Segunda-feira , Dezembro 11 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / Latvala dá à Toyota a primeira vitória no regresso ao WRC
Latvala dá à Toyota a primeira vitória no regresso ao WRC

Latvala dá à Toyota a primeira vitória no regresso ao WRC

Pela primeira vez desde o Rali da China em 1999, a Toyota venceu uma prova do Campeonato Mundo de Ralis: apenas no segundo evento para o novo Yaris WRC. Jari-Matti Latvala herdou a liderança após a super especial de sábado, quando o ex-líder quebrou sua direção. Latvala ganhou então todas as três especiais de  hoje para aumentar  sua vantagem e para reivindicar a primeira vitória do rally para TOYOTA GAZOO que compete a equipe do rali do mundo. Juho Hänninen teve um dia sem problemas e marcou mais pontos de fabricante, o que significa que TOYOTA GAZOO Racing está agora em segundo lugar no campeonato de fabricantes, enquanto Latvala lidera a classificação dos pilotos, tendo selado a sua vitória na 17ª carreira, o quarto na Suécia e o seu Primeiro desde o México de 2016. No total, Jari-Matti venceu seis etapas: SS1, SS4, SS13, SS16, SS17 e SS18.

Latvala começou o dia com apenas uma vantagem de 3,8 segundos sobre o segundo colocado, mas venceu todas as três etapas (incluindo o estágio de poder) para selar uma vitória emocional, não tendo experimentado nenhum problema em tudo. Hänninen terminou apenas fora do top 20, continuando a testar configurações para provas futuras.

Tommi Makinen (Team principal)
“É muito difícil encontrar as palavras para descrever o que estou sentindo agora: o que estamos todos sentindo. Monte-Carlo foi um resultado inesperado, mas isso é além inesperado. Claro que tivemos a sorte de ter esta vitória, mas é também uma enorme homenagem ao talento de Jari-Matti e ao trabalho conjunto da equipe que teve lugar na Finlândia, Alemanha e Japão. É uma sensação incrível e só quero agradecer a todos que o tornaram possível: especialmente ao nosso presidente Toyoda por sua fé em nós, Jari-Matti, Miika, Juho e Kaj. Este é um dia especial que todos vamos lembrar por um tempo muito longo, mas ao mesmo tempo vamos manter os pés no chão agora e continuar a trabalhar tão duro como sempre.

Jari-Matti Latvala (Carro de motorista 10)
“Estou tão, tão feliz. Para uma nova equipe e carro novo para ganhar o seu segundo rali: Eu realmente não tenho palavras. Acho que dirigi o meu melhor estágio de poder hoje. Muito obrigado a toda a equipe. Agora estamos super-motivados para continuar assim: eu mal posso esperar para chegar ao México. É fantástico ganhar, mas também sinto muito por Thierry Neuville, que perdeu a liderança ontem na fase super especial. Eu já estive em uma situação semelhante no passado, então eu entendo completamente como ele deve estar se sentindo agora. Sabemos que tivemos sorte, então precisamos continuar melhorando e trabalhando para o nosso objetivo. ”

Juho Hänninen (Carro de motorista 11)
“Estou tão orgulhoso de fazer parte desta equipe de pessoas dedicadas e trabalhadoras e tão felizes. Este é um resultado surpreendente para todos nós. Do nosso ponto de vista, passamos o rali a recuperar do nosso erro na sexta-feira, mas completamos muitos testes úteis e aumentamos o tempo e a confiança no carro “.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1 Jari-Matti Latvala/Miika Anttila (Toyota Yaris WRC) 2h36m03.6s
2 Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Fiesta WRC) +29.2s
3 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +59.5s
4 Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai i20 Coupe WRC) +2m11.5s
5 Craig Breen/Scott Martin (Citroen C3 WRC) +2m51.2s
6 Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford Fiesta WRC) +5m26.6s
7 Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai i20 Coupe WRC) +5m31.2s
8 Stephane Lefebvre/Gabin Moreau (Citroen DS3 WRC) +7m14.7s
9 Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda Fabia R5) +9m11.1s
10 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta R5) +10m02.9s
23 Juho Hänninen/Kaj Lindström (Toyota Yaris WRC) +23m05.6s

PIlotos

1 Jari-Matti Latvala 48
2 Sebastien Ogier 44
3 Ott Tanak 33
4 Dani Sordo 25
5 Craig Breen 20
6 Elfyn Evans 18
7 Stephane Lefebvre 10
8 Thierry Neuville 8
9 Hayden Paddon 7
10 Andreas Mikkelsen 6
12 Juho Hänninen 3

Construtores:

1 M-Sport World Rally Team 73
2 Toyota Gazoo Racing WRT 53
3 Hyundai Motorsport 40
4 Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team 26

 

Scroll To Top