Segunda-feira , Agosto 21 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / KRIS MEEKE IMPERIAL EM REDOR DE AJACCIO
KRIS MEEKE IMPERIAL EM REDOR DE AJACCIO

KRIS MEEKE IMPERIAL EM REDOR DE AJACCIO

Autores de 3 melhores tempos nas 4 Especiais do dia, Kris Meeke e Paul Nagle instalaram-se na liderança da Volta à Córsega.

O Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team realizou uma bela prestação de conjunto, com a 4ª posição ocupada por Craig Breen / Scott Martin e o 8º lugar de Stéphane Lefebvre / Gabin Moreau.

 

  • A 1ª Etapa da Volta à Córsega compôs-se de 2 rondas com 2 Especiais cada – Pietrosella/Albitreccia e Plage du Liamone/Sarrola-Carpocino – desenhadas em redor de Ajaccio.
  • Debaixo de um sol radiante, a manhã desenrolou-se na perfeição para Kris Meeke, piloto que assinou o melhor tempo nas 2 primeiras Especiais, permitindo-lhe regressar a Porticcio com uma vantagem de 8,9 sobre Sébastien Ogier. Craig Breen era 6º, a 29,7s do seu companheiro de equipa e Stéphane Lefebvre 9º, já a mais de um minuto..
  • Esta 1ª Etapa disputou-se sem assistência, pelo que após um almoço saboreado nas imediações do Mediterrâeno, as equipas limitaram-se simplesmente a mudar de pneus.
  • Determinado a responder ao seu rival, Ogier alcançou o melhor tempo na ES3 por meros 8 décimos de segundo, para logo a seguir Meeke responder com um novo melhor tempo, o terceiro do dia. O piloto britânico do Citroën C3 WRC n ° 7 terminou, assim, o primeiro dia da Volta à Córsega com uma vantagem de 10,3s.
  • Após ter ganho um lugar com o abandono de Ott Tanak, Craig Breen aproximava-se de Dani Sordo na ES4, para logo depois o piloto irlandês assumir o 4º lugar da geral.
  • Autor de uma corrida coerente com o seu nível de experiência no asfalto corso, Stéphane Lefebvre também progredia na classificação. Conduzindo a cerca de 1 segundo por quilómetro face aos mais rápidos, o jovem francês regrassou a Bastia na 8ª posição da geral.
  • Na Etapa de sábado as equipas mantêm-se na região de Bastia, disputando-se 4 Especiais que totalizam 130 km cronometrados, ou seja, mais 10 km do que a distância da Etapa deste primeiro dia.

 

O QUE ELES DISSERAM…

Yves Matton: “Este dia assemelhou-se muito ao que esperávamos. Desde o início que o Kris provou estar à vontade e isso ajudou-o a tomar o pulso ao rali. A diferença para o 2º permanece mínima, mas isso demonstra as qualidades de nosso Citroën C3 WRC no asfalto. Com dois 4ºs tempos na ronda da tarde e a ocupar a mesma posição na geral, o Craig também confirmou a sua velocidade de ponta neste terreno. Enquanto isso, o Stéphane demonstra um nível constante e satisfatório, dada a sua falta de experiência. Disputada sem assistência, esta Etapa também foi positiva em termos de fiabilidade.”

Kris Meeke: “Diverti-me muito com o Citroën C3 WRC nestas estradas. O rali está longe de estar terminado, mas este resultado provisório premeia os esforços da equipa, nomeadamente durante os testes de preparação para este rali. Conseguimos gerir bem o nosso dia, especialmente da parte da tarde, quando havia de lidar melhor com a sujidade nas trajetórias e com o desgaste dos pneus. Sinto-me bem mas vou manter a guarda, pois a minha vantagem é muito curta.”

Craig Breen: “Foi um dia muito bom para nós, dado que não estamos longe do pódio. Aconselhados pelos engenheiros, mudei o meu estilo de condução para ser menos agressivo com os travões. Isto parece estar a funcionar, mesmo que sinta que ainda posso progredir. Também procurei os melhores ajustes para a cartografia do diferencial central e estou na direção certa. Está tudo bem, o C3 WRC é muito agradável de conduzir nestas condições.”

Stéphane Lefebvre: “Importante foi ter tido um dia constante, de acordo com os objetivos que fixámos. Claro que sofro da minha falta de conhecimento deste rali. Apenas nos 7 primeiros quilómetros de Pietrosella, que eram novos para todos, pude competir com os melhores. Não é fácial dosear o ataque, pois se se pressionar muito, aumenta a subviragem e não é esse o objetivo.”

 

 

DIA 1 – CLASSIFICAÇÂO GERAL (provisória)

  1. Meeke / Nagle (Citroën C3 WRC), 1h16m32,1s
    2. Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC), a 19,3s
  2. Neuville / Colsoul (Hyundai i20 WRC) +25,8s
    4. Breen / Martin (Citroën C3 WRC), +52,4s
  3. Sordo / Marti (Hyundai i20 WRC), 53,8s
  4. Latvala / Antilla (Toyota Yaris WRC), +1m00,2s
  5. Paddon / Kennard (Hyundai i20 WRC), +1m18,8s
  6. Lefebvre / Moreau (Citroën C3 WRC) +2m07,6s
  7. Mikkelsen / Jaeger-Synnevaag (Skoda Fabia R5), +2m57,3
  8. Sarrazin / Renucci (Skoda Fabia R5), +3m17,8s


OS PRÓXIMOS DIAS DA VOLTA À CÓRSEGA
(Nota: horas locais, +1h00 do que em Portugal Continental)


DIA 2 / SÁBADO, 8 ABRIL

 

07h30:  Assistência B

(Aeroporto de Bastia – Flexi 45’)

08h40:  PEC 5 – La Porta – Valle di Rostino 1

(48,71 km)

10h17:  PEC 6 – Novella 1 (17,27 km)

13h03:  Assistência C

(Aeroporto de Bastia – 30’)

14h28:  PEC 7 – La Porta – Valle di Rostino 2

(48,71 km)

16h08:  PEC 8 – Novella 2 (17,27 km)

17h48:  Neutralização

(Place Saint-Nicolas – Bastia)

18h58:  Assistência D

(Aeroporto de Bastia – Flexi 45’)

 

 

DIA 3 / DOMINGO, 9 ABRIL

07h15:  Assistência E (Aeroporto de Bastia – 35’)

08h58:  PEC 9 – Antissanti – Poggio di Nazza (53,78 km)

12h18:  PEC 10 – Porto-Vecchio – Palombagia (10,42 km) – Power Stage

13h30:  Pódio (Marina de Porto-Vecchio)

17h00: Conferência de Imprensa final (Bastia)

17h45: Publicação da Classificação Final Provisória

 

Scroll To Top