Quinta-feira , Dezembro 14 2017
ÚLTIMAS
Home / MONTANHA / LISTA DE INSCRITOS NUMEROSA NO REGRESSO DA COMPETIÇÃO À RAMPA DA ARRÁBIDA
LISTA DE INSCRITOS NUMEROSA NO REGRESSO DA COMPETIÇÃO À RAMPA DA ARRÁBIDA

LISTA DE INSCRITOS NUMEROSA NO REGRESSO DA COMPETIÇÃO À RAMPA DA ARRÁBIDA

É já este sábado que máquinas e pilotos vão voltar a subir a serra da Arrábida com o cronómetro a contar. Depois do sucesso da Setúbal Especial Sprint, e a saudade de ver os pilotos a subirem a rampa, tudo aponta para que o público compareça em massa.

Onze anos depois da última edição, o Clube de Motorismo de Setúbal (CMS), apoiado pela Câmara Municipal de Setúbal e com o patrocínio da Liberty Seguros, vai organizar de novo a Rampa da Arrábida, mantendo o seu traçado original e permitindo a competição nas categorias de Velocidade – sob as regras de uma Rampa Regional – e Regularidade – cumprindo o regulamento específico internacional da Regularidade Histórica.

Se é verdade que a organização estava optimista quanto à adesão dos pilotos, o que é facto é que esta acabou por superar as melhores espectativas, obrigando mesmo a um reajuste no horário. Ao todo foram 68 os pilotos que responderam à chamada do CMS divididos entre a categoria de Regularidade, 39, e a categoria de Rampa Regional, 29.

Olhando para os nomes salta à vista o de Mário Silva, um dos maiores pilotos da história do automobilismo nacional, que irá alinhar com dois carros, o Ford Escort BDG e o Porsche 997 GT3. Mas para além dos pilotos interessa também olhar para as máquinas que vão percorrer aqueles três mil metros, num misto de curvas lentas e rápidas que fazem as delícias dos amantes da modalidade e que para muitos é considerada a rainha das rampas. E aí nota para o MG Midget de António Paquete, ou o Jaguar XJS de José Mota.

Na vertente de regularidade o desafio é diferente, mas a emoção será certamente a mesma. E também aqui os bólides prometem chamar a atenção do público, alguns pela espectacularidade e outros pela beleza. Realçando apenas alguns falar do Pontiac Sunbird de Manuel Teles, o Audi S6 de Rui Cordeiro, ou o Nissan 200 SX de Luís Santos, que vão dividir atenções com o MG Metro 1300 de Armando Antunes ou o Volvo 144 S de João Botequilha, para citar apenas alguns. E atenção que na regularidade ser o mais rápido nem é o
mais importante.

Está portanto tudo pronto para realizar um sonho antigo de todos os membros que criaram o Clube de Motorismo de Setúbal em 2016 e que tudo fizeram para que a Rampa da Arrábida – Liberty Seguros, pudesse ser uma realidade.

Este desejo foi compreendido por toda a Câmara Municipal de Setúbal, pela Direção da Liberty Seguros e por todos os patrocinadores, apoiantes, pilotos e equipas, que desde cedo se uniram a este clube ainda muito jovem, mas com provas positivas dadas, pela realização de duas Setúbal Especial Sprint e de um Rali Cidade de Setúbal – a repetir ainda antes do final do ano.

A Rampa da Arrábida – Liberty Seguros, foi anteriormente um dos pilares dos campeonatos nacionais de velocidade, clássicos e montanha, chegando mesmo a estar integrada no Europeu de Montanha, tendo passado pelo seu traçado, os melhores pilotos nacionais das modalidades referidas, como por exemplo, Mário Silva, Pedro Salvador, Jorge Petiz, Ni Amorim, Carlos e António Rodrigues, António Nogueira, PêQuêPê, Pedro Azeredo, António Barros, Albino Abrantes, Rui Viana e Joaquim Moutinho, entre outros, tão ou mais
importantes.

O evento tem tudo para ser um verdadeiro êxito, até porque foram criadas condições exemplares para que o público, os convidados e os concorrentes, possam usufruir em pleno de toda uma jornada inesquecível.
Haverá transporte especial, de autocarro, previsto entre a Casa da Baía em Setúbal e as zonas espetáculo previstas para o público – incluindo uma zona VIP, colocada na antiga Bataria – horários estabelecidos, que permitirão o acesso pedonal ás zonas referidas, zonas de estacionamento para as viaturas, zonas para recolha de lixo para conservação da natureza, locais de convívio e de repouso dos espectadores e equipas, zonas reservadas a concorrentes e assistências na SECIL e todo um controlo policial e de “marshalls”, que ajudarão a garantir a segurança de todos e aconselharão em caso de dúvidas, qual a melhor colocação para assistir ao
espetáculo em segurança.

 

Scroll To Top