Sábado , Outubro 21 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / Jan Kopecky vence em casa (por Ricardo Nascimento)
Jan Kopecky vence em casa (por Ricardo Nascimento)

Jan Kopecky vence em casa (por Ricardo Nascimento)

A 46ª edição do Barum Czech Rally Zlín foi bastante competitivo no que diz respeito à luta pela vitória desde o inicio até ao fim. No entanto, um dos principais protagonistas, acabou por errar na derradeira especial e entregou a vitória ao vencedor habitual.

Jan Kopecký e Alexey Lukyanuk foram os grandes animadores do evento checo do ERC, com ambos a estarem sempre separados por poucos segundos durante todo o rally, apesar da inexperiência do russo neste difícil rally.
Lukyanuk chegou a passar pela liderança no final do primeiro dia, mas Kopecký respondeu rapidamente, retomando a primeira posição. No dia seguinte, o russo perdeu alguns segundos com um pião no inicio da derradeira secção, recuperou no penúltimo troço, reduzindo a diferença para 4,6s mas, no ultimo troço, Lukyanuk bateu numa parede, danificou um braço da direção e teve ainda de trocar uma roda, caindo de segundo para décimo sexto.

Jan Kopecký teve uma das maiores lutas no “seu” rally, mas acabou por ficar tudo fácil quando o seu adversário errou no derradeiro troço, para obter a sua sexta vitória no barum Rally.

Nas posições seguintes, também existiram várias lutas interessantes. Kajetan Kajetanowicz começou por ser terceiro, mas ficou parado com problemas no motor logo após a quarta especial, regressando no segundo dia para obter seis pontos por ter sido o segundo piloto mais rápido do segundo dia.

Tomáš Kostka envolveu-se numa grande luta com Bryan Bouffier pela terceira posição, mas o francês teve um problema no motor no segundo dia, ficando na assistência antes da derradeira secção. Kostka também perdeu algum tempo com um problema no diferencial, caindo para sexto, mas após ter resolvido o problema na assistência, o piloto local beneficiou do acidente de Jaromír Tarabus e conseguiu bater Jan Černý na penúltima especial e subir para segundo depois do erro de Lukyanuk.

Pavel Valoušek começou bem no rally, mas atrasou-se com um pneu furado no primeiro dia, repetindo o azar no dia seguinte. No entanto, o piloto da casa foi beneficiando de azares alheios e de alguns erros de outros adversários, para terminar na quarta posição.

Fabian Kreim atrasou-se na terceira especial, mas foi recuperando ao longo do rally, para terminar em quinto, apesar de ter furado um pneu no final.

Ralfs Sirmacis chegou a passar pelo top 10, mas um furo na sexta especial acabou por atrasar muito o piloto letão e depois acabou por capotar no segundo troço do segundo dia.

Apesar de Martin Koči ter sido o melhor nas duas rodas motrizes, Chris Ingram dominou o ERC3 com o Opel Adam R2, seguido de perto por Luca Rossetti que se estreava no Toyota GT86 R3.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Jan Kopecký (10); Alexey Lukyanuk (5)
LÍDERES DO RALLY:
Jan Kopecký (SS1 a 7); Alexey Lukyanuk (SS8); Jan Kopecký (SS9 a 15)
erc

 

Scroll To Top