indústria de transportes, a IVECO participa na edição deste ano do Rali Blue Corridor-2017: Iberia/Baltia com um Stralis NP, o primeiro camião a gás natural concebido de raiz para operações de longo curso, podendo operar a Gás Natural Comprimido (CNG) ou a Gás Natural Liquefeito (LNG). Com esta sua participação, a marca tem como objectivo apoiar e promover o desenvolvimento deste combustível, defendo-o como a melhor e mais consistente alternativa para a indústria dos transportes.

 

Promovido e organizado anualmente pelo Grupo Gazprom e pela Uniper, o Rali Blue Corridor-2017: Iberia/Baltia reúne representantes das empresas de energia e de logística, fabricantes de veículos e operadores do mercado de Veículos a Gás Natural, como forma de demonstrar as vantagens do gás natural como combustível para o futuro.

 

O rali arrancou oficialmente ontem (18 de Setembro) no Carregado, nos arredores de Lisboa, com uma cerimónia da partida, iniciando-se o percurso através da Europa, que terminará em São Petersburgo. Com a caravana a percorrer uma distância superior a 5.500 quilómetros, o evento demonstra os progressos registados no desenvolvimento das infra-estruturas do gás natural na Europa, confirmando que se trata de um combustível totalmente válido para os transportes de longo curso.

 

Ao longo do trajecto do Rali Blue Corridor-2017: Iberia/Baltia” a caravana tem programadas diversas paragens para a organização de mesas redondas e eventos nos quais a IVECO, representantes da indústria de gás e das empresas de transportes, e representantes de diversos governos, irão debater os aspectos legais e tecnológicos respeitantes à utilização deste combustível alternativo nos transportes, bem como as suas vantagens ambientais, económicas e sociais. O final do Rali está agendado para o dia 5 de Outubro, coincidindo com a realização do Fórum Internacional do Gás de São Petersburgo.

 

A caravana fará uma paragem na fábrica IVECO em Ulm (Alemanha), onde se fará o reabastecimento na primeira estação de Gás Natural Liquefeito do país. No dia 25 de Setembro, a IVECO organiza, no seu Centro de Entrega de Ulm, uma mesa redonda com clientes e outras partes interessadas no desenvolvimento do gás natural na indústria de transportes.

 

A IVECO participa com um Stralis NP AS440S40T/P equipado com um motor IVECO Cursor 9 LNG/CNG,  a gás natural, proposta que oferece o melhor nível de potência neste combustível: 400 cv e 1700 Nm de binário. O Stralis NP é o primeiro camião a gás natural concebido de raiz para operações de longo curso e o único camião a Gás Natural Comprimido e Liquefeito a oferecer níveis de potência, conforto, tecnologia de transmissão e economia de combustível, compatíveis com as necessidades das missões de longo curso. Com uma autonomia recorde de até 1500 km, o Stralis NP faz do gás natural uma solução viável para os transportes internacionais de longa distância.

 

O veículo vai percorrer mais de 5.500 km ao longo de 12 países, com o objectivo de sensibilizar o grande público, a comunidade empresarial, os especialistas e os meios de comunicação social para as vantagens da utilização do LNG no sector dos transportes.

 

A edição deste ano do Rali incide na utilização do Gás Natural Liquefeito no transporte de mercadorias. Este combustível sustentável combina as vantagens de um excelente desempenho ambiental com eficiência de custos, e constitui uma alternativa viável ao diesel actualmente disponível para o transporte de mercadorias.

 

Num estudo recentemente publicado, o Ministério dos Transportes e das Infra-estruturas Digitais da Alemanha (BMVI) identifica o Gás Natural Liquefeito como a melhor solução disponível para o transporte de longo curso de mercadorias, tanto a curto prazo como para os próximos 10 a 15 anos. Esta incidência no Gás Natural Liquefeito converge com a visão da IVECO para o futuro do sector, como sendo o próximo passo em direcção aos transportes sustentáveis.

 

A IVECO é pioneira em motorizações alternativas nos últimos 20 anos e é actualmente reconhecida como o líder neste sector. Em resultado desta longa dedicação a esta tecnologia alternativa de combustível, a IVECO é hoje o único construtor a oferecer uma gama completa de modelos a gás natural, desde veículos comerciais ligeiros a camiões pesados de longo curso, bem como autocarros. Com mais de 22.000 unidades vendidas, a IVECO é o líder absoluto no mercado e na tecnologia de veículos comerciais a gás natural.

 

 

Scroll To Top