Segunda-feira , Abril 23 2018
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / João Rato vence Desafio e assegura pódio no Evento Nacional
João Rato vence Desafio e assegura pódio no Evento Nacional

João Rato vence Desafio e assegura pódio no Evento Nacional

 

Chegou esta tarde ao fim a 29ª edição da Baja 500 Portalegre, quarta prova do Desafio Total Mazda e que contou com uma exibição de elevado nível das equipas Mazda em prova, com particular destaque para João Rato que foi o melhor na classificação do Desafio, acumulando ainda um espectacular terceiro lugar no Evento Nacional. Merece referência também o facto de dos cinco Mazda que alinharam à partida apenas um não ter conseguido terminar, algo que assume uma importância ainda maior, reconhecida que é a dureza da prova portalegrense.

João Rato teve dois dias muito duros, mas foi de sorriso rasgado que recebeu a taça referente a mais uma vitória esta época, a terceira em quatro provas. O piloto de Portalegre sublinhou que “tivemos que fazer uma gestão muito cuidadosa do esforço, numa prova que, além de extensa, é sempre muito dura. Tivemos algumas crises para resolver, mas o resultado final é claramente positivo e deixa-nos ainda mais à vontade na luta pelo título desde ano. Toda a equipa está de parabéns e esta vitória é também para eles. Agora temos que estar bem preparados para Fronteira” João Rato/João Ratinho garantiram ainda, a vitória no Agrupamento T1 e Categoria Diesel no Evento Nacional.

Pedro Dias da Silva/António Conde, que estrearam em Portalegre um novíssimo Mazda Proto, com a silhueta CX-5, estiveram sempre na luta pelos lugares da frente e acabaram por assegurar o segundo lugar no Desafio, após uma penalização. O piloto de Tomar rubricou uma exibição de grande nível, tendo mesmo liderado durante bastante tempo a classificação do Evento Nacional: “Tenho pena que as coisas não tenham corrido exactamente como esperávamos, nomeadamente já após o fim da prova, com a penalização. Ainda assim foi uma jornada muito positiva, em que o carro esteve impecável e conseguimos imprimir um bom ritmo. Apesar de tudo estou muito satisfeito.”

Terceiros classificados do Desafio em Portalegre, Bruno Oliveira/Paulo Marques voltaram a somar pontos no Desafio mesmo com “muitas dificuldades com os pneus que utilizámos na parte da tarde. O carro tornou-se inguiável com a pista molhada. Com essa excepção correu tudo muito bem e é sempre bom atingir a meta aqui em Portalegre, prova que de que gosto muito e que representa um palco único do TT Nacional.”

Quartos classificados no Desafio Total Mazda, Etelvino Carvalho/Pedro Marcão também tiveram uma jornada muito complicada em que chegar ao final representou por si só uma vitória. A dupla alentejana, pode, todavia, festejar a conquista do vice-campenato de navegadores por parte de Pedro Marcão. “Depois dos problemas que tivemos de manhã, e que resultaram do acidente de ontem, fizemos a prova possível e, sinceramente, foi com grande dificuldade que chegámos ao final. Foi verdadeiramente desgastante, porque nunca andámos naquele que é o nosso ritmo habitual. Este quarto lugar sabe a pouco…”

A dupla Rui Lopes/Francisco Cabral foi a única do Desafio a não conseguir terminar, devido a um problema no “intercooler”, decorrente de um acidente na pista, em que estiveram envolvidos com outro concorrente.

Com estes resultados, e como vem sendo hábito no Desafio Total Mazda, a decisão do título de 2015 ficará adiada para a última prova, a disputar entre 27 e 29 de Novembro, as 24 Horas TT Vila de Fronteira, prova para a qual João Rato parte confortável, mas sabendo que o título ainda não está garantido…

Classificação Desafio Total Mazda (Final):
1º João Rato/João Ratinho (Mazda Proto), 6h54m02s
2º Pedro Silva/António Conde (Mazda Proto), 6h59m41s
3º Bruno Oliveira/Paulo Marques (Mazda Proto), 7h03m16s
4º Etelvino Carvalho/Pedro Marcão (Mazda Proto), 8h06m07s

Desafio Total Mazda/Pilotos (após 4 provas, de um total de 5*)
1º João Rato, 93 pontos
2º Etelvino Carvalho, 52 pontos
3º Bruno Oliveira, 33 pontos
4º Pedro Dias Silva, 18 pontos
* a jornada de Fronteira atribui duas pontuações

Desafio Total Mazda/Navegadores (após 4 provas, de um total de 4)
1º João Ratinho, 93 pontos – “Campeão”
2º Pedro Marcão, 52 pontos
3º Paulo Marques, 33 pontos
4º António Conde, 18 Pontos

 

Scroll To Top