Terça-feira , Outubro 17 2017
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Joaquim Teixeira: “A Rampa da Covilhã é a mais segura do campeonato”
Joaquim Teixeira: “A Rampa da Covilhã é a mais segura do campeonato”

Joaquim Teixeira: “A Rampa da Covilhã é a mais segura do campeonato”

 

 

O Campeonato Nacional de Montanha-Valvoline prossegue no próximo fim-de-semana com a tradicional Rampa da Covilhã. Joaquim Teixeira elogia a segurança da prova na Serra da Estrela e estabelece o pódio da Categoria 4 como objetivo.

 

O piloto da Bompiso é um dos mais experientes e respeitados do Campeonato Nacional. Por isso, é uma figura abalizada para falar sobre as características da rampa na Covilhã: “A Rampa Serra da Estrela é a prova portuguesa que considero mais segura. É uma rampa onde participo desde 2001 ou 2002 e de que gosto muito embora não seja a prova onde normalmente consigo os melhores resultados. O traçado tem uma inclinação muito acentuada, principalmente na saída de algumas curvas, e depois mistura zonas de curvas lentas com algumas zonas rápidas. Por norma é uma prova que costuma juntar muito público, embora muito menos do que nos anos em que contava para o Campeonato da Europa”, refere Joaquim Teixeira.

“As minhas expectativas para esta prova dependem do tempo que se faça sentir no fim de semana. Caso volte a chover, o que seria um caso único dos últimos 10 anos onde não me lembro de termos três provas seguidas em chuva, as minhas hipóteses são muito reduzidas. Se o tempo estiver bom sem chuva poderei ter uma palavra a dizer ao nível da classificação da minha categoria, embora mesmo assim ao contrário do que alguns afirmam o meu carro por ser atmosférico perde para as viatura turbo na saída das zonas lentas. Um bom resultado para mim nesta prova será ficar nos 3 primeiros da categoria e o melhor possível da geral”, afirma o piloto do Renault Megane Trophy.

 

Joaquim Teixeira também quis abordar o atual enquadramento técnico das viaturas da Categoria 4. “No seguimento de alguns comunicados de outros concorrentes, onde afirmam que o Megane Trophy é o carro com mais potência da categoria, eu lembro que o Renault é também sem dúvida o único que está em conformidade com a regulamentação do troféu onde participava. Se calhar essa afirmação sobre a potência já não corresponde à realidade. É uma questão de se confirmar. Basta verificarem todas as viaturas da categoria em função do regulamento técnico do troféu de cada uma, ao nível mecânico. Aí teremos a resposta a esta questão. Nunca até hoje tinha abordado este assunto, e só falo dele agora porque estou farto de ver sempre essa afirmação em tudo que é comunicado. Mesmo assim tudo irei fazer para conseguir o melhor resultado possível porque acima de tudo para mim o importante além de vencer é competir sem andar sempre com desculpas que o do outros é melhor que o meu”, concluiu o piloto de Murça.

Terceira prova do calendário, a Rampa da Covilhã tem as primeiras subidas de treinos marcadas para as 15:30 de Sábado (dia 28), enquanto no Domingo a acção em pista começa às 10:30.

 

 

Scroll To Top