Terça-feira , Outubro 16 2018
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / Letónia recebe caravana do Mundial de Ralicross
Letónia recebe caravana do Mundial de Ralicross

Letónia recebe caravana do Mundial de Ralicross

FIA Campeonato Rallycross mundo apresentado pelo Monster Energy vai visitar Letónia, pela primeira vez neste fim de semana (1-2 de outubro) como melhores pilotos rallycross do mundo competem em um novo circuito rallycross state-of-the-art em Bikernieki, localizado a apenas 15 minutos do centro de Riga. Um total de 49 Supercars 600bhp vão competir em Riga como parte das categorias Mundial RX e Euro RX. única perna do Leste Europeu do campeonato também vai formar a penúltima rodada do Campeonato Touringcar, bem como a rodada de encerramento do Euro RX eo apoio RX Lites Cup.

Uma vez que a rodada anterior, em Barcelona, a luta pelo título do Campeonato do Mundo deste ano tornou-se ainda mais preocupante com EKS motorista Mattias Ekstrom ultrapassagens Petter Solberg na classificação geral do controlador. Ekstrom agora lidera o campeonato com dez pontos e tenha perdido uma partida de DTM em uma tentativa de roubar a coroa rallycross de Campeão, Solberg. Mais abaixo na tabela de classificação, da Volkswagen RX Suécia Johan Kristoffersson, de Hoonigan Corrida Divisão Andreas Bakkerud e do Team Peugeot-Hansen Sebastien Loeb está em terceiro, quarto e quinto, respectivamente, na classificação, os três ainda matematicamente capaz de vencer o Campeonato. Com um total de 90 pontos ainda disponíveis nesta temporada, a Letónia pode revelar-se crucial na perseguição 2.016 título.

Bikernieki, que foi construído em 1966, é a pista mais multi-funcional na região do Báltico e já acomodou vários eventos de desporto motorizado ao longo dos anos, incluindo corridas de arrancada, tração, karting e speedway. Em preparação para o novo RX rodada letão, uma marca de faixa nova rallycross foi construída, que é 1.295 metros de comprimento (780 metros de asfalto; 515 metros de cascalho). O Colo Joker está situado na extremidade do circuito e a disposição também inclui três saltos.

As entradas notáveis na Letónia incluem motoristas estrelas, como nove vezes campeão WRC Sebastien Loeb e estrela Gymkhana on-line, Ken Block, bem como regulares rallycross incluindo Timmy Hansen, que já teve a oportunidade de testar o novo circuito. Voando a bandeira em casa este fim de semana será Reinis Nitiss que irão competir em um Olsbergs MSE preparado Fiesta e do mundo RX Equipe Áustria Janis Baumanis – ambos os pilotos estarão ansiosos para tirar vantagem do fato de que eles também testaram a nova pista rallycross. Os únicos outros pilotos do Campeonato do Mundo para beneficiar a partir do banco de tempo em Bikernieki são de OMSE Kevin Eriksson e do Muennich Motorsport Rene Muennich.

Italiano piloto de rali Gigi Galli, também vai competir em seu Kia Rio Supercar pela primeira vez este ano. Ele explicou: “O teste em Barcelona correu bem, ficamos felizes com a forma como tudo correu em geral, e não tivemos grandes problemas Nós não estávamos totalmente pronto quando correu em Franciacorta ano passado, mas fizemos um monte de. trabalhar desde então e estamos ansiosos para a corrida deste fim de semana. o carro é outra história para onde estávamos, isso é graças a todos os caras com que estamos trabalhando, que têm muita experiência. “

Galli acrescentou que ele está levando as coisas um passo de cada vez com o seu projecto Mundial RX, e não tem expectativas antes do evento da Letónia. “Eu não sei o que esperar realmente. Dirigir um carro é uma coisa, mas dirigir esse tipo de carro, juntamente com quatro outros pilotos na pista não é fácil. Para mim, como um piloto de rali, eu não estou acostumado a dirigir perto de outra pessoa. O tempo em Barcelona foi bom, mas com ninguém lá, eu tenho que me acostumar a competir com os outros carros. O plano é apenas para ir com o nosso Kia e obter alguma experiência neste fim de semana. isso seria o meu melhor golo, e para apreciá-la. “

JRM Racing vai campo um par de Mini RX Supercars para Guy Wilks e Guerlain Chicherit, enquanto Super1600 regulares Janno Ligur fará sua primeira aparição Supercar Mundial RX em um Reinsalu Desporto Ford Fiesta. da Lituânia Nerijus Naujokaitis também tem planos para estar no grid; o recém-chegado foi forçado a perder as duas rodadas anteriores em França e Barcelona, devido a problemas técnicos com seu novo Skoda Fabia.

