Quinta-feira , Outubro 18 2018
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / KRISTOFFERSSON VITORIOSO NA LETÓNIA RX
KRISTOFFERSSON VITORIOSO NA LETÓNIA RX

KRISTOFFERSSON VITORIOSO NA LETÓNIA RX

Kristoffersson amplia vantagem do World RX com vitória da Letónia RX
Três fabricantes no pódio da Letónia RX
Reinis Nitiss vence o título Euro RX Supercar na frente da multidão
Johan Kristoffersson, da Suécia, ampliou sua liderança no Campeonato Mundial de Rallycross da FIA apresentado pela Monster Energy ao vencer a 9ª rodada no Neste World RX da Letônia.

O Kristoffersson, do PSRX Volkswagen da Suécia, conseguiu uma pontuação máxima de pontos e a sua oitava vitória da temporada ao volante do seu Volkswagen Polo R em Riga, a capital da Letónia.

Três fabricantes estiveram representados no pódio Latvia RX com Mattias Ekstrom, da EKS Audi Sport, terminando como vice-campeão no seu Audi S1 ​​e Sebastien Loeb, da Team Peugeot Total, completando o pódio com o seu Peugeot 208.

Ekstrom também conquistou o prêmio Monster Energy Supercharge Award por ter o tempo de reação mais rápido no início da final, quando se mudou para o segundo lugar na corrida atrás de Kristoffersson na primeira curva.

Na batalha pela posição na primeira curva, Niclas Gronholm, da GRX Taneco, subiu para terceiro. O piloto finlandês teve uma corrida forte em seu Hyundai i20, em que ele desafiou Loeb para um lugar no pódio até a bandeira quadriculada, igualando o seu melhor resultado da temporada muito longe da primeira rodada na Catalunha-Barcelona.

Todos os três drivers do Team Peugeot Total; Loeb e Timmy da Suécia e Kevin Hansen começaram a final e os irmãos Hansen ficaram em quinto e sexto após o início. Timmy passou Kevin por quinto na primeira volta, o par terminando nas mesmas posições no final das seis voltas.

“Mattias (Ekstrom) teve um lançamento ligeiramente melhor do que eu na meia-final, mas acabei de travar o mais tarde possível para assumir a liderança e, a partir daí, tivemos uma corrida nas três primeiras voltas. Eu cometi alguns erros para ser honesto e depois disso eu fui um pouco mais cauteloso ”, disse Kristoffersson. “Na final eu tive um grande lançamento, fizemos algumas pequenas mudanças no carro entre a semifinal e a final, foi realmente um pouco melhor, então as últimas voltas e meia da final me lembraram da vitória do ano passado. aqui. ”O PSRX Volkswagen Suécia também continua a liderar o Campeonato Mundial de Times de RX.

Ekstrom estava feliz com um final de semana forte em Riga, terminando em segundo na final. “Estou satisfeito com o fim de semana sólido, tivemos várias boas corridas preliminares e fizemos grandes partidas”, disse ele. “Mas eu obviamente quero vencer corridas – e nós estávamos muito próximos novamente aqui. Existem várias rodadas do Campeonato Mundial à nossa frente e lutaremos da mesma maneira. ”

Loeb terminou no pódio no circuito onde venceu sua primeira final do World RX em 2016. “O final de semana foi muito bom. Tivemos um Q1 muito bom, depois me esforcei um pouco no Q2 – acertei uma barreira de pneus na luta na primeira curva, depois disso tive um problema com a suspensão dianteira esquerda, perdendo um pouco de tempo. Finalmente, Q3 e Q4 estavam bons hoje. Acho que temos bom ritmo, o problema para nós é que os três fabricantes têm quase o mesmo ritmo, é muito difícil fazer a diferença na pista. Estou feliz de estar de volta ao pódio, com certeza. ”

Petter Solberg, da PSRX Volkswagen da Suécia, terminou em quarto na semifinal e Andreas Bakkerud, da EKS Audi Sport, foi o quarto nas semifinais. Os pilotos da GC Kompetition, o francês Guerlain Chicherit e o britânico Liam Doran disputaram um lugar na final e terminaram em quinto nas respectivas semifinais, mas tanto Timur Timerzyanov, da GRX Taneco, quanto Nico Muller, da EKS Audi Sport, não conseguiram terminar suas semifinais depois do contato. ALL-INKL.COM Timo Scheider, da Munnich Motorsport, foi o primeiro reserva das meias-finais, no dia 13, à frente da estrela letã Janis Baumanis.

A ronda final do Campeonato Europeu de Rallycross da FIA também teve lugar em Riga, onde a Letónia Reinis Nitiss venceu o Campeonato. Qualificação para as semifinais colocar o título fora do alcance de seus rivais, Nitiss, em seguida, terminou sua temporada da melhor maneira, ganhando seu evento em casa com uma vitória de luzes a bandeira na final, dirigindo um Ford Fiesta. O campeão de 2017, Anton Marklund, foi o Melhor Qualificador na Classificação Intermediária e terminou o último terço, conquistando o segundo lugar na série, à frente de Cyril Raymond, da França, segundo em Riga.

Na penúltima rodada do Campeonato Europeu de Rallycross da FIA para Super1600, o Rokas Baciuska da Lituânia fez uma varredura limpa, estabelecendo o tempo mais rápido em cada eliminatória antes de vencer a semifinal e a final em seu Audi A1. O russo Aydar Nuriev terminou em segundo lugar no Skoda Fabia e o Josef Susta, da República Tcheca, em terceiro. Letónia, Artis Baumanis saiu nas meias-finais depois de uma volta na primeira curva.

Paul Bellamy, Director Executivo da IMG do World RX, concluiu: “A ronda letã de World RX é sempre um dos destaques da temporada para pilotos, equipas e espectadores e este ano não desapontou. Felizmente fomos abençoados pelo bom tempo e os 29.000 fãs que participaram foram tratados com uma ação fantástica durante todo o fim de semana. Parabéns a Johan Kristoffersson por mais uma vitória, ele está em uma forma incrível no momento e os resultados simplesmente não refletem o quanto ele tem que trabalhar para alcançar seu sucesso. Parabéns também para Reinis Nitiss por finalizar o título do Euro RX com uma vitória na frente de sua torcida. Agora temos duas semanas até um novo evento no calendário e a primeira visita do World RX aos EUA no Circuit of the Americas. ”

 

Scroll To Top