A rodada final do Campeonato FIA European Rallycross para Supercar tem lugar em Riga, onde da Suécia Kevin Hansen já foi coroado Campeão terem acumulado pontos suficientes, com uma rodada ainda restante. Do campo Euro RX, Hansen é um daqueles ter previamente testado no circuito, juntamente com Mats Ohman, Derek Tohill, Alex Hvaal, e Martin Kaczmarski. Joni-Pekka Rajala foi o vencedor do evento inaugural na nova pista em julho.

Letónia também irá formar a incluir a penúltima ronda do Campeonato Europeu FIA Rallycross para Touringcar, atualmente liderado pela Noruega Ben-Philip Gundersen, à frente de Magda Andersson e Fredrik Magnussen.

Doze carros (e oito nacionalidades diferentes) vai participar na fase final do cobiçado RX Lites Cup, que apresenta uma batalha estreita entre o francês Cyril Raymond e da Noruega Thomas Bryntesson que estão separados por apenas oito pontos. Juntando os regulares concorrentes RX Lites em Riga será motorista casa Martins Lapins, da Rússia Vasily Gryazin e da América Conner Martell, que correu na Intercontinental RX Lites Cup no Canadá no início deste ano.

Paul Bellamy, World RX Managing Director para a IMG, concluiu: “Estamos muito animado para visitar a Europa Oriental, pela primeira vez desde que se tornou um Campeonato do Mundo e foram impressionado com a dedicação e trabalho árduo de Eventos Ra, o CSDD, Bikernieki National Sports Base e do Governo letão. Nosso novo acordo de TV com Lattelecom em 2017 também ajudou a espalhar a palavra sobre rallycross para as massas. O layout da pista é bastante singular com saltos paralelos no colo Joker e seção padrão, o que fará para algumas corridas perto, boa TV e excelentes oportunidades para fotos. O feedback do teste no início deste ano foi positivo ea procura de bilhetes tem sido extremamente elevado, com um número de bilhetes de arquibancada já esgotados. O organizador da Letónia tem implementado uma excelente estratégia de marketing e venda de bilhetes que tem sido apoiado por Reinis Nitiss e Janis Baumanis que tanto fez um trabalho fantástico para ajudar a levantar o perfil de rallycross como um esporte em todo o país “.

De um ponto de vista Cooper Tire
Paul Coates, gerente geral – Motorsport, Cooper Tire Europa, comentou: “O circuito histórico e atmosférico corrida Bikernieki em Riga é uma nova adição ao calendário deste ano. Um novo circuito é sempre um desafio e nossos engenheiros de pneus estarão na mão para monitorar o desempenho do pneu nesta última pista para se juntar ao calendário da FIA Mundial Rallycross “.

Do ponto de vista do driver
da Letónia Reinis Nitiss comentou: “Riga trará algumas características únicas para Mundial RX É tão perto do centro da cidade que a partir da grelha de partida você pode ver edifícios de apartamentos do outro lado da rua e ainda a secção de cascalho irá executar a secção de floresta verdadeira árvore de pinho.. a faixa RX vai combinar partes da pista de corridas de circuito com anos de herança 50 e uma nova parte de cascalho com três saltos Todos juntos, eu acho que vai ser trilha bastante exigente para os condutores com diversos tipos de curvas e seções -. mas para mim será um desafiar como paredes das casas trazer mais prazer e pressão extra “.

Horários pública
Friday 30 September
draw 1600 Drivers ‘para posições no grid Q1 e pré-evento conferência de imprensa com Reinis Nitiss, Janis Baumanis, Mattias Ekstrom e Andreas Bakkerud

Sábado 01 de outubro
0700 Welcome Center aberto
Briefing 0830 Photographers ‘
0900 Abrir prática: todas as classes
1200 Q1: todas as classes
1400 Monstro motim Rig Energia
1430 Q2: todas as classes
1630 Q3: RX Lites e Touringcar
1730 Sessão de Autógrafos na Fanzone
1800 Mundial RX conferência de imprensa (top três após Q2)

Domingo 02 de outubro
briefing de 0830 Photographers ‘
0930 Mundial RX warm-up
0930 Q4: World RX Supercar
Q4 RX Lites & Touringcar
1145 Mundial RX Q4
1245 RX Lites meias-finais
1300 Monstro motim Rig Energia
1400 Meias-finais: Touringcar
Semifinais: Euro RX Supercar
Final: Touringcar
1445 final RX Lites
1500 Meias-finais: Mundial RX
Final: Euro RX
Final: RX Mundial
1550 apresentação do pódio Mundial RX
1610 Mundial RX conferência de imprensa no centro de mídia

 

Scroll To Top